Comecar processo de aquisicao ao mesmo tempo para pai e filho

Ola amigos do forum,


Gostaria de saber se alguem ja tentou mandar o processo junto, no meu caso, finalmente consegui convencer meu pai de comecar o processo para tirar a cidadania portuguesa dele ja que seu pai (meu falecido avo) nasceu em portugal e veio morar no Brasil. Estava usando o site do gov de portugal como referencia e ate pesquisei por aqui e no google mas nao tive sorte em conseguir uma resposta para essa pergunta.

Ja comecei a preparar minha documentacao mas pretendo esperar ate ter uma resposta certa se consigo comecar os dois processos ao mesmo tempo. Pretendo mandar pela DHL diretamente para portugal.



Ja recolhi todos documentos da lista do site do gov para meu pai, gostaria de saber se a algo a mais que e necessario alem desses:


Certidão de nascimento legalizada (nao consta o declarante no registro entao acho que vou ter que tirar outra)

Copia da certidão de nascimento do pai português (original bem desbotadada e um pouco rasgada mas acho que suficientemente legivel)

Declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa assinada

Formulario 1-c nacionalidade portuguesa (pago)

Copia certificada de documento de identificacao


Preciso transcrever o casamento dos meu avos (casados no Brasil) ou transcrever a certidao de obito do meu avo ou nao tem necessiadade, li que talvez dependa de quem for o declarante na certidao mas como disse, a que tenho nao consta, comparada com a minha que o declarante consta como '' os pais''.


Peco desculpas a falta de acentuacao.

Agradeco a todos

Comentários

  • @Augustogomes7

    a certidão de nascimento do requerente tem que ser por cópia reprográfica e apostilada;

    se o português nasceu após 1911, essa cópia simples da certidão de nascimento serve; se foi antes, precisa pedir uma via certificada ao arquivo distrital;

    o formulário 1c tem que ter a assinatura reconhecida por autenticidade

    a cópia do RG tem que ser autenticada e apostilada, sendo que este precisa ter sido emitido há menos de 10 anos

    se o português não foi o declarante do nascimento do filho, precisa transcrever o casamento. o óbito não precisa

    não é possível fazer os dois processos juntos. precisa mandar primeiro o do seu pai e somente após ser concluído vc manda os seus docs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.