Civil Online não encontrou o registro

Fiz uma solicitação ao Civil Online da certidão do registro de batismo da minha bisavó, porém a resposta foi a seguinte:

"Foi distribuído a esta Conservatória o pedido da certidão online de nascimento respeitante a Celeste Marques. Informo que depois de feitas as pesquisas do ano de 1911 até ao ano de 1927, o mesmo não foi localizado. Mais informo que mandei e-mail para a Conservatória do Registo Civil do Sabugal e a resposta obtida é que não encontraram o assento. Queira confirmar os dados enviados ou enviar outros que nos possa ajudar a encontrar o referido assento de nascimento."

Eu coloquei os seguintes dados:

Nome: Celeste Marques

Pai: José Marques

Mãe: Alzira de Jesus

Na observação coloquei que a data de nascimento seria 16/12/1914 e a naturalidade como Celorico da Beira - Baraçal. Como não tinha certeza pedi para pesquisarem também em Baraçal - Sabugal.

Será que tem outra Baraçal além dessas duas? Algum nome parecido que possam ter confundido no registro de casamento brasileiro?

Comentários

  • @FernandoSkuld

    Tem um lugar (subdivisão de freguesia) chamado Baraçais, na freguesia de Roliça, concelho de Bombarral, distrito de Leiria.

    Se colocar a imagem de onde tirou o nome, talvez alguém ache outras possibilidades vendo o original.

  • @CarlosASP pedi para que incluíssem na pesquisa essas duas novas que você sugeriu porém a resposta foi a seguinte:

    "Assim que conseguir descobrir o assento diga-me alguma coisa para pedir que o informatizem e, assim podemos satisfazer o seu pedido."

    Pois é justamente oque quero saber! Como me pedem para descobrir o assento?

    Por conta própria não consigo pesquisar pois o ano de nascimento é 1914!

    Aqui está o resgistro brasileiro de casamento que diz ela ser natural de Braçal! Enviei essa mesma certidão como anexo no email que solicitei o registro de batismo.

    Não sei como proceder...


  • @FernandoSkuld , em Sever do Vouga, Aveiro, tem um local chamado "Minas do Braçal"

  • @Leticialele o problema é que eu pedi para incluir na pesquisa essas novas sugestões de lugares e eles me disseram para descobrir o assento...

    Não vejo uma forma de descobrir isso por conta própria, por isso fiz a solicitação à eles!

  • @FernandoSkuld , na Freguesia de Sever do Vouga, Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, até 1911 há vários matrimônios de pessoas do lugar chamado "Braçal".

    Tente esses

  • @Leticialele @CarlosASP


    Como só consta "Braçal" no registro de casamento, vou solicitar que a pesquisa para encontrar o registro seja encaminhada para os que estão abaixo. Oque vocês acham? Enviando assim dá pra entender oque eu quero dizer?

    Braçal

    Freguesia: Pessegueiro

    Concelho: Pampilhosa da Serra

    Distrito: Coimbra


    Braçal

    Freguesia: São João do Monte

    Concelho: Tondela

    Distrito: Viseu


    Braçal

    Freguesia: Sever do Vouga

    Concelho: Sever do Vouga

    Distrito: Aveiro


    Braçal

    Freguesia: Rio de Moinhos

    Concelho: Abrantes

    Distrito: Santarém


    Braçal

    Freguesia: Monte Redondo

    Concelho: Leiria

    Distrito: Leiria


    Braçal

    Freguesia: Meruge

    Concelho: Oliveira do Hospital

    Distrito: Coimbra


    Braçal

    Freguesia: Serpins

    Concelho: Lousã

    Distrito: Coimbra


    Braçal

    Freguesia: Alvoco das Várzeas

    Concelho: Oliveira do Hospital

    Distrito: Coimbra


    Braçal

    Freguesia: Madeirã

    Concelho: Oleiros

    Distrito: Castelo Branco


    Braçal

    Freguesia: Proença-a-Nova

    Concelho: Proença-a-Nova

    Distrito: Castelo Branco


    Braçal

    Freguesia: Vila do Rei

    Concelho: Vila do Rei

    Distrito: Castelo Branco


    Braçal

    Freguesia: São João do Monte

    Concelho: Tondela

    Distrito: Viseu


    Braçal

    Freguesia: Carmões

    Concelho: Torres Vedras

    Distrito: Lisboa

  • Um que não achei nada sobre foi esse https://mapcarta.com/pt/17829756

  • editado January 2022

    @FernandoSkuld

    Aposto todas as minhas fichas nesta freguesia:

    Braçal

    Freguesia: São João do Monte

    Concelho: Tondela

    Distrito: Viseu

    Tem muitos Marques e encontrei uma Alziria, nascida em Braçal, filha de Maria de Jesus, com uma idade compatível com o nascimento da Celeste.

