Bolinha 1… atribuição (filhos)

O meu processo foi recebido 24 de novembro 21…. Um mês depois deram me a chave e estava e ainda está em bolinha 1 (foi recebido). Quanto tempo em médio leva para registar o meu pedido? é possível que estejam a trabalhar nos passos do meu caso, mas não tenham actualizado?

Comentários

  • @Grandeesperança11

    Já "foi registado", ou você não teria a senha. Recebe, Registra, mandam a senha. Você está é na fila da bolinha-2. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

  • @gandalf

    obrigado pela informação. isso significa que a conservador(s) estão a trabalhar no fase 3 do processo?

  • @Grandeesperança11

    Na maioria do tempo os processos ficam na fila aguardando a vez deles. Quando estão ativamente sendo trabalhados (alguém tomou o processo para si), a bolinha costuma ficar marrom, mas isso pode ser tão rápido que passa despercebido. Quando você olha já completou a tarefa e passou para a próxima fila, e vai andando de verde em verde.

    A atualização das bolinhas é mais lenta do que os eventos que elas representam. Se for um processo de filhos, não tem fase-3, e pula direto de 1 ou 2, para 4 ou 5 às vezes.

  • editado January 2022

    @gandalf

    Não existe fase 3 de filhos mesmo sendo maiores? Ou só se aplica os menores?

  • @Grandeesperança11

    Para filhos por art-1C não existem consultas externas, porque não há impedimentos.

    Só ocasionalmente, se precisarem confirmar algum documento, como certidões de Goiás, onde num passado recente houve muita fraude. Mas não tem que verificar antecedentes criminais, ou ligação efetiva, status migratório, ou impedimentos que dependem de consultas externas. O direito é sempre garantido.

    Se forem menores, as verificações e as chances de fraude são ainda menores, e por isso o processo todo tramita muito rápido.

    Mas nenhum dos dois, maiores ou menores, precisam de consultas externas, exceto se houver suspeita de fraude.

  • @gandalf eles estão consultando todas as certidões para saber se os selos estão válidos. Assim, eles estão consultando externamente sim. Teve uma pessoa, inclusive, que teve um selo cancelado e caiu em exigência por isso.

  • editado January 2022

    @Destefano

    A "consulta externa" é quando o processo para e fica aguardando uma resposta. Manda um ofício para a embaixada de portugal pedindo para que verifiquem se o documento é real. A embaixada manda para um ofício para o cartório. Depois os cartório responde no caminho inverso. Isso é consulta a órgãos externos ao IRN. Para embaixadas, para o MRE, para o SEF, ou para a Interpol, ou para o FBI.

    O selo é uma consulta que eles mesmos fazem online para validação do documento. Não se enquadra como consultas externas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.