Buscando certidões de bisavó e bisavô
Olá pessoal,
Estou na busca das certidões de nascimento/batismo da minha bisavó e do meu bisavô, que eram portugueses, para ajudar o meu pai a tirar cidadania como neto.
Estive lendo bastante o fórum para entender o processo e procurei as certidões em algumas plataformas, mas ainda não consegui encontrar nada. Será que alguém tem alguma dica de onde procurar, ou pode me ajudar nessa busca? As informações que tenho são as seguintes:
Bisavó: Gloria Tavares de Lemos, 10 Novembro 1910, Mareco - Fornos de Algodres - Viseu. Pai Joaquim Tavares de Lemos, Mãe Cristina Gomes/Cristina Lemos. Depois de casada, o nome dela se tornou Gloria Tavares Marques.
Bisavô: Antonio Marques, 5 Outubro 1897, Travanca de Tavares - Mangualde - Viseu.
Eu encontrei um documento brasileiro de imigração da Gloria que diz que ela na verdade nasceu em 10 Novembro 1908. Além disso, de acordo com meus familiares, Gloria e Antonio se casaram em Portugal antes de emigrar.
Ainda não comecei a procurar a certidão de casamento deles, e também estou com dificuldade pra rastrear a certidão de nascimento do meu avô, que é brasileiro... Mas uma coisa de cada vez! haha Se alguém puder ajudar com essa busca dos documentos portugueses, agradeço demais!
Comentários
@amandatavares , os livros de Travanca de Tavares estão online. O índice por nomes começa no m0152.tif - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1058930
Quanto a Mareco, não é Freguesia do Concelho de Forno de Algodres (Guarda) - https://tombo.pt/m/fag
Mareco é uma antiga Freguesia de Penalva do Castelo.
@Leticialele Muito obrigada! Estava procurando página por página, mas saber que há índices no final já ajuda muito. Não achei nada do bisavô nos livros de Travanca de Tavares, infelizmente -- vou procurar nos livros das redondezas!
Sobre Mareco, o grande problema é que não há digitalizações dos livros de batismo entre 1890 e 1911... Não sei se vale a pena entrar em contato com o arquivo e perguntar sobre possibilidade de pesquisa...?
@amandatavares
solicite o registro da Gloria no Civilonline preencha, distrito Viseu / concelho Penalva do Castelo / freguesia Mareco
na data preencha com 1925 e no "Informação adicional" coloque a data "correta"
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1401639
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95B1-SX35?i=75&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A27N4-2GQ
@Kleber Silva Aguiar Muito obrigada!!! Havia encontrado outros dois registros de imigração da minha bisavó, mas não essa ficha consular.
Acabei de submeter o pedido pelo Civilonline -- aviso vocês se der certo! Muito obrigada mesmo!!
Bom dia pessoal,
Apenas para dizer que recebi o código de acesso do CivilOnline agorinha... Que alegria! Muito obrigada mesmo pela ajuda, @Kleber Silva Aguiar e @Leticialele.
O casamento da Glória com o António já está averbado na certidão (eles se casaram em Portugal mesmo), então eu não preciso dos documentos do António, correto? É preciso averbar o óbito da Glória? Se não precisar, basta agora encontrar a certidão do meu avô (filho de Glória e António, brasileiro), certificar tudo, e enviar a documentação para Portugal, né?
Muito obrigada mesmo!!!!
@amandatavares , não precisa dos documentos do Antonio.
Não precisa averbar o óbito da Glória para seu processo de nacionalidade.
Vai precisar da certidão de nascimento inteiro teor, apostilada, do seu avô e da certidão por cópia reprográfica apostilada do seu pai.
Boa sorte com o processo!!
@Leticialele muitíssimo obrigada pelas respostas rápidas e ajuda!