Documentos necesarios

Procurando na internet encontrei muita desinformação a cerca do assunto. Recebi uma mensagem sobre os documentos necessários para entrada no processo de cidadania:

Cópia repográfica e de inteiro teor da certidão de nascimento;

Cópia da identidade ou do passaporte autenticadas;

Todos os documentos precisam ser apostilados e emitidos a menos de 6 meses.


Mas o que me intrigou, é que tem uma observação:

Pais não casados entre si, um português e o outro estrangeiro, deverá apresentar certidão de nascimento do progenitor brasileiro emitida há menos de 6 meses. Deverá ter sinal público.

Gostaria de entender, quais documentos eu realmente preciso.

O detalhe é que o documento que eu recebi, se quer fala do documento do progenitor português.


Eu não fui pessoalmente no consulado e não consigo entrar em contato via telefone. Caso alguém tenha feito recentemente o processo, ou tenha feito em Salvador, por favor, preciso entender a necessidade do documento de meu progenitor brasileiro. Preciso dos documentos dos dois progenitores mesmo? É real essa necessidade?


Obrigado pela ajuda e atenção!

Comentários

  • @Alves2 , para que fazer o processo através do Consulado?

    Mande os documentos para o Arquivo Central do Porto e, em cerca de 6 meses, será português!

    Quem foi o declarante do nascimento do filho? Pai/mãe português(a)?

    A documentação básica é:

    Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer Cartório de Notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do e-mail que encaminha o formulário;

    Certidão do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Cópia simples da certidão de nascimento do pai português.

    Envie tudo, preferencialmente por DHL, para

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @Alves2

    Só pra reforçar o que foi dito acima, a nacionalidade feita direto em Portugal é muito mais simples, rápido, e sai mais barato.

    Se fizer pelo consulado também pode, mas é um outro encaminhamento, pedem mais documentos, e geralmente demora mais.

    Siga o roteiro acima e vai se dar bem. Como ela disse, apenas verifique se o português foi o declarante na sua certidão antes de 1 ano, ou se o casamento já foi registrado em PT. Caso contrário informe aqui para receber + instruções.

  • Quem foi o declarante do nascimento do filho? Pai/mãe português(a)?

    Pai brasileiro.

    Nesse caso, eu preciso transcrever o casamento antes de dar início ao processo?

    O nome do meu avô paterno está Dio(J)enis na minha certidão nascimento e na certidão de casamento está Dio(G)enis. Preciso retificar isso antes de dar entrada no processo?

  • @Alves2 , terá que transcrever o casamento.

    Diójenes = Diógenes, não há o que retificar.

  • @Alves2

    Nesse caso o casamento feito no BR tem que estar transcrito em PT. Só se transcreve uma vez, e se estiver, aparece como uma anotação no assento de batismo do português.

    Se não tem a anotação é porque ninguém fez ainda, e seu pai, sua mãe (ou você) terá que fazer. No consulado do Rio (RJ e ES) ou de Santos (SP e MS), ou BH (MG), ou Brasília. Se seu pai more em outro estado, tem que consultar o consulado sobre isso, e quanto tempo demora.

    Esses ai mencionados fazem em 3 semanas, ou menos. Custa €120 mais os documentos, que são devolvidos ao final. Veja o site do seu consulado para detalhes. Varia ligeiramente de um consulado para outro.

  • Muito brigado pelas respostas.

    No meu caso, minha mãe é divorciada. Ainda sim é preciso fazer a transcrição do casamento?

    Caso o progenitor brasileiro esteja desaparecido, como eu consigo os documentos necessários para transcrição do casamento?

    No meu caso, não faço ideia de como dar andamento no processo de nacionalidade por causa dos documentos necessários do progenitor brasileiro. Não tenho referência nenhuma dos documento do progenitor brasileiro e não faço ideia de como conseguir os documentos (não sei a cidade de nascimento, nem o provável cartório de registro).

    Eu já sou maior de idade, isso muda algo?

    Existe outra maneira de conseguir dar entrada no processo sem os documentos do progentor brasileiro?

    *na minha certidão de nascimento consta que minha mãe mudou de nome ao se casar.

  • Pessoal, me desculpe se as minhas dúvidas já estão respondidas porém ainda fiquei com algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar, agradeço!

    Sou Filho de Português e meu Pai tirou a cidadania faz 1 ano, o documento que tenho é o Assento de Nascimento do meu Pai que tirou a cidadania e já tirei os documentos abaixo.... só falta o formulário 1c.. tem mais alguma coisa?

    Documentos e passos para tirar a certidão - É isso mesmo?

    1-Cópia Reprográfica da certidão de nascimento - Apostilada

    2-Certidão de Inteiro Teor da certidão de nascimento - Apostilada

    3-RG Autenticado e Apostilado

    4-Cópia simples da certidão de nascimento do pai português 

    (Eu tenho o documento de Assento de Nascimento do meu Pai que tirou a cidadania ano passado é isso??)


    5-Formulário 1C - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C 

    Valor de 175 euros  impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer Cartório de Notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumento

    (Tem alguma orientação a ser feita aqui para preencher este formulário ou onde tem alguma explicação?)

    6-Enviar por DHL, para: Arquivo Central do Porto - Rua Visconde de Setúbal, nº 328 - 4200-498 – Porto

    (Tem alguma orientação a ser feita aqui neste envio? ou é simplesmente chegar no correio e pedir para enviar par o Arquivo central?)

    Obrigado

  • @marcosrandrade77 :

    Documentos e passos para tirar a certidão - É isso mesmo?

    1-Cópia Reprográfica da certidão de nascimento - Apostilada Correto

    2-Certidão de Inteiro Teor da certidão de nascimento - Apostilada Não é necessário

    3-RG Autenticado e Apostilado Pode ser RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos.

    4-Cópia simples da certidão de nascimento do pai português  Correto

    (Eu tenho o documento de Assento de Nascimento do meu Pai que tirou a cidadania ano passado é isso??) Sim


    5-Formulário 1C - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C 

    Valor de 175 euros impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer Cartório de Notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumento

    (Tem alguma orientação a ser feita aqui para preencher este formulário ou onde tem alguma explicação?) Pode consultar aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    6-Enviar por DHL, para: Arquivo Central do Porto - Rua Visconde de Setúbal, nº 328 - 4200-498 – Porto

    (Tem alguma orientação a ser feita aqui neste envio? ou é simplesmente chegar no correio e pedir para enviar par o Arquivo central?) Basta chegar na loja da DHL , levando documento com foto (exigido por ser envio internacional) e dar o endereço. Eles fornecem o envelope e fazem a etiqueta. Ache uma loja próxima - https://locator.dhl.com/

    Boa sorte!!

  • Alguém pode me ajudar?

    No meu caso, minha mãe é divorciada. Ainda sim é preciso fazer a transcrição do casamento?

    Caso o progenitor brasileiro esteja desaparecido, como eu consigo os documentos necessários para transcrição do casamento?

    Eu já sou maior de idade, isso muda algo?

    Existe outra maneira de conseguir dar entrada no processo sem os documentos do progentor brasileiro?

  • @Alves2 , se foi seu pai o declarante do seu nascimento, sim, precisa transcrever o casamento de seus pais. Homologar o divórcio só precisa se sua mãe desejar.

    Do seu pai, só vai precisar da certidão de nascimento para transcrever o casamento com sua mãe. Para isso, não precisa dele. Pode pedir no Cartório do RCPN onde ele foi registrado.

  • @Alves2

    Você sabe qual é o cartório? Na certidão de casamento de sua mãe você encontra dicas de onde localizar a certidão de seu pai.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.