Preenchimento do formulário 1D com nome de solteira ou casada
ccoeli
Member
Boa tarde!
A requerente da nacionalidade (como neta) é casada e teve alteração de nome.
Ao preencher o formulário 1D, deve usar o nome de solteira (que consta em sua certidão de nascimento) ou de casada (que é o que está em todos os seus documentos atuais... passaporte, identidade, assinatura atual etc)?
Caso preencha com o nome de solteira para a alinhar à sua certidão de nascimento, como deve responder à pergunta "Pretende manter a composição originária do seu nome?"? Deve indicar o nome de casada?
A mesma pergunta cabe ao preenchimento do nome de sua mãe. Deve preencher com o nome de solteira (que está na certidão de nascimento da mãe) ou casada (que consta em sua certidão de nascimento)?
Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ccoeli , tem que preencher com o nome que consta no documento de identidade que você vai mandar, que deve ser o de casada.
Para justificar a diferenã entre o nome no RG e o nome na certidão de nascimento, mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar)
O nome da mãe é o que consta na sua certidão de nascimento.
Se a mãe é a portuguesa e não foi a declarante do nascimento, terá que transcrever o casamento dos pais.
Obrigada!
Se eu pedir anotação de casamento na certidão de nascimento, posso enviar apenas a de nascimento, correto?
@ccoeli , não. Terá que mandar a certidão de casamento inteiro teor.
Ok, super obrigada!!!
Oi @Leticialele, queria acrescentar duas dúvidas minhas referente ao formulário 1D também:
1) No campo 1 do Quadro 2, devo preencher apenas o nome do batismo do português (ex: José) ou o nome completo adotado no Brasil?
2) A filha do português é mulher. O casamento está averbado na certidão de nascimento dela, mas não consta o nome que adotou após casada. Neste caso, é necessário enviar a certidão de casamento dela? Se sim, pode ser apenas um xerox? E se eu enviar, eles vão ignorar eventuais divergências que tiver nesta, visto que ela não deve ser transcrita em Portugal (ex: a data de nascimento do pai e da mãe portugueses está errada, mas não havia me preocupado em retificar, visto que esta certidão não seria necessária para o processo)?
Obrigado!
@gperbs :
1) No campo 1 do Quadro 2, devo preencher apenas o nome do batismo do português (ex: José) ou o nome completo adotado no Brasil? Coloque o nome completo adotado no Brasil
2) A filha do português é mulher. O casamento está averbado na certidão de nascimento dela, mas não consta o nome que adotou após casada. Neste caso, é necessário enviar a certidão de casamento dela? Se sim, pode ser apenas um xerox? E se eu enviar, eles vão ignorar eventuais divergências que tiver nesta, visto que ela não deve ser transcrita em Portugal (ex: a data de nascimento do pai e da mãe portugueses está errada, mas não havia me preocupado em retificar, visto que esta certidão não seria necessária para o processo)? Não precisa mandar a certidão de casamento dela, que era brasileira. Ela será apenas o elo entre o avô e o(a) neto(a)
@Leticialele ainda sobre a pergunta 2:
a filha dos portugueses foi registrada no Brasil apenas com o primeiro nome (Luiza), assim como era feito nas certidões portuguesas. Logo depois, já aparece na certidão de nascimento do neto dos portugueses com o nome de casada. Nesse caso, o conservador faria a conferência pelo nome dos avôs na Certidão de nascimento do Neto?
E uma pergunta extra, rsrs, recebi agora o formulário 1D no email, apos fazer pagamento da taxa, mas ele veio bloqueado (não consigo preencher digitando no computador). Vc já viu algo assim? tem uma senha padrão?
Obrigado novamente.
@gperbs , nunca preenchi os formulários no computador, sempre fiz à mão. Não faço ideia de como fazer!! Talvez o @gandalf possa ajudar. Ele é o especialista em TI, aqui!!
Sim, vai conferir apenas se a filha foi registrada pelo português, se o casamento deles está averbado, se os nomes dos pais e avós estão todos corretos.
Muito obrigado @Leticialele .
E sobre o formulário, acabei pegando um modelo q vc colocou em outro post, que estava liberado para preencher, e fiz por ele mesmo (colocando tb as informações que recebi por email).
Boa noite, e pela enésima vez, obrigado! haha
@gperbs , mande junto, impresso, o Formulário que recebeu por email, pois tem o recibo no cabeçalho. Junte, também, um print do email que o encaminhou - também serve como recibo.
Boa sorte!!
@gperbs
Como ex-pecialista em TI, e ex-pert em segurança, o meu conselho é que use a boa e velha esferográfica. Rsrsrs
(Não tão velha assim, aperfeiçoada em 1941 por dois irmão húngaros asilados na Argentina, começaram a ser produzidas nos anos 50) https://pt.wikipedia.org/wiki/Caneta_esferogr%C3%A1fica
Se for usar um software, use o de uma empresa idônea. Adobe por exemplo, mas não será grátis. Evite preencher online, porque ali vão todos os seus dados. Prefira uma versão stand-alone. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272426/#Comment_272426
e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272431/#Comment_272431
Mas preencher nos espaços dos quadradinhos é muito chato, e não precisa disso. Além domais, terá problemas em escrever para fora dos quadradinhos o número extra do CEP por exemplo, que não cabe no espaço. Gasta um tempão ajustando. Pra que?