Procedimentos anteriores ao Envio a conservatória - Caso Particular
Prezado(a)s,
Estou precisando de ajuda para o envio dos documentos a conservatória.
Meu caso é o seguinte.
Estou pedindo pelo meu avô.
O avô dele nasceu no Brasil em 1877 antes dos registros civis. Encontrei a certidão de batismo dele na igreja da Candelária.
A Avó dele nasceu em Portugal em 1900 em Lamego. Pedi uma certidão para o distrito de Viseu e obtive uma certidão virtual.
Dúvida 1 - O documento necessário do Arquivo Distrital de Viseu é a certidão? Precisa ser em Papel?
Dúvida 2 - Vou até a curia Metropolitana do Rio de Janeiro pedir um documento comprovando a certidão de batismo que será autenticada e apostilada. Esse documento basta?
Dúvida 3 - A certidão de casamento a ser transcrita é de 1909 e não consta alteração do nome de solteiro para casado (dela). Precisa fazer alguma coisa na certidão de casamento ou somente a de inteiro teor mesmo não existindo essas informações basta?
Dúvida 4 - O sobrenome dele na certidão de batismo está ˜D`Almeida˜ e no de casamento está ˜de Almeida˜ Isso seria considerado um erro?
Antes de tudo obrigado.
Comentários
@RodrigoCabral :
Dúvida 1 - O documento necessário do Arquivo Distrital de Viseu é a certidão? Precisa ser em Papel? Sim, tem que ser em papel, assinado e com carimbo!! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Dúvida 2 - Vou até a curia Metropolitana do Rio de Janeiro pedir um documento comprovando a certidão de batismo que será autenticada e apostilada. Esse documento basta? Sim
Dúvida 3 - A certidão de casamento a ser transcrita é de 1909 e não consta alteração do nome de solteiro para casado (dela). Precisa fazer alguma coisa na certidão de casamento ou somente a de inteiro teor mesmo não existindo essas informações basta? Basta a certidão de casamento inteiro teor. No Brasil, até 1967, era obrigatória a adoção do sobrenome do marido pela mulher.
Dúvida 4 - O sobrenome dele na certidão de batismo está ˜D`Almeida˜ e no de casamento está ˜de Almeida˜ Isso seria considerado um erro? Não é divergência. É livre a colocação e retirada de partículas de ligação.
uau! Essa foi rápida. Muito obrigado @Leticialele !
@Leticialele , por favor, uma informação. Hoje, fui ao arquivo da Cúria do Rio de Janeiro. Ao pedir a declaração do batismo foi me perguntado se era inteiro teor Narrativa ou reprográfica. Se tratando da documento que comprova o nascimento do Brasileiro para a transcrição de casamento. Qual o documento correto?
@RodrigoCabral
Dúvida 2 - Vou até a curia Metropolitana do Rio de Janeiro pedir um documento comprovando a certidão de batismo que será autenticada e apostilada. Esse documento basta?
Desculpa, eu não entendi a finalidade desse documento.
É o batismo da nubente, nascida antes da criação do registro civil?
Se for o caso, peça a narrativa (=inteiro teor digitada).
Abraços.
@guimoss ,
A questão é exatamente essa que você pensou. Estou buscando o registro de batismo do nubente Brasileiro que nasceu em 1877, antes dos registros civis. Assim, vou utilizar a certidão de batismo como registro de nascimento. Obrigado pela resposta. vou pedir a narrativa.
Abraço.
@RodrigoCabral
Eu acho que vc tem que reconhecer a firma do padre/paroco, etc...
Acredito que nesse caso seja por semelhança, ao contrário de quando é a a assinatura de um Requerente (atribuição, Aquisição, Transcrição) que é por autenticidade.
Pergunte em qual cartório a autoridade religiosa tem firma aberta e leve lá e aposile o documento.
Guarde sempre uma cópia.
Marquei a @Leticialele , caso eu esteja enganado.
Boa sorte!
@RodrigoCabral
Ao pedir a declaração do batismo foi me perguntado se era inteiro teor Narrativa ou reprográfica. Se tratando da documento que comprova o nascimento do Brasileiro para a transcrição de casamento. Qual o documento correto?
E uma "declaração de batismo" não é o que vc procura. O que vc quer é o BATISMO EM REPRODUÇÃO EM INTEIRO TEOR DIGITADA (=NATRATIVA).
Desculpe-me se o que eu disse era o que vc quis dizer.
Boa sorte!
´@RodrigoCabral , o @guimoss está correto.
Tem que pedir uma certidão de batismo inteiro teor digitada, com a assinatura do pároco reconhecida por semelhança e apostilada.
Obrigado pessoal pelas informações!