[Dúvidas processo de neto]

gperbsgperbs Member
editado December 2021 em Dúvidas básicas

Galera, boa noite!

Estou dando entrada no processo de neto para meu avô e tenho algumas dúvidas:

  1. o primeiro post desta página esta atualizado? Pois no site do consulado diz que deve enviar certidão do requerente em Inteiro Teor e fotocópia, mas aqui recomenda apenas fotocopia. (link : https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1)
  2. Estou fazendo o processo para meu avô. Na certidão da minha bisavó (brasileira), consta o pai português (meu trisavô) como declarante. Porém o meu avô foi declarado por um irmão da minha bisavó, e não pelos seus pais. Isso pode representar um problema? Se sim, como contornar?
  3. Por ser brasileiro, não é mais necessário enviar cópia do diploma de ensino fundamental ou instituição de ensino?
  4. meu avô tem 82 anos. Já li que precisa fazer prova de vida, e já li que só se for pedido pelo processo. O que sugerem?

Muito obrigado

Comentários

  • @gperbs :

    1. o primeiro post desta página esta atualizado? Pois no site do consulado diz que deve enviar certidão do requerente em Inteiro Teor e fotocópia, mas aqui recomenda apenas fotocopia. (link : https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1) A certidão do Requerente a ser enviada tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada. APENAS se a cópia estiver ilegível é que se manda uma certidão inteiro teor digitada (não precisa apostilar) para facilitar a leitura pelo Conservador.
    2. Estou fazendo o processo para meu avô. Na certidão da minha bisavó (brasileira), consta o pai português (meu trisavô) como declarante. Porém o meu avô foi declarado por um irmão da minha bisavó, e não pelos seus pais. Isso pode representar um problema? Se sim, como contornar? Seus bisavós, pela legislação brasileira, que é a que deve ser seguida, são considerados, juridicamente, como pai e mãe de seu avô, se constam como pais na certidão. Para a legislação brasileira, não importa quem é o declarante - pai e mãe são os que constam na certidão. Não há necessidade de fazer nada.
    3. Por ser brasileiro, não é mais necessário enviar cópia do diploma de ensino fundamental ou instituição de ensino? Não é necessário. O domínio do idioma português é presumido.
    4. meu avô tem 82 anos. Já li que precisa fazer prova de vida, e já li que só se for pedido pelo processo. O que sugerem? O ideal é mandar a prova de vida. Se há algum Consulado na sua cidade, leve-o lá para assinar o Formulário 1D na frente do funcionário designado. Serve como prova de vida. Se não há Consulado, faça em qualquer cartório de notas e apostile .

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado pela ajuda de sempre @Leticialele . Grande abraço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.