Ajuda para busca de certidao tataravó de Tras-os-Montes

Olá

Estou tentando encontrar certidão de nascimento/batismo dos meus tataravos que eram portugueses, para comprovar o vinculo da família com Portugal. Eles eram:

  • MANOEL (ou Manuel) HENRIQUE, português, nascido em 18/01/1894, filho de Manoel Henrique e Maria Garcia.
  • MARIA MATHIAS, portuguesa, nascida em 08/03/1900, filha de João Mathias e Rosaria Baptista. Segundo informações da minha família, ela seria da região de Trás os Montes.

Não tenho informações de como/quando vieram para o Brasil.

Se estabeleceram no Rio de Janeiro, se conheceram e casaram em 03/09/1924. E minha bisavó Maria Henrique nasce no ano seguinte, em 17/08/1925.

Se alguem puder me ajudar a encontrar a certidão de Manoel Henrique ou Maria Mathias, eu agradeceria muito!!


Cheguei a fazer um pedido de pesquisa para Maria Mathias no https://digitarq.advrl.arquivos.pt/, mas eles pedem para informar a Freguesia e eu não tenho essa informação.

Os registros de nascimento dos arquivos desse site datam de 1899 a 1911, mas só estão digitalizados para consulta entre 1910 e 1911 (https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1090818).

Comentários

  • @HenryFernandes

    Boa noite,

    Olhei o seu caso e apesar de nao ter achado o batismo dos seus antepassados, eu acredito ter achado informações úteis para você.

    1) Acredito que o local de nascimento seja o Distrito de Viseu;

    2) Localizei o registro civil abaixo de um possivel parente de AMBOS os trisavós.

    Olhe o registro:

    Nessa certidão, há uma repetição de nomes de ambos os trisavós, ou seja, HENRIQUES do trisavô e BAPTISTA da trisavó.

    Também, há um filho do casal nessa mesma freguesia com o nome de ANTÔNIO.

    Então, seria uma coincidência tremenda se não houvesse um grau de parentesco.

    3) Os nomes das pessoas mencionadas nessa certidão se encontram no Distrito de Viseu:

    a) Maria Libania e Maria Henriques:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    102120 Maria Libania Senhorim Nelas Sem Indicação Maria Henriques Sem Indicação 31 Rio de Janeiro Casado

    Espero ter ajudado.

  • @guimoss

    Boa noite,

    Muito obrigado por disponibilizar seu tempo para me ajudar.

    Uma dúvida inicial.

    Porque o distrito de Viseu? Você conseguiu encontrar documentos que faziam referencia a esse distrito ou é apenas uma sugestão? Eu tenho os seguintes documentos: registro de casamento dos meus trisavós, registro de nascimento dos filhos deles (minha bisavó e seus irmãos) e óbito do meu trisavó. São todos documentos brasileiros e só dizem no máximo que são portugueses. Com o registro desses documentos seria possível obter mais informações em algum banco de dados?

    Sobre o documento e as informações que você disponibilizou, infelizmente não são de minha família.

    O documento que você disponibilizou relata o registro de nascimento de Elza Henriques, que seria filha de Manoel Henriques e Maria Sibania (o "L" na verdade é um "S"), sendo os dois portugueses.

    Entretanto, eu encontrei o registro de falecimento deste Manoel Henrique, conjuge de Maria Sibania, e consta a data do obito em 24/05/1941 (como descrito no documento abaixo)


    O meu trisavô, Manoel Henrique, faleceu em 16/08/1961 (conforme documento abaixo), e era casado com Maria Mathias. OBS: Eles chegam inclusive a registrar o nome da mãe dele como "Maria Gazea", mas o certo é "Maria Garcia", rs.


    Mais uma vez obrigado pela ajuda e desculpe o tempo para responder, mas precisei verificar algumas informações.

    Abcs

  • @HenryFernandes

    Porque o distrito de Viseu? Você conseguiu encontrar documentos que faziam referencia a esse distrito ou é apenas uma sugestão

    Na imagem que eu postei, há sobrenomes parecidos com os seus antepassados (HENRIQUES e BAPTISTA).

    E um passaporte de Viseu com esses sobrenomes.

    Sobre o documento e as informações que você disponibilizou, infelizmente não são de minha família.

    Não dá para afirmar isso.

    O que eu imagino é que tenha sido o caso de duas familias que vieram para o Brasil e casaram entre si.

    Compare o nome dos pais dos seus antepassados com os da imagem que eu postei.

    A presença dos dois sozinhos seria uma coincidência, algo comum. Juntos, não acredito.

    Podem ser parentes que vc desconhece.

    O documento que você disponibilizou relata o registro de nascimento de Elza Henriques, que seria filha de Manoel Henriques e Maria Sibania (o "L" na verdade é um "S"), sendo os dois portugueses.

    O S/L pode ter sido um erro.

    Certidões de óbito são as menos confiáveis.

    ---

    Eu ainda não descartaria essas pessoas e procuraria nos livros dos ocais próximos do passaporte q te passei.

    Obs: evite abrir topicos repetidos.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @HenryFernandes

    E nas buscas que eu fiz, nao havia resultado para HENRIQUE, mas havia vários para HENRIQUES e as pessoas eram de Portugal.

    Henriques + Baptista + Portugal = parentesco com os seus antepassados.

    No mínimo, é uma nova fonte de buscas.

  • @HenryFernandes

    E os dois "manueis" (o de 1941 e o de 1961) não seriam a mesma pessoa.

    Seriam pessoas que receberam o mesmo nome, dentro da mesma família.

    E essa família residiria no Distrito de Viseu.

    Esse é o meu pensamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.