Certidão de Nascimento de Inteiro Teor

editado January 2022 em Processos de Atribuição

Oi, gente. Eu estou iniciando o processo do meu avô (brasileiro, filho de português) e preciso da certidão de nascimento de inteiro teor dele, no entanto, meu primo tentou tirar ela com uma procuração e não conseguiu. Tem alguns serviços onlines que oferecem isso, eles são confiáveis? Alguém tem experiência com isso? Ou mesmo como fazer para uma terceira pessoa conseguir a certidão? Nós moramos numa cidade longe de onde meu vô nasceu.

Ah, outra coisa, meu avô tem 75 anos. Eu vi que algumas conservatórias tem práticas diferentes em relação a prova de vida e tinha visto que Tondela não exigia, mas eles estão sem conservadora... qual seria a melhor opção pra fazer o processo agora?

Comentários

  • editado January 2022

    @lolly

    Você vai precisar da certidão de nascimento por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro de nascimento onde seu avô foi registrado. A digitada não serve para processos de nacionalidade. Deixe isso bem claro na solicitação

    Alguns cartórios realmente não permitem terceiros pedir a cópia reprográfica se a pessoa ainda está viva.

    Entre em contato com o cartório e veja o procedimento para seu avô mesmo fazer o requerimento à distância, para ser enviado por sedex. No nosso caso, tivemos que mandar um requerimento simples, assinado com firma reconhecida (pode ser que o cartótio peça firma por autenticidade; variam os procedimentos)

  • editado January 2022

    @lolly

    Faltou falar sobre a PV.

    Atualmente eles só pedem Prova de Vida se o requerente tem mais de 85 anos (nascidos antes de 1936). Pode ser feita presencialmente em cartório e apostilada.

    Como seu avô é filho de português, o melhor é você mandar para o ACP, que tem completado os processos em 6 meses.

    Em qual cidade ele mora?

    Se tiver loja DHL na sua cidade, procure mandar por DHL-express. Só se não tiver, pode mandar por EMS mesmo.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • Muito obrigada CarlosASP e Gandalf! Estou tentando entrar em contato com o cartório, sem sucesso. Vou ver se consigo alguém pra ir lá.

    Boa notícia essa questão da PV, meu avô mora no Sul de Minas, e eu moro em SP e a certidão é de Uberaba... antes eu tinha entendido que só podia fazer essa prova de vida no consulado, pelo menos pode ser em qualquer cartório mas melhor ainda não precisa de mais essa burocracia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.