Certidão de óbito

Como faço para localizar o assento de óbito do meu avo? Morreu no Brasil em 21.01.1988.

Nome: Luis Bento de Azevedo

Pai: José Bento António de Azevedo

Mãe: Maria Domingos Pedro Bamba

Agradeço qualquer informação

Comentários

  • meu avô era agricultor

  • Em que lugar do Brasil?

  • @Ferpirj

    Não tenho esta informação. O meu avó foi levado pelos portugueses de Angola em 1961 e nunca regressou.

    Encontrei este registo no family search https://www.familysearch.org/tree/person/details/9VHN-ZXD a coincidência de nome e o ano de morte faz crer que trata-se do meu avô.

  • @c_marlene

    Desculpe, mas para que vc precisa do óbito do seu avô?

    Ele, geralmente, não tem serventia em processos de nacionalidade.

    O 1961 mencionado seria 1861?

  • @guimoss

    A escrita esta correta, é 1961.

    O meu caso é de ex-colonia (Angola), estou a cogitar: o meu avô nasceu antes da independência de Angola (território português) e considerando que ele tenha saído do território antes da independia e nunca tenha voltado então conservou a nacionalidade portuguesa. O objetivo da certidão de óbito é para justificar esta sequência de acontecimentos, sendo necessária também o registo de entrada no Brasil.

    Trata-se de uma nuance que acho que vale a pena explorar.


    Na verdade existem as possibilidades abaixo:

    1. A minha avó paterna é filha de portuguesa, mas nas nossas buscas não encontramos os documentos da portuguesa, no caso minha bisavó, no assento de batismo da minha avó consta que os pais são naturais de Angola, mas os mais velhos da família dizem que ela era da "Metropole" expressão que usam para designar Portugal.
    2. Minha avó materna nasceu e morreu antes da independência de Angola, nunca tendo vivido no estado independente, conservou a nacionalidade, mas também não conseguimos localizar o boletim de óbito. Infelizmente com a guerra civil em Angola muitos registos perderam-se.
    3. A descrita acima do avó desaparecido, quando encontrei sem querer o registo do family search achei coincidência de mais, tenho consciência que pode ou não trata-se da mesma pessoa.

    Agradeço a vossa atenção e desculpem o jornal.

  • @c_marlene

    Sem problemas.

    O caso de ex-colônias mais recentes é mais complicado.

    Vc teria que ver a questão da nacionalidade dos envolvidos.

    Portugal considerava portugueses quem nascia em território nacional.

    Isso se enquadra a ex-colônias, enquanto colônias?

    É necessário a análise da Lei de Nacionalidade Portuguesa na sua atual versão ou, talvez aquela que a precedeu.

    Desejo sorte com o seu caso.

  • Obrigada @guimoss

  • @c_marlene

    Sem problemas.

    Se precisar de ajuda é só pedir.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.