Processo atribuição via consulado no exterior

Oi pessoal!


Hoje estive no Consulado Geral de Portugal em Hamburgo para fazer o reconhecimento da minha assinatura no Formulário 1C e logo após o ato me disseram que não teria sido necessário fazer o reconhecimento dos documentos se o processo fosse feito via esse consulado. O mais interessante é que o cônsul me disse que tempo do processo da entrega dos documenbtos até o registro é de até 48 horas geralmente. A explicação que ele me deu tem a ver com a necessidade ou não do consulado ter que mandar os documentos para análise na CRC em Lisboa (não sei se por ser dentro da UE também influencie). Eu tentei confirmar o meu entendimento, pois parecia bom demais pra ser verdade, mas segundo ele é isso mesmo.


Com o meu post fica tanto uma dúvida se eu entendi corretamente o que o cônsul me disse, como também uma sugestão caso alguém esteja no exterior e queira tentar averiguar e ou fazer o seu processo por aí. Talvez pelo volume baixo de pedidos em alguns países ou cidades seja realmente mais rápido.

Comentários

  • @Miguel Dias , apenas 48 horas?

    Se for mesmo, volte para contar sua experiência, por favor!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Foi o que ele disse! Eu fiquei bastante chocado por ter na cabeça os prazos das conservatórias e dos consulados no Brasil... Tive que pedir pra ele repetir uma vez mais haha


    Estou esperando só que meu pai receba o assento dele. Quando souber mais aviso :) Obrigado!!

  • Apenas atualizando: aparentemente não é bem assim que funciona. O prazo que me deram dessa vez é bem mais longo, acredito que foi alguma falha na comunicação... Ao menos no consulado de Portugal em Hamburgo a duração do processo é indeterminada...

  • @Miguel Dias

    É como eu lhe disse no outro post.

    fazendo pelo consulado é outro caminho, bem diferente. Não tem previsão, não tem a quem perguntar. Quando ficar pronto eles avisam. https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade em Quem pode consultar: há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido: por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)

    48h era só o tempo do consulado conferir os documentos, entrar no sistema SIRIC pra ter o número, e repassar para ser revisto pela CRCentrais numa fase "aguardando integração nos registos", por um tempo indeterminado.

    Normalmente mesmo depois dessa "fase de integração", ainda é mais longo do que fazer tudo pelo ACP

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.