Certidão de Nascimento PT - Difícil de Encontrar

@Kleber Silva Aguiar

Bom dia!

Gostaria de solicitar sua ajuda, se possível, para uma pesquisa.

Já fizemos várias tentativas para encontrar a certidão de nascimento da Engracia (portuguesa, avó da minha amiga Marize), inclusive através do civilonline. Os parentes não sabem qual foi a freguesia do nascimento. Já tivemos ajuda, foi encontrado o registro de estrangeira no "familysearch", porém, não consta nada sobre a freguesia.

Nome: Engracia

Nascimento: 05/11/1912

Mãe: Laura Rosa de Souza;

Pai: Nestor Rosa Gião

Muito grato.

@Luiz marques

Comentários

  • @Luiz marques

    Boa tarde,

    A sua amiga teve uma resposta negativa do civilonline ou ela não conseguiu fazer o pedido?

    Possíveis parentes do bisavô. A maioria é de Santo Tirso:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    20637 Manuel Carneiro Gião Santo Tirso Porto Joaquim Carneiro Gião Amélia Carneiro Dias Empregado Comercial 16 Rio de Janeiro Solteiro

    21823 Álvaro Carneiro Gião Santo Tirso Santo Tirso Joaquim Carneiro Gião Amélia Dias Empregado Comercial 17 Rio de Janeiro Solteiro

    31164 António Dias Gião Santo Tirso Porto Joaquim Carneiro Gião Amélia Carneiro Dias Empregado Comercial16 Rio de Janeiro Solteiro

    53046 Manuel Carneiro Gião Santo Tirso Sem Indicação Joaquim Carneiro Gião Amélia Carneiro Dias Empregado Comercial 34 Rio de Janeiro Viúvo

    100599 António Carneiro Gião Santo Tirso Porto Manuel Carneiro Gião Elvira Carneiro Rosas Lavrador16 Rio de Janeiro Solteiro

    235581 Manuel Carneiro Gião Santo Tirso Porto Manuel Carneiro Gião Elvira Carneiro Rosas Lavrador 14 Rio de Janeiro Solteiro

    239018 Abel Monteiro Alijó Alijó Vicente Monteiro Gião &bnsp; Tamanqueiro 40 Rio de Janeiro Solteiro

    259876 Eduardo Adelino da Silva Gião Santiago do Castelo ?Santiago do Castelo Feliciano da Silva Gião Adelaide Augusta Proprietário 72 Espanha Casado

    415365 José Carneiro Gião Santo TirsoSanto Tirso Manuel Carneiro Gião Elvira Carneiro Rosas Trabalhador 17 Rio de Janeiro Solteiro

    422927 Luzia Carneiro Gião Santo Tirso Santo Tirso Joaquim Carneiro Gião Amélia Dias Costureira 19 Rio de Janeiro Solteiro

    Espero que ache quem procura

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @Luiz marques

    Gião também é uma freguesia dos Concelhos de Vila do Conde (Distrito do Porto) e Vila da Feira (Distrito de Aveiro).

    Como o nascimento se deu em 1912, eu sugiro a busca pelo casamento, de 1911 para trás, no site do Arquivo da Torre do Tombo.

  • @guimoss

    Muito obrigado pela ajuda.

    A solicitação feita no civilonline foi certa; dissemos que poderia ter sido em Cascais e nas observações colocamos que não tínhamos certeza da Freguesia e a data de nascimento correta - visto que ela nasceu há mais de 100 anos (dica do Forum).

    a) O civilonline encaminhou para o Arq. de Cascais - disseram que não acharam nada; b) a família achou a certidão de óbito da Engracia que dizia que ela era de Coimbra - informamos Cascais e solicitamos que eles enviassem a solicitação para Coimbra; eles disseram que enviaram e que Coimbra também não achou nada.

    Posteriormente o civilonline informou, por e-mail, que a solicitação foi recusada, porém, mesmo após perguntado, mais de uma vez, não respondem se vão devolver os 10 euros.

    Desde o dia 15/12, através do Arquivo da Torre do Tombo, solicitamos pesquisa com os dados da Engracia, nascimento 05/11/1912; mãe: Laura Rosa de Souza; Pai: Nestor Rosa Gião - até hoje nenhuma resposta.

    Grato.

    @Luiz marques

  • @Luiz marques

    Deixe todos os dados que vc tenha de parentes, locais de residência e descendentes.

    Com sorte alguém acha algum parente e nessa certidão vem a localidade correta.

