Preciso registrar o casamento da minha mãe em Portugal antes de solicitar a cidadania?

Olá,
Estou tentando obter minha cidadania portuguesa por descendência. A minha mãe nasceu na Madeira em 1940 e foi registada na Conservatória do Registo Civil após o seu nascimento. Passou os 12 anos seguintes a viver no Faial antes de se mudar para o Canadá. Seus pais eram estrangeiros. Eu tenho sua Cédula Pessoal de 1940 e seu registro de nascimento online que tem seus nomes de pais e avós nele.

Estou um pouco confuso sobre meus próximos passos para obter minha cidadania.

1) Preciso registrar o casamento da minha mãe na Embaixada de Portugal no Canadá antes de solicitar a cidadania? Seu nascimento significa que ela já é cidadã?

2) Ou só preciso fornecer minha certidão de nascimento e os dados da minha mãe para fazer a inscrição?

3) Quanto tempo demora este processo e preciso de envolver um advogado português para ajudar no processo?

Desculpe pela minha má gramática portuguesa. A culpa é do Google.

Obrigado


Comentários

  • @Cdn_Expat , precisa transcrever o casamento de sua mãe em Portugal, se ela não foi a declarante do seu nascimento e não casou em Portugal. Veja se a seção consular da Embaixada de Portugal no Canadá faz o processo e que documentos solicitam;

    Para o processo, mande os seguintes documentos:

    Certidão de nascimento de sua mãe, obtida pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitido há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade (leve na seção consular da Embaixada). Obtenha o Formulário, após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Não precisa de advogado para fazer o processo.

    Se você não nasceu no Brasil, mande seu processo para a Conservatória de Registos Centrais - Lisboa. O processo leva uns 12 meses.

    Conservatória dos Registros Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 - Lisboa

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.