Documentação antepassados

Olá, pessoal.

Por algum motivo eu acredito que tenho descendência portuguesa e me falaram para procurar também por conta do meu sobrenome (Lopes/ Santos). Tá sendo bem difícil pois não consigo montar a minha árvore ginecológica, e as pessoas que poderiam em ajudar com informações infelizmente já são falecidos. Não sei como encontrar certidão de nascimento, casamento e óbito. Tenho alguns nomes:

Avô Materno- Argil José Lopes da Cunha (vivo)

Avó materna- Davina Lopes da Cunha (falecida)

Bisavó/ bisavô- Gil José da Cunha (materno- falecido)

Casimira Lopes da Cunha (materna- falecida)

*Meu avô e minha avó eram primos

Estou buscando por mais nomes, ainda não sei bem como fazer essa pesquisa, se alguém puder me ajudar, me dar alguma dica, eu agradeço.

Comentários

  • Sobre a árvore genealógica:

    Sugiro que faça no site do Family Search. É grátis. Mas coloque o maior número possível de parentes que souber (tios, primos, avós etc) e as datas de nascimento, casamento e óbito que souber. Quanto mais, melhor. Com isso, aumenta a chance de o sistema fazer conexões com outras árvores já existentes e com documentos indexado no banco de dados dele. Nisso pode aparecer uma pista essencial para suas pesquisas.

    Aqui no fórum as pessoas podem ajudar, mas falta você colocar coisas como: De que estado seriam essas pessoas (há formas diferentes de pesquisar); seu avô nasceu em que ano e onde? Já conseguiu as certidões de inteiro teor dele (nascimento e casamento)? Elas podem ter dados sobre a origem dos pais dele.

    Sobre se terá direito ou não à cidadania. Basicamente, é necessário ter um neto vivo de quem tenha sido português para iniciar a cadeia de gerações. Seu avô materno sabe se algum dos avós dele eram portugueses? Se só for português dos bisavós do seu avó para trás, aí não há mais possibilidade pela via de netos.

    Se algum dos avós de seu avô materno for português, aí você pode fazer a cidadania dele como neto (pode levar de 2 a 3 anos; talvez menos dependendo da idade de seu avô). Feito isso, estará assegurado o direito para futuras gerações. Mas ele tem que estar vivo até a conclusão do processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.