Cartorio 8 RCPN diz que certidão não esta com eles

Boa noite, alguém poderia me ajudar por gentileza? Busco a certidão de nascimento do meu avô, que nasceu em 1919 como consta no link ...

Quando solicito a emissão da certidão, eles se negam.

Me ajudem, qual procedimento devo tomar, pois sei que está lá e é pura má vontade.

Comentários

  • @odiegonunes

    Leve uma cópia impressa dessa imagem.

    Passe o número do livro (195), a página (85 verso), o número do registro (2065) e data do registro (06/09/1919).

    Com isso,não vejo como eles dizerem que não está lá. Ou eles tem que dar alguma explicação para não estar lá,

  • @odiegonunes , vá ao Cartório e, de lá, telefone para a Corregedoria. O número tem que estar em local visível no Cartório. Faça isso ostensivamente, dizendo a eles que não resta outra alternativa!!

  • @odiegonunes

    Outra opção seria pedir a certidão em outro cartório.

    Vc já tem todas as informações e como o seu avô não deve ser o Requerente, a certidão pode ser a de INTEIRO TEOR DIGITADA, que é emitida em qualquer cartório de Registro Civil.

    Escolha o mais próximo da sua residência que seja habilitado para fazer o apostilamento de haia e o reconhecimento de firma por autenticidade, necessário para o formulário 1C ou 1D.

    Abraços

  • @odiegonunes ,


    O registro era da 5° Pretoria em 1919, quando o Eduardo nasceu. Os arquivos foram divididos entres as 7° e 8° RCPN. Antes de acionar a Corregedoria, consulte a 7° RCPN.


    http://www.cbg.org.br/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/

  • Freguesia do Engenho Velho é o 8RCPN, não tem dúvida.

  • @odiegonunes , conheço bem esse cartório do 8 RCPN e posso afirmar, sem medo de errar, que é o pior cartório do Rio de Janeiro. As pessoas que trabalham lá são pernósticas e grosseiras. Tem que falar com eles à altura.

  • @diegonunes solicite uma busca via e-mail, nem sempre os escreventes são os mesmo, solicitei uma busca nesse cartório por e-mail, no mesmo dia me responderam informando que a Freguesia do Espírito Santo pertence ao 7° RCPN. Acredito que vale a pena pagar de novo e ter uma nova tentativa via e-mail.

  • Se o documento for para fins de solicitar a cidadania portuguesa, verifique o seu direito antes, pois pode acabar não valendo a pena o gasto. Se for para outros fins, solicitei uma busca ao cartório via e-mail, custa por volta de R$ 35,00, forneça os dados, cópia do livro e aguarde a resposta, acredito que terá grande chance deles informarem que encontraram o registro, mesmo que já tenha todos os dados, peça a busca, evitar conflitos é a melhor solução se tratando de documentos dessa importância.


    Para fins de cidadania portuguesa, pelo que entendi, seu avô nasceu no Rio de Janeiro, seus bisavós são portugueses, se for essa mesma a linha, você não tem direito, porém caso seu avô tenha pedido a cidadania portuguesa, você tem direito.

  • Obrigado a todos que responderam, todos mesmo.

    Fiz a solicitação via email com o meu email do trabalho, onde sou advogado, e por incrível que pareça, só de constar no email Adv. eles me trataram muito melhor, até por que na mensagem eu falei com um tom de que se não ajudassem, iria ligar pra corregedoria.

    Por fim, acharam a certidão e eu já fiz a solicitação.


    @Bruno2020 , sobre ter o direito a cidadania, o meu pai é o neto do português, o processo é pra ele, assim o direito não foi perdido. Só daqui 3 anos, quando o dele for concluido, farei o meu. Agradeço.

  • Obrigado a todos que responderam, todos mesmo.

    Fiz a solicitação via email com o meu email do trabalho, onde sou advogado, e por incrível que pareça, só de constar no email Adv. eles me trataram muito melhor, até por que na mensagem eu falei com um tom de que se não ajudassem, iria ligar pra corregedoria.

    Por fim, acharam a certidão e eu já fiz a solicitação.


    @Bruno2020 , sobre ter o direito a cidadania, o meu pai é o neto do português, o processo é pra ele, assim o direito não foi perdido. Só daqui 3

  • @odiegonunes , eles morrem de medo da Corregedoria. Não sei o motivo de serem tão incompetentes e pernósticos.

  • @Leticialele pois é, não dá pra enteder a má vontade de fazer o mínimo das obrigações deles. Obrigado pela ajuda, sou muito grato.

    Não perdendo a oportunidade, me tira uma dúvida se souber.

    Bom dia gente, uma dúvida que acabou de me surgir. 


    Meu avô nasceu em 1919, filho de ambos os pais portugueses.

    Quando tinha 8 anos, os pais voltaram pra Portugal e morreram lá.

    Meu avô voltou pro Brasil com 17 anos e seguiu a vida aqui.

    Será que existe a mínima possibilidade dele ter sido naturalizado lá enquanto criança. Naquela época existia a mínima possibilidade disso acontecer.

    É só uma dúvida mesmo, pra desencargo de consciência.

  • @odiegonunes , creio que só conseguirá tirar a dúvida se pedir uma certidão pelo civil online. Não há dados, a partir de abril de 1911, online para serem pesquisados.

  • @Leticialele acabei de tentar solicitar a certidão lá, mas tem mais de 100 anos.

  • @odiegonunes

    É assim mesmo. Coloque uma data de nascimento fictícia, menor que 100 anos como 1929, e no campo de informações adicionais descreve a data correta. Eles sabem que é assim, e a pessoa que lê o pedido fará a busca com a data correta.

  • @gandalf , obrigado por responder.

    No caso, se eles não acharem nenhuma certidão, o valor é estornado? Ou eu perco o valor que paguei?

  • @odiegonunes

    dizem que demora mas devolvem. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248196/#Comment_248196

    se eu disser que não devolvem, mudaria alguma coisa pra você? um jeito garantido de evitar gastar €10 é não pedir a busca do assento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.