meu caso - bisneta de portugueses

sou bisneta de portugueses, e graças a deus minha avó ainda está viva.

tudo começou em setembro/2003. confesso que fiquei apreensiva no momento de dar entrada no pedido de dupla cidadania dela, que já estava mto idosa e sem condições de andar/assinar/falar,etc. ela teve que fazer alterações no nome e na certidão de nascimento, que estava toda errada e faltando a letra "S" no sobrenome "marantes" (estava 'marante' na certidão, e lógico que o consulado rejeitou).
além disso, na certidão dela, o nome da minha bisavó estava todo errado, e tb tivemos que entrar com pedido judicial via advogado (amigo da família, nada a ver com "dr. urubu", que tb quis me enrolar) pra arrumar tudo isso e assim ela poder dar entrada no seu pedido.

resumindo... se minha avózinha fosse para o céu durante esse tempo em que o processo judicial estivesse tramitando, minha dupla cidadania tb ia com ela. mas graças a deus deu tudo certo. demorou 6 meses pra essas alterações ficarem prontas e hoje ela já é portuguesa!! e segue lá, firme e forte (bem, nem tão forte e nem tão firme assim...).

aos pouquinhos, nas folguinhas do trabalho, vou contando os capítulos da minha epopéia. ;-)

Comentários

  • Que legal Mariana, que bom que está dando certo... Agora precisa fazer o do seu pai (ou mãe) e depois a sua.
    O meu processo que poderia ser mais fácil já q sou neto de português está complicado.
    Eu não sei qual é o número do assento nem a Freguesia onde está a certidão do meu avô, fiz um pedido dia 13/03/2008 de uma certidão para menor de 18 anos pq é gratuíto (chutei a freguesia de Cantanhede, porque desconfio que esteja lá), se essa certidão chegar saberei onde ela está e poderei fazer um pedido da certidão para dar entrada.
    Mas até agora não chegou, estou preocupado.

    Boa sorte para todos nós
  • Serginho e marina

    Paciencia e a palavra chave para se obter a cidadania.
    Aguente firme.

    Marina, parabens pelo esforco seu e de sua Avozinha.
    Com certeza Deus esta a frente disso e deu forcas pra Ela conseguir ate o final.

    Abracos.
  • Obrigado Paulo, nas horas que começamos a desanimar é legal uma palavra de incentivo para não deixar a peteca cair.

    um abraço
  • Todos

    Que tal dizer que a nossa futura portuga ja é paciente. Depois dessa fica dificil ela não ser honrada com o BI de Cidadao Nacional Português
  • mais um capítulo...

    valeu, amigos!!

    então finalmente, lá por 2005, minha avó virou portuguesa.... mas minha mãe, ao se casar, deixou o "marantes" de lado e ficou só com o sobrenome do meu pai!!!

    logo, mais uma alteração de nome via justiça... e então eu e minha irmã aproveitamos pra acrescentar o sobrenome "marantes" no nosso nome tb (fizemos um processo só). esse demorou bastante pra sair (metade de 2007), pois minha irmã virou maior de idade durante o processo, que ficou "esquecido" em algum departamento. tivemos que entrar com o processo todo de novo!!!!

    semana passada minha mãe, minha irmã e eu fomos buscar nossas carteiras de identidade novas, com o sobrenome "marantes". a propósito, pra quem não sabe, agora as identidades são digitais, como as carteira de motorista.

    a certidão de nascimento da minha mãe, registrada no itamaraty e autenticada no cartório está vencendo no dia 10 de abril!!! pois se passaram 180 dias desde que fizemos esse pedido. resumindo: AMANHÃ MINHA MÃE VAI AO CONSULADO COM TODOS OS DOCUMENTOS E DARÁ ENTRADA NO SEU PEDIDO DE DUPLA CIDADANIA. já me certifiquei de que tudo está correto, e acredito que não demorará mto pra que ela vire portuga tb.

    e depois eu e minha irmã...

    mas desistir nunca!! é um direito nosso, apesar de toda a espera e de toda a grana que se gasta.

    abraços a todos!!! e qualquer ajuda, estamos aí. :-)
  • Ainda tem o pós-cidadania, é mais penoso....palavra de viajandâo. É pra portuga com sangue de imigrante. Você com certeza é uma deles. Valeu
  • pois é, morei em londres e vi como é complicado não ser europeu na europa. ainda quero voltar pra lá, mas dessa vez com o passaporte na mão!
  • [APAGADO]
  • Londres

    Ja pensou em outras opções? Vc se tornara cheia de moral aqui, tem pais com PIB nominal mais alto. Todos vao pra lá, tem mais vaga no continente, kkkkkkk...beijos portuga
  • bah, amo a alemanha, mas sei que lá o desemprego é alto, e eu não falo alemão! mas toparia trabalhar num pubzinho lá por uns tempos... sei lá, com o passaporte eu terei várias opções mesmo. e como tá a situação em portugal? é tudo isso que falam mesmo (que odeiam brasileiros, etc)?
  • DEU M* NO CONSULADO

    minha mãe chegou lá e a sra do consulado, "super simpática e atenciosa" que é, encrencou até com o nome do avô paterno da minha mãe, sendo que quem é portuguesa é minha avó.

    gostaria de saber se em portugal aconteceria o mesmo. foi um balde de água fria chegar lá com todos os documentos já alterados judicialmente e a mulher falar isso. aliás, falou coisas do tipo: "não sei pq agora todo mundo quer dupla cidadania", etc. ela faz DE TUDO pra gente desistir, mas sabem como é... brasileiros... não desistem.
  • mais uma dúvida:

    para entrar com pedido de dupla cidadania em portugal, tem que ser a própria pessoa? ou pode ser por terceiros? pois temos amigos em portugal, mas nenhum familiar direto.

    abraços.
  • Marina

    Morei na Alemanha e realmente l'a rola uma recessâo séria, mas nada que Alemâo nâo saiba vencer, ele se reegueram da 2° guerra, porque nao agora. Mas lá vc se vira bem com Inglês, eles falam Inglês normalmente. Os alemâos sâo um povo formidavel e adoram outras culturas e você encontrara muito que falam português do Brasil, eles amam Brasil
  • Marina 2

    Pelo que conheço de Portugal são muitos simpaticos e ao contrario que todos pensam ai, amam quando sabem que vc se tornou cidadao português. Portugal é um Brasil melhor, do jeito que os brasileiros sonham para a terra Brasilis.
  • Marina 3

    Você pode fazer uma procuração para um português entrar para você, pede o Paulo queele tem o modelo. Quanto as divergências, faça como eu,mande fotocopia de tudo explicando sua duvidas diretamente a Portugal, nós infelizmente não temos como te solucionar esta impasse. Abaixo Vai a copia do Email que eles me mandaram na época quando tive duvidas sobre averbamento:

    Exmo Sr.,

    De acordo com indicações da Conservatória do Registos Centrais, deverá enviar uma copia de todos os documentos que possui explicando a sua situação, para que possam encaminhá-lo da melhor forma.O endereço é Rua Rodrigo da Fonseca nº 198 1099-003 Lisboa.
  • dúvida

    e essa procuração tem que ser para algum português? pois temos amigos em portugal, mas brasileiros. e tem que ser registrada em cartório, essas coisas? bah, não dá pra entrar com mais uma alteração judicial pra trocar nomes de novo.... vai demorar séculos, não agüento mais. :-(
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.