Cidadania para Neto - Certidão de Nascimento com irregularidade
noemi123
Member
Olá a todos, estou organizando a documentação para iniciar o processo de cidadania para a minha avó (neta de portugues).
Identifiquei que a certidão de nascimento do pai dela (filho de portugues) foi registrada 17 anos após o nascimento do mesmo. Acredita-se que para poder casar.
Uma advogada me disse que por esse detalhe o processo será negado. Entretando, uma empresa (de boa reputação) me disse que é possível sim, mas que devemos averbar o casamento dos pais dele (ambos portugueses) que ocorreu em 1905 em Codeiro, Rio de Janeiro.
Alguém aqui já viu ou passou por uma situação parecida? Sabem se é possível mesmo o processo ser aceito?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@noemi123 , terá que transcrever o casamento dos pais antes de mandar o processo, para estabelecer juridicamente a paternidade/maternidade portuguesas, se casaram no Brasil. Se casaram em Portugal, terá que mandar a cópia certificada da certidão de casamento.
O filho foi registrado ainda na menoridade, por isso, a neta tem direito à cidadania.
Muito obrigada Leticia!
Sim, os pais dele casaram no Brasil, terei que transcrever o casamento. Para isso precisarei dos registros de batismo de ambos e da certidão de casamento (apostilamento de Haia), certo?
Sabe se esse processo pode ser feito por mim ou se seria melhor fazer via um advogado?
@noemi123 , sim, precisa dos assentos de batismo (cópia certificada pelo Arquivo Distrital), da certidão de casamento inteiro teor, apostilada , de um requerimento e de um documento comprovando a legitimidade para solicitar a transcrição (certidão de nascimento da neta).
Você pode fazer, não precisa de advogado.
Se mora no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio; em SP ou MS, no Consulado de Santos