Existe uma maneira mais facil de buscar Certidao de Casamento em Portugal?

Bom dia!

Tenho a informaçao que meus avós poderiam ter se casado em Portugal e depois embarcado para Brasil.

Estou fazendo buscas no Arquivo Distrital de Vila Real / Arquivo Distrital do Porto e no Acervo de Pesquisa do Minho mas nao sei se estou fazendo a pesquisa nos locais corretos -- fiz um range da Pesquisa entre 1888 - 1900 pois em Junho de 1901 nasceu o primogenito na cidade de Leme-SP-Brasil.

Dificuldade é abrir a infinidade de paginas e ler cada uma delas. só no Arquivo de Minho tem 792 paginas.

Entao talvez exista uma forma mais dinamica de procurar e eu estou fazendo a busca de forma errada.

Meu avô Manoel Pinto Feijo, nasceu em 28-03-1876 e foi batizado na Parochial de São Christovai de Candemil / Amarante / Diocese de Braga

Minha avó Adelaide da Luz, nasceu em 17-06-1883 e foi batizada na Parochial Igreja de Salvador de Mouçoes / Concelho Vila Real / Braga.

Alguem tem alguma dica?

Comentários

  • @Fnp046

    Não parece provável que tenham casado em Portugal, a avó veio acompanhada da mãe e irmãos com 4 anos. O nome da freguesia é Mouçós.

  • @Guilherme Moreira

    Obrigada pelo retorno.

    Há um registro sim emissao de passaporte no arquivo distrital Vila Real em 23-03-1888 (PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010/21/1713) mas eles poderiam ter emitido passaoporte nao terem embarcado não? ou voce encontrou a informação de que eles viajaram para Brasil quando ela tinha 4 anos?

  • editado January 2022

    @Fnp046 , eles casaram em Leme, São Paulo. Não sei se houve casamento civil.

    O casamento católico foi em 20 de fevereiro de 1900 - https://www.familysearch.org/records/images/image-details?place=3052750&page=1&lifeEvent=102860&rmsId=M9SH-PR7&imageIndex=21&singleView=true

    Pág. 33, 3º registro

    Diocese de Limeira - Paróquia de Leme - livro 1

  • @Leticialele

    Nao sei nem como te agradecer!!!! voce me ajudou imensamente.

    Muitooo Obrigada

  • @Fnp046 , procure no Cartório de Leme se houve casamento civil. Era comum, à época, casarem no civil e no religioso, normalmente no mesmo dia.

  • @Leticialele

    Em Leme existe apenas 1 Cartorio que foi aberto em 1891. Eu ja havia feito busca la anteriormente mas como nome da minha avó diferente do que esta nesse Registro da Igreja. Na 2a. feira vou fazer outra busca agora com esses dados dos nomes e data. Olhei no Goggle e a distancia do Cartorio x Igreja é de 400m entao se eles se casaram no Civil teria que ser nesse Cartorio e poderia mesmo ter sido no mesmo dia.

    Caso nao haja registro de casamento no civil, eu vou pedir certidao de negativa lá e tambem copia do Registro de casamento na Igreja -- o registro da Igreja teria que ser tambem inteiro teor? Nesse caso será que valeria como comprovante de matrimonio? o nome da minha avó com sobrenome "Conceição" não está em nenhum documento que tenho aqui.. vou esperar chegar copia da certidao de batismo para ver como esta escrita.

  • @Fnp046 , sim, se não houver casamento civil, peça uma certidão inteiro teor na Diocese, reconheça a firma do Pároco e apostile.

    Transcreva como casamento católico.

  • @Fnp046

    Com esse grande achado da @Leticialele não precisa mais da chegada da família, mas de todo modo veja no link abaixo:

    http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L010_222.pdf

    27/04/1888 - Adelaide com 4 anos

  • @Leticialele Muito obrigada. Vou fazer isso.

    @Guilherme Moreira - Oi Guilherme! obrigada por ter encontrado e me enviado esse documento. Seria muito dificil voce tentar encontrar do meu avô? Manoel Pinto Feijo ou me passar onde voce pesquisou? Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.