Minha mãe casou, separou e casou de novo.

Pessoal, tudo bem?


Pretendo dar entrada no meu processo de cidadania, mas estou um pouco confuso.

Estamos aqui em Portugal, e minha mãe já possui cidadania e cartão cidadão. Mas eu ainda sou "ilegal". Meus documentos chegam semana que vem, e eu pretendo dar entrada na entrada de residência por ser familiar de europeu e também começar o processo de cidadania.


A minha dúvida é a seguinte: Minha mãe se casou, divorciou e casou novamente. Os documentos dela aqui são de solteira, mas na minha certidão Apostolada que está vindo, alteramos o nome da minha mãe para o nome atual, que é o do segundo casamento. Isso é um problema? Só deixamos o documento mais " atualizado" possível.


Além disso, qual seria a conservatória/balcão da cidadania mais rápido para dar início no processo? Será que estando aqui em Portugal consigo a minha cidadania em menos de 1 ano?


Muito obrigado desde já!!!

Comentários

  • @NicolasPaivaa , você é fruto do primeiro casamento de sua mãe e retificou sua certidão de nascimento para colocar o nome que ela adquiriu com o segundo casamento????

    Se fez isso, foi a maior bobagem do mundo!!

    Para você solicitar a cidadania pelo artigo 1C como filho de portuguesa, se não foi ela a declarante do seu nascimento, terá que transcrever o casamento dela.

    Se você retificou sua certidão, terá que homologar a sentença de divórcio em Tribunal português e, depois, transrever o segundo casamento.

    Assim, o nome dele em Portugal será o mesmo que consta na sua certidão de nascimento retificada.

    Por favor, me diga que você não fez isso...

  • Pior que talvez seja isso o que aconteceu mesmo. Segundo minha mãe, os documentos precisavam estar atualizados... Sinceramente, eu estou perdido mesmo. Não faço a menor ideia de quando vou obter minha cidadania

  • @NicolasPaivaa , documento de identidade atualizado.

    Certidão de nascimento não se atualiza!! verifique se houve mesmo a retificação.

  • @Leticialele Vou mostrar o que houve. Segundo a minha mãe, os advogados aconselharam ela a fazer isso:


    A minha mãe possui a cidadania portuguesa, o nome dela aqui ainda é “Cristiane Andrea e Paiva”. O processo de casamento com o meu pai ainda está em andamento.


    Na minha Certidão, o nome dela é “Cristiane Andrea e Paiva Binas” nome adquirido no segundo casamento. Na mesma certidão consta a anotação por parte do escrivão que minha mãe passou a assinar “Paiva Binas” após o segundo casamento, a assinatura do escrivão está inclusive timbrada, autenticada. A certidão também está apostilada.


    É possível dar entrada na minha nacionalidade? Estou aqui em Portugal.

  • @Leticialele Só mais um detalhe. Nessa certidão constam os 2 nomes da minha mãe. “Cristiane Andrea e Paiva Binas”e também o nome do primeiro casamento “Cristiane Andrea e Paiva Garcia”. Vou enviar uma foto para que possa conferir


    Portanto, ali diz que eu sou filho de Elias Bento Garcia e Cristiane Andrea e Paiva Garcis. Sendo assim, só preciso do casamento dos meus pais aqui em Portugal né?


    Obrigado e perdão pelo incômodo.

  • @NicolasPaivaa , ainda bem que você esclareceu.

    Sim, para o seu processo, só precisa da sua certidão por cópia reprográfica apostilada.

  • @Leticialele Então não serve essa certidão? Pois é ela que está apostilada...

  • @Leticialele Essa certidão, não sei se da pra ver na foto, possui a assinatura do escrivão, e a assinatura dele foi reconhecida, tem os selos do cartório e etc.

  • @NicolasPaivaa , a certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro. É exigência do IRN - vale para todas as Conservatórias.

  • @Leticialele Obrigado! Só mais uma pergunta kkk, no momento qual é a conservatória mais rápida para esse tipo de processo?

  • @NicolasPaivaa , os processos de filhos têm andamento mais rápido, atualmente, no Arquivo Central do Porto. Leva uns 6 meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.