Próximos passos após registro

Olá, pessoal! Podem me ajudar?

Eu enviei os documentos anos atrás, mas junto da demora do processo com a pandemia acabei deixando de lado e parei de acompanhar, agora preciso retornar....

Envei e-mail perguntando sobre meu processo e a resposta do arquivo central foi:

"Tenho o prazer de o informar que o seu processo de nacionalidade já foi concluído e o respetivo registo lavrado sob o nº ....../2018/CRCentrais."

Apaguei somente os números do registro, hoje somente possuo essa informação sobre minha nacionalidade.

Isso significa que minha nacionalidade portuguesa já foi aprovada, correto? Então agora meus próximos passos seriam somente buscar fazer meus documentos junto do consulado aqui no Brasil? Somente com esse número de registro eu consigo emitir meus documentos?

Poderiam me dar uma luz sobre meus próximos passos?

Agradeço o suporte e ajuda de vocês!!

Comentários

  • editado January 2022

    @Victornatal Parabéns!

    Você deveria ter recebido o seu assento pelo correio, mas muitos se extraviam.

    Pode pedir outro pelo CivilOnline (€10 em 24h) em https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Se for casado, deve fazer a transcrição de casamento, para que a esposa passe a ter direito a nacionalidade, e para constar como casado em PT. (€120 no consulado de sua área, geralmente pelo correio em Santos ou no Rio)

    En seguida fazer seu Cartão do Cidadão, e o PEP (Passaporte), no consulado que atende a sua área. Tem que agendar, e só pode fazer presencialmente, para a biometria e assinatura.

    Se tiver filhos e/ou esposa, eles passam a ter direito a nacionalidade também. Se forem filhos menores é grátis.

  • @gandalf Obrigado, mago!!

    Sim, deve ter sido extraviado, fiquei muito tempo esperando por correio e nunca chegou, até eu enviar e-mail e me confirmarem o registro.


    Poderia me auxiliar no preenchimento do CivilOnline também? Se não for demais...

    Eu não possuo N° de ID Civil nem NIF, preenchendo apenas com meu nome completo, nascimento, esse número de registro, e nome dos pais já consigo o assento, correto? E com ele já posso agendar o cartão cidadão no consulado.

    Naturalidade eu coloco Brasil mesmo? Se sim, no local eu digito meu endereço ou é alguma outra informação em específico como cidade?

    Há chance de pagar os €10 e perder por falta de algum dado?


    Novamente, agradeço a ajuda!!!

    Espero após isso já agendar o cartão do cidadão pelo menos e seguir com o processo.

  • @Leticialele Muito obrigado!!! Tinha procurado mas não havia achado esse post explicando tudo! Agradeço demais

  • @Leticialele @gandalf

    Eu tinha (eu tenho) um NIF antes de entrar no processo de uma nacionalidade portuguesa. Preciso colocar o NIF no civil on-line ou deixá-lo em branco? Que tipo de certidao tenho que pedir para buscar o cc pela a primeira vez? obg e desculpe

  • @BoasAlmas , para pedir seu CC, tem que apresentar sua certidão portuguesa e um documento com foto (o Consulado de SP tem outras exigências). No requerimento, coloque o número do seu NIF e ele constará do seu CC

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.