Ajuda busca freguesia/concelho para busca de assento
naaysanchez
Member
Boa tarde pessoal! Busco ajuda para encontrar de qual parte a esposa do meu bisavô era. Eu consegui localizar o assento do meu bisavô pela ajuda de vocês no fórum solicitando ao arquivo districtal de Bragança. No entanto, dos documentos que localizei da esposa dele (pelo cartão de registro de estrangeiros em SP), ela tb era de Portugal (se casaram no BR em 1915), não estou conseguindo rastrear de qual região era ela assim conseguirei solicitar o seu assento e registrar o casamentos dos dois em Portugal.
Nome: Maria da Piedade Loureiro (nome casada) e Maria da Piedade (nome solteira)
Data nascimento: 24/12/1893
Pai: Francisco Antonio Caseiro
Mãe: Maria da Glória
Muito obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@naaysanchez , pode pedir o processo de inventário dos pais - http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1219473
Peça para descarregar pela web.
Os assentos de batismo de Carapito - Aguiar da Beira - Guarda, de 1893, não estão online. https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1178322
@Leticialele muuuito obrigada pela imensa ajuda!!! Solicitei ao arquivo districtal da Guarda a reprodução certificada do assento dela.
@Leticialele estou num impasse após muuuitas pesquisas e ainda não consegui localizar o assento da Maria Piedade. Pedi a consulta ao inventário mas ela não está citada como filha.
Maria Piedade / Carapito - Aguiar da Beira / Distrito da Guarda - nasc. 24/12/1894 / filiacao: Maria da Gloria e Francisco Antonio Caseiro.
Minha situação é: meu bisavô é portugues nascido antes de 1911, eu consegui o assento dele. Ele se casou com uma portuguesa aqui no Brasil em 1915, mas teve meu avô no BR com outra mulher (portuguesa tb), meu bisavô registrou meu avô como filho ilegítimo dias após seu nascimento em SP.
Tenho as certidões do meu bisavô portugues (assento), a de óbito dele no Brasil e a de casamento com a portuguesa no Brasil também. Mas não estou conseguindo encontrar o assento dela em Carapito para averbar o casamento deles. O arquivo distrital diz que está na conservatória e a conservatória diz que não localizam.
Dúvidas:
1) será que eu conseguiria averbar o casamento SEM o assento da esposa de meu bisavô?
2) meu avô esta vivo, tendo ele sido registrado pelo meu bisavô (msm como filho ilegitimo) com menos de 1 ano eu conseguiria dar andamento no processo?
3) nas certidoes do BR tem algumas letrinhas erradas em alguns nomes (filiacao etc) e a data de nascimento do meu bisavô tambem. Precisaria retificar todas? (Obito, casamento?)
muuito mas muito obgda mesmo!
@naaysanchez
Vc tem certeza que é Carapito de Guarda?
Eu localizei uma em Viseu.
Na imagem seguinte a que vc postou, diz que entrou pelo Porto do Rio, mas nao informa a data.
Pelo passaporte, vc pode pedir o processo de emissão do mesmo e achar o batismo que vc deseja.
===
Pode ser uma irmã? O nome da mae está diferente, mas, no passaporte que vc postou, parece que consta um prenome composto.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G98G-V4K6?i=190&cc=2140223
===
Como se trata de um caso extraconjugal, acredito que vc nao tenha que fazer nada a respeito do casamento do português.
O caso do filho do seu antepassado português se enquadraria na hipótese de dois portugueses não casados no Brasil.
Como o pai português foi o declarante, pode ser que seja aceita sem a certidão que vc está procurando.
Acho que nesse caso, estou sendo otimista, mas marquei a @Leticialele para opinar.
===
Sobre as opções de busca, após a negativa do AD:
1) Verificar se o assento está no AD de Viseu. Recentemente, me deparei com um caso que Indicava ser de Viseu, mas era de Aveiro, por causa de Concelhos homônimos;
2) Tentar pedir pelo civilonline. Teve o caso do @rafaelspc93 que é bem parecido com o seu, ou seja, de um assento que deveria estar no AD, mas estava em uma Conservatória. Busque o caso dele aqui no fórum;
3) Tentar buscar nos Arquivos religiosos portugueses.
O de Guarda*:
Arquivo Diocesano
Paço Episcopal
Rua do Encontro, 33
6300-704 Guarda
Tel. 271 213 999 Fax 271 223 769
* Verifique se esses dados estão atualizados.
===
Os de Viseu:
Arquivo do Cabido
Sé de Viseu
Adro da Sé
3500-069 Viseu
Tel. 232 423 338 Fax 232 428 518
Arquivo Diocesano
Câmara Eclesiástica
Rua Nunes de Carvalho, 28
3500-163 Viseu
Tel. 232 423 338
Arquivo da Ordem Franciscana Secular
Igreja dos Terceiros
3510-105 Viseu
Tel. 232 435 937
Email: ubideus@mail.telepac.pt
Arquivo da Ordem Terceira do Carmo
Igreja do Carmo
3500-181 Viseu
Abraços
@naaysanchez
Sobre as suas dúvidas:
1) Acho q vc nao tem que averbar/transcrever nada, pois vc não é descendente do casamento do português.
A Maria da Piedade é a sua bisavó ou a esposa do português? Isso me deixou na dúvida.
2) É difícil dizer com certeza, pois o seu caso é diferente. Mas, eu acho que a certidão da bisavó é essencial.
3) As de óbito, geralmente não são utilizadas.
Sobre as divergências, é ruim falar em abstrato.
Deixe as divergências em relação às certidões portuguesas, separadas pir certidão, que o fórum examina para vc.
Espero ter ajudado.
Abraços