Averbar casamento e óbito

Bom dia pessoal,

Consegui encontrar os assentos de batismo (de apenas um nubente) e casamento de meus ascendentes portugueses em Portugal, porém no batismo não está averbado nem o casamento, muito menos o óbito ocorrido no Brasil.

É possível solicitar ao Arquivo Regional que sejam feitas as devidas averbações?


Obrigado.

Comentários

  • @NivaldoJr

    Para fazerem a averbação, teria que fazer a transcrição do casamento, já que foi realizado no BR. O óbito é irrelevante para a nacionalidade.

    Volte a procurar a certidão do outro nubente.

    Pode ser que no processo de habilitação para o casamento consiga alguma informação que ajude a localizá-lo, e talvez até tenha uma cópia da certidão de batismo. Se teve um casamento religioso também, deve ter menção aos documentos de batismo de ambos.

  • @gandalf, na verdade o casamento foi feito em Portugal também, acho que me expressei mal, perdão.

    Tenho os assentos de batismo da cônjuge mulher e o casamento dela, ambos ocorridos em Portugal, em 1876 e 1890, respectivamente.

    Somente o óbito ocorreu no Brasil, em 1931. Ainda não solicitei as certidões para o Arquivo Regional (e não sei se solicito Certidão Narrativa ou Cópia Autenticada/Certidão de Teor), mas gostaria de averbar o casamento e o óbito no batismo.

    A ideia é obter o reconhecimento da cidadania para minha avó, que é neta desses Portugueses.

    Nesse caso, como os dois eram portugueses e casados lá, importa quem foi o declarante do nascimento da filha brasileira (mãe de minha avó)?

    Obrigado!

  • @NivaldoJr

    Nesse caso, para a nacionalidade apenas precisa mandar a certidão de um dos cônjuges junto com a certidão de casamento.

    É que as certidões de batismo estão no Arquivo Distrital em microfilme.

    Para fazer a averbação eles teriam que informatizar, transcrevendo todos os dados existentes na certidão, e então fazer a averbação no registo informatizado. Para isso eles têm que localizar o registo do outro cônjuge, porque a anotação se faz nos dois ao mesmo tempo. Pode ser feito, mas vai dar trabalho e demorar mais.

    Para a nacionalidade não faz a menor diferença se está averbado ou não. Você tem o documento que comprova o casamento em PT. Basta mandar os dois, original com carimbo em relevo e assinados pelo AD com tinta. Aqui tem o roteiro com todos os detalhes. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • @gandalf , entendi! Então nem irei atrás de fazer as averbações.

    Aproveitando a oportunidade, só mais uma dúvida: não sei se o declarante no nascimento foi o pai ou a mãe, mas como eram casados em PT pouco importa, correto? Posso dar entrada na cidadania com o batismo da mãe portuguesa mesmo que o declarante seja o pai? É que está muito difícil localizar o assento de batismo do pai.

    No mais, muito obrigado pelas informações! Irei verificar o roteiro para solicitar as certidões!


    Obrigado!

  • @NivaldoJr , se eram casados em Portugal, não tem problema algum. Mande o batismo da mãe e a certidão de casamento, ambos certificados.

  • @Leticialele, obrigado! Já irei solicitar as Certidões Narrativas então. Muito obrigado pessoal!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.