urgente sobre cartao cidadao

Bom dia.
Meu filho conseguiu a atribuição portuguesa vou 2 feira com ele no consulado de portugal em Sao paulo , para pegar a certidao dele 
portuguesa mas infelismente não posso esperar o prazo de 20 dias para o pedido e entrega do cartao cidadao, alguem sabe me informar 
se com a certidao do consulado portugues de sao paulo eu indo para portugal consigo fazer o pedido em portugal direto pois la o prazo e menor e ele precisa disso para poder pedir o passaporte motivo profissional por isso e que estamos com muita pressa precisa ate o fim do 
mês.
dri

Comentários

  • Pode fazer em Portugal sim, mas.......não é tão simples assim, vais precisar de um contribuinte residente lá para ir com vcs para tirar-lhe o NIF, somente após isso podes ter o CC, meu tio esperou dias devido a burocracia lá.

    Ele estava bem no interior.

  • Nao entendi sobre este NIF pois eu ja tenho o cartao cidadao e nao consta numero de NIF e quanto o motivo profissional e que ele e jogador
    e a janela fecha agora no final do mes agosto. E pelo consulado de Protugal em sao paulo não vai dar tempo para o passaporte chegar .
    dri
  • Ele vai precisar do NIF, é o número de contribuinte ( como o CPF ) sem ele não se pode fazer nada em Portugal, como abrir conta, ser contratado por alguém, etc.

    Esse número é gerado apresentando o Cartão Cidadão, e alguma pessoa q viva lá q se´ja contribuinte terá de ir junto pra tirar com vcs nas finanças.

    Agora se for tirar a 1º via do cartão Cidadão, primeiro terá de providenciar o NIF para após isso ser gerado o Cartão Cidadão.

  • E a 1 via do cartao cidadao mas nao vai ficar em portugal , pode me informar mais onde posso providenciar o NIF apesar de que no IRN fala que e facultativo , mas se precisar sabe quanto tempo demora pois como informei estou indo para la devido o tempo.
    dri
  • Adriana,

                    será que não seria possível solicitar pelo consusado SP e receber num endereço em Portugal?

                     Veja o que consta na página inicial do site do Cartão do Cidadão:

                     "Poderá também levantar o seu Cartão de Cidadão no local que lhe for mais conveniente, bastando para tal indicar esse local no momento do pedido do Cartão de Cidadão."

                     Outra possibilidade talvez fosse o pedido 'urgente' ou 'extremamente urgente', em Lisboa:

                     http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99&Itemid=35&lang=pt

  • O NIF não é emitido em nenhum consulado, ele é somente emitido nos Serviços de Finança e Loja do Cidadão em Portugal, para tal vai precisar de q algum cotribuinte residente em PT os acompanhe, esse é o procedimento.
  • @lex,

              se ele não vai trabalhar/residir em Portugal, precisa do NIF?

  • Guilherme 
    Eu tambem li isto vou 2 feira la no consulado vou verificar isto so estou em duvida pois talvez terei que informar algum endereço la 
    de portugal para receber a carta pin acho que so isso que pode dificultar mas se for assim posso dar o endereço do hotel que vou ficar
    Estou com essa esperança .
    adriana
  • imageGuilherme Moreira dos Santos:

    @lex,

              se ele não vai trabalhar/residir em Portugal, precisa do NIF?

     

    Olha é bom ter o NIF, como é bom ter CPF no Brasil, mas se não vai permanecer ou morar nem trabalhar em PT, não ha problemas pois o NIF é apenas para Portugal.

  • Al Tri
    A minha preocupação e com o tempo ele so vai poder fazer o contrato se for Portugues poia a janela como Brasileiro ja fechou, entao
    eu preciso dos documentos portugues vou tentar entrar em constato com alguma conservatoria e verificar a possibilidade de ser feita
    direto em portugal pois com uregencia o cartao cidadao e entre em 3 dias iria ate lisboa e faria este pedido o que me deixou em duvida agora foi a informação do NIF posso sim pedir ao clube da italia uma carta trabalho sim. vou tentar !!
    obrigada
    Adriana

  • Adriana,

     

    As conservatórias CRCs servem apenas como cartórios registro civil. Lá não se faz pedido de nenhum tipo de documento a não ser certidões.

    Documentos devem ser gerados cada qual em sua repartição, o NIF(contribuinte) deverá ser pedido no SERVIÇO DE FINANÇAS de onde vc for viver, o Cartão Cidadão somente é emitido nas LOJAS DOS CIDADÃO de cada região.

    Pela minha experiência e de familiares e amigos, lhe digo, vai tudo depender muito da boa vontade de quem lhe atender. Mas de qualquer modo em Portugal terás de ter primeiro o NIF para depois pedir o Cartão de Cidadão.

    O NIF ja te adianto, vc terá q levar algum contribuinte q resida em portugal junto de si e do vosso filho para q este seja emitido, isto é exigência, após teres o NIF, devera providenciar o Cartão de Cidadão nas Lojas do Cidadão.

    Tudo levará em média 1 semana a 3 semanas depende muito de onde será feito o pedido.

    Meu tio no interior levou 3 semanas para ter consigo o Cartão de Cidadão.

  • Al tri
    O clube so pode dar entrada no contrato de trabalho na fifa com o xerox do passaporte portugues pois a janela para estrangeiro ja fechou
    então precisa do passaporte , e mas pelo que eu estou vendo parece que vai precisar mesmo deste NIF
    dri
  • O pedido do Cartao do Cidadao tem que ser feito pessoalmente pelos dados biometricos exigidos.
    Fiz o meu cartao do cidadao em visita a Portugal ha um ano e meio. Solicitei com urgencia, dei o endereco da minha filha em Paris para receber a carta pin e retirei no consulado em Paris.
    O passaporte o fiz em Lisboa, mas antes tive que solicitar um BI de emergencia que saiu de um dia para outro. O BI é a antiga identidade portuguesa, mas como o cartao do cidadao demorava muito e eu so tinha poucos dias ele foi emitido só para que eu pudesse pedir o passaporte de emergencia tambem. Este saiu no mesmo dia do pedido pagando a urgencia. Foi retirado no aeroporto.

