Descobrir Freguesia (Braga (Minho), Portugal

Boa noite, pessoal.

Recentemente, iniciei uma pesquisa para obtenção de cidadania portuguesa.

Meu bisavô, Sr. João Baptista de Souza, nasceu em Portugal, em Braga.

Para eu avançar nesse processo de obtenção da cidadania, preciso da Certidão de Batismo dele.

Contudo não sei exatamente qual das 37 freguesias em Braga ele é natural.

Dados do Sr. Joao:

Nome: João Baptista de Souza

Natural de: Braga, Portugal.

Data de nascimento: 02 de Junho de 1888.

Nome do Pai: Domingos José de Souza

Nome do Mãe: Maria do Carmo de Souza

Recentemente, consegui encontrar dados do meu bisavo no family research.

Essa freguesia é o calor do momento.

Algum de vcs teria uma dica valiosa para eu seguir e conseguir achar esse local de nascimento?

No mais, muito obrigado pela atencao

Comentários

• editado January 2022

@FernandoFeraka

Tem um passaporte que pode ser o pai dele ou um homônimo. Sabe se o pai dele veio para o Brasil e se foi para o Pará?

59286 Domingos Jose Sousa Sem Indicação Arcos Sem Indicação Sem Indicação Caixeiro 23 Pará Sem Indicação

Esse Domingos era de Arcos. E uma das freguesias do concelho de Braga é Arcos. Mas os livros de 1888 não estão online.

http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1002793

Se achar que pode ser ele, tentar descobrir aonde estão os livros de batismo de 1888. Hoje em dia a freguesia de chama Lomar e Arcos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arcos_(Braga)

• @FernandoFeraka

Assento nº 7, nascimento 01/06/1888, freguesia de Valdosende, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga:

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1007745&FileID=829071

• OI @Guilherme Moreira muito obrigado. Como vcs conseguem achar tao rapido assim?

A data de nascimento fica sendo a data de batismo, no caso 02.06.1888?

• @CarlosASP , muito obrigado.

Pela certidao de nascimento da minha avó, os pais do bisavo ficaram em portugal.

• @FernandoFeraka , no assento de batismo diz que ele nasceu dia primeiro de junho de 1888

• @Leticialele hoje foi um dia e tanto ao ver essa certidão.

Agradeço demais esse forum e as pessoas que nos ajudam. Foi demais.

@Leticialele pelo que vi, em todos os documentos, seja certidao de obito e etc, a data de nascimento do meu bisavô ficou como 02.06.1888, mesmo na certidao de batismo ele nascendo no dia 1.

Para efeitos juridicos, a data de nascimento seria mesmo a data do batismo?

Eu sei que no passado, o batismo era tido como um "novo nascimento". Seria isso mesmo?

• @FernandoFeraka , não creio que vá fazer diferença no processo. Você não vai precisar da certidão de óbito.

O português foi o declarante do nascimento do filho?

Naquela época, a maioria das pessoas mal sabia ler e escrever. Há muita confusão de datas e diferenças nos nomes.

• @Leticialele

Sim, o portugues foi o declarante.

Na certidao da minha avó consta ele como declarante

• De qualquer forma, tudo bate com a descricao do meu bisavo.

Nao sei como o Guilherme encontrou essa certidao, mas ele eh um genio e um anjo. Sou muito grato.

• @Leticialele, @Guilherme Moreira e @CarlosASP Só passando aqui para avisar vocês para agradecer de todo o meu coração as dicas e o assento de nascimento nº 7 do meu bisavô João Baptista que vcs me ajudaram a ter. Sem a ajuda de vocês nada do que foi feito se fez.

Depois de juntar todas as certidões, apostilar, no dia 07 de abril de 2022, eu mandei o processo de neto de português (do meu pai) e já está na conservatória esperando ser numerado.

A ajuda que tive aqui foi tão imensa que vai ecoar pelas gerações futuras da minha família.

Muito obrigado ;)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.