Documentos e Transcrição do Casamento

Pedro_GraçaPedro_Graça Member
editado December 2021 em Dúvidas básicas

Boa Noite,

Estou ajudando minha avó a conseguir a nacionalidade portuguesa. Antes de entrar na lista de documentos, existe uma parte falando de transcrição do casamento, a qual me deixou confuso.

A mãe e o pai da minha avó, são portugueses e se casaram no Brasil.

Eu solicitei junto a universidade de coimbra a certidão de nascimento da mãe da minha avó (não tenho dados suficientes para encontrar o pai). No livro de batismo da mãe da minha avó, além do assento de nascimento, também consta o assento de óbito e o assento de casamento. Isso significa que já foi transcrito ? Preciso solicitar junto a universidade, certidões de casamento e óbito também ?

Com essas certidões de Portugal (nascimento, casamento e óbito) da mãe da minha avó. E a certidão de nascimento e o passaporte da minha avó, devidamente apostilhada e atualizados, já teria todos os documentos necessários para solicitar a cidadania ?

Minha avó é viúva, preciso dos documentos do meu avô também para o processo ?

Abraço

Comentários

  • @Pedro_Graça , se o casamento está averbado no assento de batismo, significa que o casamento já foi transcrito em Portugal, não precisa fazer nada. Basta mandar o assento de batismo certificado pelo Arquivo,

    Da sua avó, só precisa mandar a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada e cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade em qualquer Cartório de Notas. Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Se sua avó tem mais de 85 anos, tem que mandar prova de vida, feita no Consulado ou em cartório.

    Não precisa dos documentos de seu avô no processo.

    No entanto, se sua avó mudou o nome após o casamento, mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e na identidade.

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto .

  • @Leticialele

    Leticia

    Quando os bisavos são portugueses, mas se casaram no Brasil. (ja foi localizada as certidões de batismo dos dois)

    E O bisneto quer fazer a cidadania da mãe( neta dos portugueses por linha paterna)

    Pergunta - É obrigatório a Transcrição do casamento feito no Brasil?

  • @VMS , sim, quando os dois são portugueses, a CRCentrais exige a transcrição do casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.