busca de certidões em portugal

Boa dia, estou querendo informações para solicitar a certidão de nascimento e gostaria de orientações, pois mandei e-mails e algumas conservatorias me orientaram a procurar com a universidade de Coimbra , que ela estaria em posse desses livros , entrei em contato com coimbra e me informou que eles so tem registros de livros ate 1902, e que deveria buscar com a distrital , mandei email para registos.soure@irn.mj.pt, e nao me retornaram. fiz um pedido de busca no aquivo nacional torre do tombo, e ainda nao me retornaram. Gostaria de orientacoes para a busca dessa documentacao de onde buscar, sites, onde posso solicitar.

As informacoes que tenho são que eles nasceram em Portugal, Coimbra, Soure, e acredito que Casconho pois falavam muito desse lugar. sera que consigo com essas informacoes que tenho ?

Maria Augusta nascida em 07/06/1905

filha de Manuel Rodrigues e Maria da Conceição.

Casada com Jose Martins , em 14/04/1928, folha 57, registro 57, mage n° 1 na conservatoria de registro civil de Soures.

Jose Martins nascido em 24/06/1905

filho de Antonio Martins e Rosa da Conceição.

Comentários

  • editado December 2021

    @juanrial

    Casconho é um lugar na freguesia de Soure, concelho de Soure.

    Realmente, só os livros de batismo até 1902 estão no arquivo distrital (no caso é a Univ. de Coimbra).

    https://tombo.pt/f/sre09#BIRT

    Nesse caso, só mesmo a conservatória da freguesia de Soure que poderá lhe dizer aonde estão os livros de batismo entre 1902 e 1911.

    O email parece ser esse que você tem. Tente telefonar usando Skype, no horário comercial de Portugal.

    Outra ideia, como o casamento é de 1928 e a certidão já estará informatizada, é pedir pelo civilonline (custa 10 euros) a certidão de casamento e ver o que consta ali. Vai te dar certeza em que freguesia os noivos nasceram. Quem sabe o nascimento foi informatizado também.

    No mínimo, depois você vai poder encaminhar uma cópia dessa certidão de casamento para a conservatória certa e eles vão ter que achar os livros dos respectivos nascimentos.

  • CarlosASP Obrigado carlos, entao eu mandei a algumas conservatorias pq eu tenho um passaporte antigo da avó e umas inscrição no consulado portugues do RJ e a certião de casamento deles , todos antigos claro, e todas praticamente me orientaram a pedir na de Soures, a universidade de coimbra me informou que nao esta com os livro depois de 1902. eu tenho uma certidao deles antiga de casamento e foi em soures que aconteceu o casamento , entao eu acredito que tenham os registros deles tbm, so nao me respondem ao email, estou com dificuldade de me comunicar com essa conservatoria . vou tentar ligar e ver se consigo descobrir algo. pq ano achei um site para pedir a certidão com eles como de outras conservatorias.

  • @juanrial :

    CRC Soure - registos.soure@irn.mj.pt

    Palácio da Justiça - Rua São João de Deus

    3130-250 Soure

    Tel: 239 502 127

  • Marcus MatosMarcus Matos Member
    editado December 2021

    Boa tarde, graças ao fórum fiz a cidadania do meu pai (neto), a minha e agora está em andamento a da minha filha.

    Pois bem, agora estou tentando ajudar uma amiga a encontrar as certidões dos seus avós portugueses. Sua mãe é falecida a muitos anos, terá que dar entrada no processo como

    neta.

    O que sabemos é que seus avós a princípio vieram da Ilha da Madeira, não se sabe se vieram casados ou se casaram aqui.

    Os únicos documentos encontrados aqui são os da sua mãe, onde consta a filiação dela.

    Será possível encontrar tais documentos ?

  • @Marcus Matos , como é o nome do pai e sua filiação? Não constam na certidão de nascimento da mãe?

  • inicialmente pensei em ver se eles vieram casados de Portugal.

    ela ainda não tirou/não tem a certidão da mãe.

    o nome do pai dela (o avô ) é ANTÔNIO DE ALMEIDA casado com ALBINA MARIA DA SILVA.

  • editado December 2021

    @Marcus Matos

    Pelo RG, a certidão de casamento está no cartório em Nilópolis, livro 17B e folha 38V. Nela tem o nome dos pais e dos avós, datas, etc.

    Ainda vai precisar achar a certidão de nascimento dela, do pai, e do avós. Mas essa de casamento já é o começo da busca.

    Se não tem a certidão, terá que pedir uma em inteiro teor (digitada). Vale por 1 ano desde a emissão. Se encontrar o restante dos documentos do português a tempo, poderá usar essa certidão, para comprovar a mudança de nome. Faz parte dos docs necessários.

  • Ok. Vou providenciar. Obrigado

  • Opa! Existe a certidão de óbito da Albina e a certidão de casamento da mãe dela.


  • editado January 2022

    @Marcus Matos

    Deve ser a emigração do António e Albina

    ID 48868 / Albina Maria da Silva / ID Titular 436282 / António de Almeida / Mulher/ 19 / Feminino / Casado

    ID 436282 / António de Almeida / Santa Maria da Feira / Santa Maria da Feira / Manuel de Almeida / &bnsp; / Carpinteiro / 25 / Rio de Janeiro / Casado

    Talvez uma emigração do António, ainda solteiro, passaporte n°2067 https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314174 ...m0694.tif

    Registro do António, do passaporte, n°8 https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1190519 ...m0032.tif freguesia de Gião

  • @Kleber Silva Aguiar Boa tarde Kleber, são eles sim. Não sei qual o caminho que utiliza nas sua buscas, mas é fantástico! Agora buscaremos as outras certidões no Brasil. Já localizei a mãe dela é agora vou buscar a da própria solicitante. Mais uma vez obrigado.

  • Caro juanrial,

    Sou da terra dos seus avós, Casconho, penso saber quem são os seus primos.

    Abraço

  • @fabiordg

    @juanrial

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • Boa noite,

    Mais uma vez estou ajudando um amigo a localizar a certidão do seu pai ( falecido ).

    Eles não tiveram muito contato durante sua vida, no entanto, me enviou uma copia da certidão de óbito.

    Fazendo as contas com as informações na certidão, a data de nascimento informada pelo filho ( 20/03/1933) não coincidem com o documento, pois deveria ser em 1935 seu nascimento.

    Pois bem, as informações que possuo são:

    Nome: ANTONIO JESUS DE PINHO

    FILIAÇÃO: ANTONIO FERREIRA DE PINHO e ADUZINDA ROSA DE JESUS.

    Preciso localizar a certidão de nascimento do mesmo.

    Obrigado

  • @Marcus Matos

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:KC6J-CFP

    Peça no civilonline https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Indique freguesia e concelho de Oliveira de Azeméis Distrito de Aveiro, no campo informação adicional escreva que não tem certeza da freguesia.

  • Bom dia,

    Mais uma vez, muito obrigado Kleber!

    Abraço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.