3 possiveis tipos de cidadania

Boa tarde, meu nome é Rosane e consegui achar voces por acaso mas com tudo que tenho lido voces tem sanado muitas duvidas.

Ao pesquisar por tipos de vistos que poderia conseguir para morar em Portugal, me deparei com 3 possibilidades:

  • sou neta de portugueses e estou correndo atrás dos documentos
  • como aposentada, me aposento este ano
  • meus filhos tem nacionalidade alemã, então poderia residir com eles.

Minha duvida: indo na condição de mãe de europeus, a Alemanha não me concede a cidadania pois não sou casada no papel, os requisitos são os mesmos sobre valor a ser depositado como garantia? Eu teria algum empecilho?

Vi que os processos são relativamente demorados e não queria esperar tudo isso.

Grata, Rosane

Comentários

  • RennanRJRennanRJ Member
    editado January 2022

    @RosaneG

    Boa tarde! Não entendi muito bem a questão da Alemanha, mas acredito que você sendo mãe de um cidadão alemão, possa residir lá com um visto, desde que seu filho lá resida. Procure por Visto para Reunião Familiar ou algo similar.

    No seu caso, acho que pegar a cidadania pelo seus avós seja mais interessante. Embora o processo seja demorado, você se tornará cidadã europeia e não precisará ficar se preocupando com renovações de vistos e etc.

  • @RennanRJ

    Boa tarde, quando falo dos meus filhos é por ser um processo, acredito eu, mais rapido. Ele iria morar comigo lá em Portugal sim.

    Estou reunindo os documentos para dar entrada na minha cidadania como neta. Acabei de achar a certidão de nascimento do meu pai. Estava procurando a 3 anos e como ele é falecido, não sabia onde poderia achar. Mas está no 3ºRCPN e já vou pedir do jeito certo. Vi aqui no forum que terei que pedir a certidão de batismo dos meus avós pois nasceram em 1903 e 1909. Mas sei que os documentos deles estão na conservatoria de Leiria. Casamento inclusive.

    Mas se der certo como estou pensando, poderei fazer o processo já morando em Portugal.

    Só preciso saber como funciona para europeus irem morar lá.

    Grata.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.