Entraves para retificação e casamento não formalizado - alguém saberia ajudar?

marilima93marilima93 Member
editado December 2021 em Tenho como conseguir?

Boa Noite pessoal,

Estou na saga de juntar os documentos para pedir a atribuição da cidadania de minha mãe, neta de portugueses (avô português). Já temos todos os documentos, inclusive a certidão de nascimento apostilada de portugal, mas encontramos um problema um tanto complexo - como a certidão de nascimento do português é de 1885, não consta seu sobrenome do assento. No meu entendimento, teríamos que assim enviar também ou sua certidão de casamento ou óbito. Acontece que de acordo com o que sabemos ele foi casado informalmente (não oficializou) e na certidão de óbito não só consta que ele foi casado como há incongruência no sobrenome dos pais. Por exemplo, o nome de seu pai era Manoel Pereira e consta como Manoel Bernardes Pereira. O Bernardes era o sobrenome de sua mãe, que também está com os sobrenomes misturados na certidão. Acredito que a Conservatória não aceitaria o documento com esses erros, correto?

No cartório nos indicaram que seria preciso da certidão de casamento para fazer a retificação, mas pelo o que sabemos essa certidão não existe. Aí fica a pergunta, como resolver esse impasse? Teria algum outro documento que poderíamos enviar para tentar fixar o sobrenome do português? Pelo o que parece ele trabalhava na Marinha em Portugal e veio ao Brasil em serviço, acabou ficando por aqui. Não achei o passaporte no arquivo distrital de Viseu, apesar de ter achado o passaporte de uma suposta irmã dele. A certidão do seu filho que nasceu no Brasil já foi retificada e está correta.

Seguem os dados:

Joaquim Pereira, nasceu em Sobral de Papízios em 22/10/1885 - FIlho de Manoel Pereira e Josefina Bernardes de Campos, veio para o Rio de Janeiro em algum momento entre 1885-1913. Faleceu em Nova Iguaçu em 1935.

Qualquer ajuda é muito bem vinda! Obrigada!

Comentários

  • @marilima93 você localizou o passaporte dele? talvez seja uma alternativa...

  • @gsilvestre estou tentando localizar no FamilySearch mas sem sucesso, o nome dele é super comum (Joaquim Pereira)... até agora nada

  • @marilima93 coloca os dados que vc tem, as vezes alguém ajuda a encontrar (nome, filiação, data e local de nascimento) - se souber por onde chegou ao br e ano aproximado, ajuda tb

  • @gsilvestre editei o post com os dados! Procurei o passaporte nos registros de Viseu (de onde tiramos o assento de batismo) mas não o achei, só achei o passaporte da irmã dele

  • @marilima , não acredito que terá problemas se não mandar certidão de casamento ou óbito, SE e APENAS SE, no batismo constar o nome completo dos pais, como foram declarados no nascimento dos filhos.

    Ele adotou o sobrenome paterno.

  • marilima93marilima93 Member
    editado December 2021

    @Leticialele Oi Leticia!! No assento de batismo de 1885 que pedimos de portugal consta : Nome do registrado Joaquim, Pai Manoel Pereira e Mae Josefina Bernardes de Campos. No caso na certidão de nascimento do filho dele, que nasceu no Brasil, consta o nome do pai Joaquim Pereira e o nome dos avós paternos também (Manoel Pereira e Josefina Bernardes de Campos). Você acha que isso seria suficiente?

  • @marilima93 , sim, acredito que é suficiente, pois não há dúvida de que se trata da mesma pessoa.

  • @Leticialele perfeito! Pensei que cairia em exigência pela falta do sobrenome no assento de batismo, mas talvez seja melhor mesmo mandar assim e tentar ir procurando uma outra solução no meio tempo. Obrigada!

  • @marilima93 , não terá problema algum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.