    Vamos torcer!

  • @FernandoSkuld , perfeito! Assim, não tem como eles não acharem!!

    Vá pela percepção do @Guilherme Moreira !

  • @Leticialele enviado! Vamos aguardar pra ver qual será a resposta...espero que positiva!

  • @FernandoSkuld , será!! Não é possível que, com tantas opções, não encontrem nada!!

    Amanhã saberemos!!

  • @Guilherme Moreira obrigado pela observação! Solicitei que pesquisassem nessa freguesia, vamos aguardar.

    A propósito, poderia me passar esse registro dessa Alziria que você encontrou?

  • @Leticialele tomara!! Meu medo é que queiram "sair pela tangente" com o mesmo tipo de resposta do email anterior, que eu teria que saber a naturalidade mais precisa para só então retornar o contato...

  • @Leticialele @Guilherme Moreira acho que vou ter que encaminhar o email por conta propria para cada Conservatória. Vejam qual foi a resposta aquela nova solicitação que fiz:

    "Vai me desculpar mas não temos tempo útil nem tão pouco recursos humanos para podermos fazer essas pesquisa (cada dia é uma coisa) assim como para enviarmos os emial para as Conservatórias que indica.

    Ou aguarda por tempo que não podemos precisar ou pede as pesquisas para onde entende que as deve mandar, uma vez que o assento não está informatizado."

    Eu enviando o email solicitando a pesquisa do resgistro para cada uma das Conservatórias, sabem me dizer se eles realizam a pesquisa assim só por uma pessoa pedir por email? (Achei que era o Civil Online que tinha que fazer essas solicitações...). Devo enviar o comprovante de pagamento ou elas têm acesso?

  • @FernandoSkuld , encaminhe esse e-mail para cada CRC e pergunte se podem verificar!!

  • @Leticialele Está difícil, viu? Mas encaminhei o e-mail para todas essas Conservatórias que eu encontrei onde tem uma localidade "Braçal". Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

    Caso não encontrem vou encaminhar o email a todas as conservatórias!

  • @FernandoSkuld , sem luta não há vitória. A alegria que você vai sentir quando encontrarem será uma grande recompensa!

  • @Leticialele até o momento infelizmente só respostas negativas para encontrar o assento. Encaminhei o e-mail para TODAS as conservatórias. É tanto nome e resposta e pergunta que imprimi uma lista e estou "tickando" oque cada um manda.

  • @FernandoSkuld , Viseu já respondeu?? estou apostando na percepção do @Guilherme Moreira

  • @Leticialele Já! Viseu respondeu o seguinte:

    "Exmo Senhor

    Informo V. Exa que é necessário que V. Exa indique os dados corretos, para a pesquisa ser correta. 

    Mais informo que em Viseu não há nenhuma localidade com o nome infra referido.

     Mais informo feitas pesquisas verifiquei que a nível nacional existem várias localidades com essa denominação desde Torres Vedras, Sabugal, Tondela onde existem localidades com essa denominação.

    Poderá V. Exa pesquisar com dados do seu conhecimento que o possa ajudar a encontrar a correta localização do que procura."


    Tondela:

    "Boa tarde,

    Exmº Senhor

    Informo que festas as buscas nos anos de 1914 e 1915, não foi localizado o referido assento.

    Com os melhores cumprimentos,

    A Oficial de Registos,"

  • @CarlosASP @Guilherme Moreira @Leticialele lembrei de um registro no Cepese

    Nome/Naturalidade/Concelho/Pai/Mãe/Profissão/Idade/Destino/Estado Cívil

    31423 I Celeste De Jesus Marques I Fragosela I Viseu I João Marques I Arminda de Jesus I Sem Indicação I 22 I Rio de Janeiro I Solteiro

    O nome dos pais não correspondem, são "parecidos". Lembrando que ela casou no Brasil com 17 anos em 1931 (seguindo a data de nascimento que está na certidão) e nesse registro consta idade 22 anos.

    Há alguma possibilidade desse registro ser da mesma Celeste?

    Não sei se entenderam oque eu quis dizer quanto as datas "baterem" ou se eu não estou falando coisa com coisa. Estou tão desesperado para encontrar esse registro de nascimento dela que me perco nos meus próprios pensamentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.