Certidão de nascimento ou Batismo do meu Avô em Portugal

Boa tarde! Meu avô Mamede Alves nasceu em Portugal, em 08/10/1908 e veio para o Brasil com seu pai (meu bisavô) Luciano Alves, por navio, em 1909 e viveram desde então no interior de São Paulo. Em conversas com familiares foi me dito que ele teria nascido em Trás-os-montes e que teria vivido em Paços Ferreira, mas não tenho e não consigo localizar nenhum documento dele, referente ao nascimento, seja em Portugal ou no Brasil. A mãe do meu avô (bisavó) era Alcina Martins. Meu Avô se casou posteriormente no Brasil, mas na certidão de casamento não consta nenhuma informação de Portugal. Alguém sabe me dizer como posso realizar pesquisas na busca de tais documentos?

Avô: Mamede Alves, nascido em 08/10/1908

Bisavô: Luciano Alves

Bisavó: Alcina Martins.

Obrigado!!

Comentários

  • editado January 2022
  • Kleber Silva Aguiar, muito obrigação pelas informações. Você não imagina como me ajudou. Vou fazer o pedido do processo do passaporte.

  • @Kleber Silva Aguiar, muito obrigado pela informação. Você não imagina como me ajudou. Eu preciso tentar localizar a certidão de nascimento ou batismo do meu Avô Mamede Alves, você sabe me dizer se na cópia do processo de passaporte do meu bisavô normalmente consta alguma informação que me permita chegar na certidão do meu avô? Mais uma vez obrigado pela ajuda!!!

  • @CCRAlves

    Sim, é possível que o processo tenha mais informações do Mamede.

  • @Kleber Silva Aguiar, tive retorno com a integra do passaporte do meu bisavô (Luciano Alves) e realmente consta informação que meu avô (Mamede) veio com meu bisavô para o Brasil. No passaporte do meu bisavô consta uma transcrição da certidão de batismo do meu avô. Você saberia me dizer como faço para obter essa certidão de batismo com os dados desse documento

    ? Por onde solicitar? Como solicitar? Obrigado mais uma vez pela ajuda!!

  • editado January 2022

    @CCRAlves , freguesia de Freamunde, Concelho de Paços de Ferreira, Distrito do Porto

    Como solicitar: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Talvez a certidão ainda esteja na Conservatória, e eles avisarão para você pedir pelo civil online.

  • @Leticialele, obrigado pelo retorno e ajuda. Vou ler o arquivo que você me enviou para fazer a solicitação ds certidão de batismo do meu avô!!

  • @Leticialele, fiz o procedimento para solicitar a certidão de batismo no arquivo distrital de Porto e a reposta foi “Informamos que relativamente a paróquia/freguesia de Freamunde só temos registros até ao ano de 1904, pelo que deverá dirigir seu pedido à Conservatória do Registro Civil de Paços de Ferreira.”

    Meu avô nasceu em 1909. Sendo assim, tentei fazer a pesquisa pelo civil online, mas ela é recusada detectando um problema: “O campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos”.

    Como devo proceder para ter acesso a essa certidão de batismo? Há algum outro meio de solicitação direto na Conservatória de Paços de Ferreira que não o arquivo distrital e o civil online?

    Obrigado mais uma vez pela ajuda.

  • @CCRAlves , se for pedir pelo civil online, coloque o ano 1929 e, em informações adicionais, coloque a data certa.

    Pode, também, entrar em contato com a CRC de Paços Ferreira - registos.pferreira@irn.mj.pt

  • @Leticialele, obrigado pelo retorno e ajuda. Vou fazer esses procedimentos sugeridos!!

  • CCRAlvesCCRAlves Member
    editado March 2022

    @Kleber Silva Aguiar, @Leticialele ou quem puder me ajudar! Agradeço.

    Boa noite! Uma dúvida sobre retificação das certidões brasileiras. Se alguém puder me ajudar agradeço.

    Sou neto de português e meu pai brasileiro já é falecido. 

    Fiz a busca do passaporte do meu bisavô e nele consta a informação de entrada do meu avô no Brasil, com transcrição de sua certidão de baptismo e que minha bisavó se chama Alcina Ferreira Martins. 

    Esse nome da minha bisavó consta nas certidões de casamento e óbito do meu avô, bem como de nascimento do meu pai, todas brasileiras

    Como base nas informações do passaporte portugues fiz o pedido de certidão de baptismo do meu avô no civil online e quando tive o retorno, nela consta o nome da minha bisavó como Maria Ferreira Martins e não como Alcina Ferreira Martins.

    Quando eu solicitar retificação das certidões brasileiras (para algumas correções que já serão necessárias), devo pedir para corrigir o primeiro nome da minha bisavó para Maria também?

    Existe a possibilidade da certidão de baptismo do civil online estar equivocada em relação ao nome Maria, uma vez que na transcrição no passaporte português consta como Alcina?

    Todas as demais informações constantes da certidão do civil online correspondem exatamente as informações da transcrição do baptismo do meu avó no passaporte português de vinda ao Brasil.

    Obrigado!

  • @CCRAlves , não é incomum aparecerem erros nas certidões do civil online! Já vi vários casos!!

    Mande um email para a CRC de Paços de Ferreira e pergunte se há engano no nome da mãe, pois em todos os documentos que você tem ela consta como Alcina! O email deles é registos.pferreira@irn.mj.pt

    Mande hoje, anexe a certidão do civil online e peça para verificarem com brevidade!!

  • @Leticialele, obrigado pela ajuda!! Vou enviar para o e-mail informado!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.