Procuro ajuda para busca de certidão Brasileira do Espírito Santo no site SIAN

Boa tarde a todos, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, a buscar algum documento de minha avó no site SIAN, estou tentando achar a certidão de nascimento ( já tenho a de casamento e óbito da maninha avó).Gostaria de saber em qual pretoria, pode se encontrar algum documento de pessoa que nasceu no Espírito Santo, e se casou no Rio de Janeiro na 1 RCPN - Duque de Caxias- Av. Presidente Kenedy, 1436, loja H

Tentei ,no cartório aonde ela casou as habilitação de casamento ,no cartório da 1 Circunscrição de Duque de Caxias, eles falaram que as habilitações do casamento da minha avó, não existe mas no cartório. Quem poder e ajudar encontra a certidão de nascimento eu agradeço.

Dados da minha avó

Nome de solteira: Laura Luciana da Silva / Nome de casada: Laura da Silva Dias

Data de nascimento: 08/ 01 / 1956

Estado de nascimento: Espírito Santo - Mimoso do Sul

Filiação: Antônio Joaquim da Silva e Tereza Luciana da Silva

Comentários

  • @AEXANRE

    Realmente o estado do Rio de Janeiro cometeu esse incrível erro de deixar os cartórios queimarem as habilitações de casamento sem antes microfilmar tudo. Inacreditável, mas verdade.

    O SIAN só tem cópias de certidões do município do Rio de Janeiro; legado da época que ainda era capital federal e o Arquivo Nacional pegou essas cópias e depois continuou a fazer. Eles tem para nascidos no município até mais ou menos 1960. Eles tem algumas cópias de habilitação de casamento - mas em geral são bem mais antigas que a provável data que sua avó casou.

    O Family Search tem imagens de certidões para alguns distritos de Mimoso do Sul. Não estão indexadas, vai ter que "folhear" as imagens. Boa sorte!

    Mas já tentou direto no cartório de Mimoso? Se não foi um registro tardio, com essas informações que você tem, eles deveriam achar.

    https://www.familysearch.org/records/images/search-results?place=3056718&page=1

  • Boa noite

    Eu tenho tentado, enviando e-mail pra cartórios no Espírito Santo, e as respostas foram negativas, e no familysearch,eu achei somente a certidão de óbito da minha avó, minhas esperanças era nas habilitações de casamento dela, para encontrar a certidão de nascimento.

    Obrigado pela ajuda.

  • editado December 2021

    @AEXANRE

    Não sei se já sabia disso, mas muita coisa não está indexada por nome no Family Search. Então não aparece usando a função Pesquisa => Registros.

    É o caso desses arquivos em Mimoso. A única maneira de achar algo neles é olhando as imagens no link. Pode ou não estar lá.

    A família era originalmente de área rural, mais afastada da cidade? Nesses casos aumenta a possibilidade de um registro tardio. Aonde ela morou além de Mimoso e Duque de Caxias? Pode ter sido feito um registro tardio de nascimento nesses lugares.

    Sabe se ela casou na igreja? Pode tentar ver se tem algo lá. E também procurar o batismo dela, se for o caso.

    Ela tem irmãos? Já achou os registros deles? Pode dar uma pista de onde a família registrava os filhos.

  • Eu não sabia que era por imagens que eu poderia encontrar algum documento, no familysearch.

    Na certidão que tenho de minha avó, só diz que ela era da área de Mimoso do Sul , não tenho informação se era uma área rural.

    Depois Mimoso do Sul e de Duque de Caxias, minha avó se mudou para o Município de São Gonçalo ( estado do Rio de Janeiro ), onde ela viveu até seu falecimento. Eu não tenho nenhuma informação se ela casou na igreja.

    Minha avó teve irmãos mas todos falecidos.

    Como faço para pesquisar sobre esse registro tardio? Eu nunca ouvi dizer, só falta essa certidão de nascimento para eu começar o processo.

  • editado December 2021

    @AEXANRE

    Converse com as pessoas mais velhas da família para tentar saber o histórico de onde e quando moraram, onde se casaram etc. Tudo isso pode ajudar na busca da certidão.

    Se possível, tente ver com os descendentes dos irmãos de sua avó se eles tem as certidões de nascimento deles. Para saber onde foram registrados. E se foram registrados perto do nascimento ou mais tarde - um registro tardio. É uma maneira de saber como a família tratava esses assuntos na época. É só comparar a data de nascimento com a data que o registro foi feito. Olhe na da sua mãe ou pai, por exemplo.

    Registro tardio é quando os pais não registram a criança pouco depois de seu nascimento. Era muito comum no início do século XX e continuou assim em áreas mais distantes e rurais por bem mais tempo, Por isso a pergunta. Pois em 1956 isso já deveria ser bem mais raro em áreas urbanas (e próximas). Inclusive porque em algum momento escolas etc já deveriam exigir isso para matrícula. Sua avó foi escolarizada?

    Era ainda mais comum para mulheres, pois não "precisavam" - mulher tinha menos emprego formal "de carteira assinada" fora de casa. Muita gente só era registrada justamente para poder casar. Algumas pessoas até se "auto registravam" já como adultas. Se achar que é o caso da família, pode arriscar se foi feito em Duque de Caxias. Já achamos aqui no forum registros de nascimento feitos quando a pessoa tinha 20 ou mais anos de idade.

    Sempre melhor não ser um registro tardio, pois aí fica muito mais difícil saber quando foi feito. Pode ser a qualquer momento entre o nascimento e uma data bem distante no futuro.

    Já montou a árvore da família no Family Search? Se não, faça uma - mas inclua o maior número de parentes (inclusive irmãos de sua avó e seus descendentes) e datas de eventos (nascimento, casamento etc) que puder. Isso aumenta a chance do sistema achar elos com outras árvores ou documentos indexados. Numa dessas, aparece uma pista que te leva ao registro de sua avó. É como montar um quebra cabeças, cada peça nova ajuda a resolver o todo - especialmente em casos onde o mais "simples" (achar o nascimento em Mimoso) parece não estar dando resultado.

  • Eu tenho conversado com pessoas da minha família,eles ( as ),não sabe me responde sobre as coisas de minha avó. Os mais antigos da minha família não sabe me dizer se minha avó foi escolarizada.

    Os irmão da minha avó já são falecidos, eu consegui algumas informações sobre o registro de casamento da minha avó através de uma carteira de trabalho Que ela fez dia 11/ 03 / 1963,e nessa carteira de trabalho estar que ela era emprega doméstico. E nessa carteira de trabalho mostra que ela casou no 1° distrito de Duque de Caxias,então lá nesse cartório eu consegui a certidão de casamento dela. Meu pai nasceu em 1963 e no registro de minha avó estar 8 / 01 / 1926.

    A certidão de nascimento do português que tenho do arquivo diatral de Viseu é de 17 / 05 / 1861

    Eu fiz a árvore genealógica da família,e na árvore genealógica somente consegui encontrar uma certidão de óbito da minha avó. Mas continua na pesquisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.