É necessário retificar dados no assento de casamento antes da solicitação de transcrição?

Boa tarde!

Consegui concluir a maior parte das diligências dos documentos de meus antepassados para instruir um processo de atribuição de cidadania a meu pai, neto de português. Algumas pessoas aqui no fórum me informaram que seria necessário, uma vez que meus bisavós são ambos portugueses, promover a transcrição do matrimônio, que ocorreu no Brasil.

Infelizmente, ao buscar informações junto ao cartório, verifiquei que há várias informações incorretas as mais relevantes são as seguintes:

• Sobrenome de meu bisavô (patronímico) está grafado errado, Balthasar, quando o correto seria BalthaZar (pelo assento de batismo)
  • Prenome de minha bisavó está incompleto. O nome no assento de batismo é Maria Joaquina, mas consta só como Maria no assento de casamento.
  • Nacionalidade de ambos consta como brasileira.
  • Aparentemente a data de nascimento de minha bisavó aparentemente também está incorreta (acho que consta como 18 anos e na verdade eram 17 anos)

Vamos às dúvidas:

É necessário promover a transcrição antes de pedir a atribuição de nacionalidade? Ou ambos os processos poderiam ser feitos simultaneamente? Caso não possam, alguém tem ideia de quanto tempo demora o processo de transcrição?

Vi que seria necessária uma Certidão em Inteiro Teor do assento de Casamento, mas li algo também sobre uma escritura de pacto antenupcial. Eles casaram em 1904. Isso seria realmente necessário?

Acaso a transcrição do casamento é a averbação nos assentos de batismo? Seria essa a lista necessária para a transcrição/averbação?

Em tempo, disponho dos assentos de batismo de ambos os nubentes (meus bisavós).

Agradeço quaisquer informações que puderem ser compartilhadas.

Comentários

• wolvswolvs Member
    editado December 2021

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.