Exigência - Assento de Nascimento Original da Mãe

Olá pessoal,

Estou com uma situação em meu processo de atribuição que dei entrada nas Centrais em 10-03-2020, teve uma exigência no início do ano requerendo os assentos de nascimento dos meus pais, ambos portugueses. Enviei pelos correios e fui surpreendida com uma nova exigência:

  • apresentação do original da certidão de nascimento da mãe da interessada, tendo em conta que se trata de assento que se encontra em Arquivo Público (a apresentada é uma cópia simples).

Porém, a certidão enviada é uma cópia com assinatura digital emitida pelo Arquivo Distrital.

Estou muito preocupada, pois até onde sei o documento do português pode ser uma cópia. Enviei um e-mail para as Centrais argumentando e não obtive resposta.

Alguém está passando por isso, sabe como posso resolver?

Comentários

  • @MARILZAJULIETA , a certidão enviada é anterior a 1911?

    Se foi, tem que mandar a original certificada pelo Arquivo Distrital!

  • @MARILZAJULIETA apenas para complementar a resposta da letícia, vc precisa pedir a cópia certificada física, a não ser que a conservatória aceite receber por e-mail, aí sim vc pode mandar essa com a assinatura digital.

    infelizmente, como os processos de nacionalidade são físicos, eles não aceitam as certidões digitais impressas.

  • @Leticialele é de 1900..

    muito obrigada! @gsilvestre


    Fiquei indignada, pois quando não temos a certidão, basta marcar no formulário e a própria Conservatória solicita, não é mesmo? Como eles podem indeferir um pedido de nacionalidade por causa do documento português? =(

  • @MARILZAJULIETA , eles só têm acesso fácil ao que está informatizado - certidões feitas após 1911.

    Quando são assentos de batismo, o interessado tem que mandar a certidão em papel, certificada pelo Arquivo Distrital

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.