Quando é necessária a transcrição do casamento

Bom dia!

Primeiramente, muito obrigada pelas preciosas informações!

Restou uma duvida, pois li duas informações diferentes no forum, a respeito da transcrição de casamento. Em um tópico, li que se o pai português registrou o filho ainda menor de idade, não é necessário fazer a transcrição do casamento. Porém, em outro tópico dizem que não precisa da transcrição somente se o filho tinha menos de um ano no momento do registro. Qual seria a informação correta?

Obrigada!

Comentários

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @jdemicheli , a transcrição não é necessária se o filho tinha menos de 1 ano no momento do registro e o(a) português(a) foi o declarante.

  • @Leticialele obrigada pela resposta! Saberia me dizer onde seria o melhor lugar para fazer a transcrição de casamento? Em Portugal ou no consulado? Saberia me dizer quanto costuma demorar?

  • @jdemicheli Pelos comentários do fórum nos Consulados do Rio ou na repartição consular de Santos, a depender de onde mora. Tem demorado um mês.

  • @Damasceno_de_Castro Faria no consulado de Belo Horizonte, mas nao consigo agendar... Fiz o registro e tudo, mas na hora de "calendarizar" diz que nao tem vaga e para tentar mais tarde.

  • @jdemicheli não sei se em BH é um escritório consular ou consulado. No caso do Rio e de Santos (escritório consular) sei que os requerimentos da averbação são mandados pelo correio junto com os documentos, você recebe um e-mail para realizar o pagamento da taxa e depois remete o comprovante do pagamento e recebe certidão em casa pelo correio.

    Não sei nem se BH tem jurisdição consular própria ou se por acaso tem seguido o mesmo procedimento.

  • @jdemicheli

    O @gandalf tem as informações de quando abre o agendamento para BH. Pelo que li, é sempre uma data especifica e tem que correr para pegar. Mas depois que se consegue isso, parece que a transcrição em BH é bem eficiente,

    Tente fazer uma busca no site com "Belo Horizonte" para ver se acha a postagem sobre isso.

  • Opa, obrigada pelas informações! @gandalf saberia me dizer quando abrem agenda no consulado em bh para transcrição de casamento?

  • @jdemicheli

    Basta entrar na página principal do consulado. Há uma tarja verde (stocks ticker), que traz a data de abertura. Geralmente é por trimestre para CC e PEP. Para transcrição (Registo Civil) é mensal. Eu olhei na data que disseram abaixo e não abriu vaga no consulado.

    Só depois descobri que o agendamento do Registo Civil agora é na plataforma criada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

    Você perdeu a data de 29/Dezembro. Vai abrir de novo na última semana de Janeiro, para fazer em Fevereiro. A tarja verde muda alguns dias antes. Provavelmente mudará a informação dia 24, dizendo que o agendamento será dia 28/Janeiro.

    Tem que ficar ligada, e já ter tudo preparado, preenchido, porque as vagas são poucas e acabem em poucos minutos. No minuto que abre, tem que estar a postos, com o computador refrescando a tela, até aparecerem as vagas. 15 minutos depois pode não ter mais.

    A vantagem em BH, é que apesar de ter esse agendamento, se você seguir as instruções da página, entra no consulado com o requerimento e os documentos, e sai de lá com a transcrição no mesmo dia. Se você souber fazer, é dos lugares mais rápidos do Brasil. Mas se perder a data (como você perdeu a do dia 29/12), só no mês seguinte (se não for por trimestre).

    Está tudo lá nos links acima. É só seguir.

  • @gandalf muito obrigada pelas infos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.