    Resumindo:
    - em Lisboa pedir BI de urgencia explicando que precisa o passaporte de urgencia tambem.
    - ai mesmo solicitar o cartao do cidadao (nao dao o BI de urgencia se nao tem o pedido do cartao do cidadao). O cartao do cidadao tem que ser retirado pelo interessado, assim que tem que dar um endereco onde ele vai estar: Sao Paulo, Italia, etc. e que ele retire no consulado correspondente.
    - de posse do BI solicitar o passaporte de urgencia.

    Obs. nao me pediram NIF.

    Veja informacao: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/identificacao-civil/docs-sobre-ident-c-e-cc/pedido-de-bilhete-de/

    Pode também ligar para Portugal e pedir informacao. Veja: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/

    Abaixo foi onde minha filha ha 1 ano exatamente tirou o BI de urgencia para depois pedir o passaporte na Loja do Cidadao Restauradores:
    Espaço de Registos de Lisboa (Expo)
    Campus de Justiça de Lisboa
    Edifício L
    Av. D. João II,  Lote 1.08.01 J
    1990 - 097 Lisboa

    HORÁRIO ALARGADO
    De Segunda a Sexta-feira
    Das 9:00 às 19:00 h
    Telefone: 211 550 442
    Faxes: 211 550 472, 211 550 471 e 211 550 476
    E-mail: espaco.registos.lisboa.expo@dgrn.mj.pt
    INFORME-SE BEM ANTES DE IR.

    Boa Sorte!


  • Ah! no Espaco Registo tambem foi solicitado o Cartao do Cidadao antes de pedir o BI de urgencia.

    Espero que as informacoes ainda sejam válidas.

  • Denise muito obrigada
    Pela informaçôes estou indo para o Consulado Brasileiro pegar a certidao  agora os documentos que vc precisou para O BI sabe me dizer .
    Adriana
  • Entao e melhor eu ja pedir o cartao hoje mesmo no consulado certo para ser entre na italia

  • Aconselhe-se  no Consulado de Portugal para ver se podem mandar para a Italia num endereco onde voce pegaria a sua carta pin para depois ir retirar no consulado de Portugal de la. Tem que conversar.
    Nao me lembro muito bem, mas pediram umas fotos que eu tirei nessas maquinas de rua em Lisboa, a certidao de nascimento portuguesa e creio que preenchi um formulario, comprovante de que era uma urgencia (mostrei uma passagem com data de regreso para poucos dias depois e expliquei verbalmente que tinha urgencia em tirar meus documentos, pois no pais onde eu moro nao ha consulado), um documento de identidade com foto (mostrei passaporte brasileiro). Antes de ir onde lhe disse, comunique-se com eles para ver se nao houve mudancas, ta? De um ano para outro pode mudar muita coisa e Portugal esta fazendo varios ajustes. Nao gostaria que voce perdesse a viagem!!!
  • Se nao tiver a certidao, como disse o Al, voce pode providenciar uma la mesmo ou eles podem ver pelo sistema.
  • E tentei entrar em contato mas nao estou conseguindo falar la em Portugal mas Al Tri levou o documento de qual pais
    Adriana
  • Mande e-mail se nao consegue telefonar.
    Voce tem que levar o documento que voce tem, ou seja, o brasileiro: passaporte por exemplo, carteira de identidade, etc. porque tera que comprovar que voce é quem aparece na certidao de nascimento portuguesa.
  • Há, mas demora varios dias e se ele precisa do passaporte imediatamente o melhor poderia ser, dependendo do tempo de que dispoe, tirar o BI de emergencia que sai no dia seguinte e o passaporte de urgencia que sai no mesmo dia se o pedido for apresentado antes das 10 da manha.
    OBS: isso tudo se nao houve mudancas de uma ano para ca.
  • oi 
    Consegui o passaporte ja , estou muito feliz amanha pego o voo para o Brasil , quero agradecer muito a Denise e Al Tri pela ajuda
    e pela atenção que Deus abenções vocês .
    Dri
  • Excelente!

    Conte como conseguiu, pois assim nos atualizamos com os procedimentos.

    É uma alegria poder ajudar!

  • Bom dia,
    Fomos ate o IRN como voce falou expliquei o caso que tinha que tirar o passaporte devido a viagem eles pediram o intinerario para provar
    a urgencia , fizeram o BI com 3 meses de validade e ele vai retirar o cartao aqui mesmo no Brasil pois nos ja tinhamos pedido o Cartao
    pelo consulado, mas se eu não deveria ter pedido aqui pois la existe um pedido de extrema uregencia com uma taxa me parece de 75,00
    euros nao  lembro bem o valor que sai em 24 horas e junto com o cartao vai a carta pin que e enviado para loja cidadao e pode retirar e ja
    pedir o passaporte na mesma . O passaporte pode ser pedido com uregencia para pegar no outro dia ou entao pedir para pegar no mesmo
    dia desde que o pedido seja feito ates da meio dia mas este so tem validade de 1 ano e ou de 24 horas e normal 5 anos.
    Agradeço muito a voce Denise e Al Tri pela ajuda e a preocupação tambem.
    Ha se faltou alguma resposta e so perguntar ainda estou com o fuso horario e por isso pode ter ficado algo para tras.
    Beijos
    Adri

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.