    Esse link tem informações que ajudam na busca:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas

    Abraços

  • @Luiz marques

    Bom dia,

    Encontrei a certidão de um filho da Engrácia. Nela constam as seguintes informações:

    1) A mãe nascida em COIMBRA;

    2) Diz que o declarante foi o avô materno. Eu também procuraria pelo pai dela. Com isso, é provável que ela tenha vindo com família;

    A certidão:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8S-J34M-H?cc=2765317

    Também encontrei o cartão de imigração dela. Tem as seguintes informações:

    1) Ela era casada;

    2) A viagem aconteceu em 1943;

    O cartão:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89F9-4WGK?i=600&cc=2140223

    Eu sugiro que a sua amiga faça uma busca pelo Arquivo Distrital de Coimbra pelo passaporte português, pois ele terá a naturalidade e o processo da emissão poderá ter o assento de batismo.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Muito grato por toda a ajuda.

    Têm algumas coisas que não batem.

    Foi encontrada a certidão de casamento da Engracia - casamento realizado em 06/12/1933, Ribeirão Preto, SP - com Dolivar Martines (nascido em 08/08/1910 - em Ribeirão Preto/SP).

    Estranho - a Engracia nasce em 05/11/1912 em Portugal, vem para o Brasil solteira (criança), casa em 06/12/1933, depois volta para Portugal casada, e depois volta ao Brasil em 1943? Um pouco confuso.

    Vou continuar procurando.

    Muito obrigado.

    @Luiz marques

  • @Luiz marques , @guimoss

    Em 1943, foi feito o registro de estrangeiro que havia sido intituído por volta de 1938 +-.

  • @Luiz marques

    O @Guilherme Moreira está certo.

    Esse documento é o registro do estrangeiro. Não houve uma segunda viagem.

    Mas o resto está correto. Se veio como criança, deve ter sido junto com os pais.

    Obs: vc não precisa se marcar nas suas mensagens. Marque apenas quem você quer que receba a mensagem.

    O filho da Engrácia é descendente em linha reta da sua amiga?

    Há mais algum parente da Engracia ou do nestor que vc conheça?

    Boa sorte!

  • @Luiz marques

    Eu sugiro uma busca nas listas de passageiros do PORTO DE SANTOS, que se encontram no SIAN do Arquivo Nacional.

    E tb nos registros católicos da região. Os livros religiosos possuem mais informações que os civis, em regra.

  • Boa tarde!

    Sou neta de portugueses que se casaram no Brasil. Apesar de todos os meus esforços, só consegui localizar a certidão de minha avó e talvez nem seja possível encontrar a certidão de batismo dele. Alguém poderia me dizer se posso requerer minha nacionalidade só com com a certidão de minha avó?

    Desejo um felicíssimo 2022 a todos!

  • @MariaMFP , se os dois avós são portugueses, terá que transcrever o casamento e, para isso, precisará da da certidão do avô.

    Talvez haja uma chance se sua avó foi a declarante do nascimento do filho(a)

  • @Leticialele , obrigada por responder. Foi meu avô o declarante do nascimento da filha (minha mãe, já falecida).

    Eu tenho quase todos os documentos, inclusive o passaporte dele. Só não consegui a certidão de batismo, mesmo tendo solicitado pesquisa ao Arquivo Distrital do local onde nasceu, em 1887 (Carrazeda de Ansiães, Bragança).

    O nome dele era DANIEL FONSECA, nascido em 20/01/1887, filho de Apolinário e de Ana Fonseca.

    Se a certidão não aparecer, como posso suprir essa ausência?

  • @MariaMFP , peça a reprodução do passaporte dele, para ser descarregada pela web, ao AD de Bragança OU busca da certidão de nascimento na Freguesia de Lavandeira, Concelho de Carrazeda de Ansiães - Bragança. Os registros de batismo não estão online. http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1291404

  • Prezada Letícia, mais uma vez obrigada por responder. O passaporte dele eu já tenho e já fiz dois pedidos de pesquisa, um de informação e outro de reprodução, nos anos de 2020 e 2021, todos sem sucesso. Não sei se os livros estão com algum problema, ilegíveis talvez. Mas vou fazer mais um pedido de pesquisa.

    • @Leticialele , mais uma vez obrigada por responder. O passaporte dele eu já tenho e já fiz dois pedidos de pesquisa, um de informação e outro de reprodução, nos anos de 2020 e 2021, todos sem sucesso. Não sei se os livros estão com algum problema, ilegíveis talvez. Mas vou fazer mais um pedido de pesquisa.



  • @MariaMFP , mande um email para a CRC de Carrazeda de Ansiães, perguntando se têm o processo de passaporte, porque neste processo tem a transcrição do assento de batismo.

    Pergunte, também, onde estão os livros de Lavandeira, de 1887. Eles têm que responder!!

    O e-mail é registos.cansiaes@irn.mj.pt

  • @Leticialele , obrigada pela informação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.