Informações Solicitadas

Posso solicitar a cidadania sem precisar ir ao consulado? Como?

Gostaria de saber se preciso de algum documento especifico , pois irei solicitar a minha cidadania agora que sou Viúva?

Qual o primeiro passo que devo fazer?

Entrarei com o meu pedido de nacionalidade e após de minha filha maior e minha neta ,, posso fazer isso paralelo, ou junto?

Minha sobrinha não fala muito , pois a mesma já tirou a cidadania como neta e a única coisa que sei que ela já fez a certidão de óbito e a de casamento do meu pai (seu avó).

Comentários

  • @camilarodrigues , você é filha ou neta de portugueses?

    Para pedir a cidadania de sua filha e, depois, de sua neta, terá que esperar seu processo ser concluído.

    Esclareça para que possamos orienta-la.

  • @camilarodrigues

    O consulado não é uma boa opção. Geralmente leva mais tempo, pedem mais documentos, e custa mais caro. Mas há quem prefira, porque entrega pessoalmente, eles conferem, e só voltam a se comunicar no final quando tudo está pronto.

    Pelas Conservatórias em PT funciona melhor, e você paga a taxa de €175 por cartão de crédito (de qualquer pessoa), manda tudo por DHL (ou correio-EMS), e pode ir acompanhando online a evolução.

    Se sua sobrinha fez como neta, vocês devem ter um ancestral português comum, provavelmente seu pai ou sua mãe. Sendo assim, seu processo será mais simples e muito mais rápido do que o de sua sobrinha. De filhos, se chama nacionalidade pelo artigo 1C.

    Você tem que fazer uma geração de cada vez. Primeiro o seu. Depois o de sua(s) filha(s) e filhos. Depois o de suas netas. Cada um leva 6 meses para maiores, e 3 meses para menores (fazendo pelo ACP, Arquivo Central do Porto). Qual a idade de suas netas?

    Quem é o português? Quando ele/ela nasceu? Se foi depois de 1911, você começa pedindo o assento (a certidão) dele pelo CivilOnline por €10, pago com cartão de crédito internacional. Vai receber por e-mail em 24 horas úteis. Peça na quinta-feira, e recebe na sexta. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Ou então pode pedir para sua sobrinha que já fez, uma cópia xerox do assento. Basta uma cópia simples.

  • Boa Noite .

    Sou filha de Português , tenho 69 anos.

    Posso solicitar a cidadania sem precisar ir ao consulado? Como?

    Gostaria de saber se preciso de algum documento especifico , pois irei solicitar a minha cidadania agora que sou Viúva?

    Qual o primeiro passo que devo fazer?

    Entrarei com o meu pedido de nacionalidade e após de minha filha maior e minha neta ,, posso fazer isso paralelo, ou junto?

    Minha sobrinha não fala muito , pois a mesma já tirou a cidadania como neta e a única coisa que sei que ela já fez a certidão de óbito e a de casamento do meu pai (seu avó).

  • @camilarodrigues , mande seu processo, pela DHL (mais segura e rápida que os Correios) para o Arquivo Central do Porto

    Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumentos (175 euros) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Lembre que "apelido " em Portugal são os sobrenomes!!

    Junte cópia simples do assento de nascimento de seu pai (deve ter nascido após 1911);

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Certidão de casamento inteiro teor, APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e na identidade. Não precisa apostilar.

    Mande para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Concluída sua atribuição, faça a transcrição de seu casamento.

    Após, a atribuição de sua filha e a transcrição do casamento dela.

    Depois, a de sua neta.

    Uma geração por vez.

  • Boa Noite .

    *Junte cópia simples do assento de nascimento de seu pai (deve ter nascido após 1911); Respondendo - - - Meu pai nasceu em 1928

    O que tenho dele e a carteira de motorista, sendo que meu irmão já fez a sua cidadania! (Será que já não consta algo lá)?

    Certidão de casamento inteiro teor, APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e na identidade. Não precisa apostilar.( Seria a minha )?

    Essa parte não entendi ??? Concluída sua atribuição, faça a transcrição de seu casamento.

    Após, a atribuição de sua filha e a transcrição do casamento dela.

    A única coisa que sei que minha sobrinha fez para a cidadania dela , a mesma já fez a certidão de óbito e a de casamento do meu pai (seu avó).

    Obrigada Leticia! Quando tempo demora em média?

  • @camilarodrigues , peça a certidão de nascimento portuguesa de seu pai, ao custo de 10 euros, pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Mande uma cópia simples. Nada substitui a certidão no processo de cidadania.

    Sim, se você casou e trocou o sobrenome após o casamento, mande a certidão de casamento, pois seu nome, como requerente, tem que ser o atual, que estará diferente da sua certidão de nascimento.

    Você disse que quer pedir a atribuição de sua filha e de seu neto.

    Para isso, após a conclusão de seu processo, com a emissão do registo português, se foi seu marido o declarante do nascimento de sua filha, você precisará transcrever seu casamento em Portugal.

    O processo de atribuição pelo Arquivo Central do Porto tem levado, atualmente, uns 6 meses para maiores.

    A transcrição de casamento, feita em um Consulado de Portugal no Brasil (RJ ou Santos), no máximo 30 dias.

    Os processos são independentes. Assim, não importa se seu irmão e sua sobrinha já fizeram seus processos. Cada um tem que fazer o seu.

    Boa sorte e Feliz Ano Novo!!

  • editado January 2022

    Bom dia . Feliz 2022 !!!

    Gostaria de novamente agradecer todo apoio dado a mim nesse fórum e atenção de todos.

    Queria saber melhor sobre ?---- Para isso, após a conclusão de seu processo, com a emissão do registo português, se foi seu marido o declarante do nascimento de sua filha, você precisará transcrever seu casamento em Portugal. ( Hoje sou viúva e minha filha nasceu no brasil , meu marido já falecido tbm brasileiro) poderia me esclarecer melhor ? E como seria essa transcrição?

    Concluída sua atribuição, faça a transcrição de seu casamento? Não entendi essa parte?

    A transcrição de casamento, feita em um Consulado de Portugal no Brasil (RJ ou Santos), no máximo 30 dias.( esse seria meu)? Posso pedir on-line)?

    Obrigada

  • editado January 2022


  • @camilarodrigues . Quando seu processo de cidadania for finalizado, você terá "nascido" em Portugal. E, pelas leis de lá, terá que atualizar todos os atos da sua vida civil.

    Para que sua filha peça a atribuição, verifique quem foi o declarante do nascimento dela. Normalmente, é o pai.

    Se foi, para que ela possa obter a cidadania, terá que estabelecer, juridicamente, a maternidade portuguesa.

    Isso se faz através de um processo de transcrição de seu casamento, ainda que você seja viúva.

    O processo pode ser feito no Consulado que atenda à região em que você mora, pelos Correios (RJ e Santos) ou presencialmente (BH e DF). Pode aproveitar e transcrever o óbito do marido.

    Transcrito o casamento, sua filha terá, juridicamente, a "mãe portuguesa" e mandará o processo dela para o Arquivo Central do Porto.

    O processo é bem burocrático, mas bem fácil.

  • Boa tarde.

    • Preciso da certidão de Casamento e de óbito do meu para enviar nessa documentação 1 C , (Minha sobrinha já mandou isso no processo dela)?

    *Transcrição do meu casamento, ainda que eu seja viúva o processo pode ser feito só no Consulado que atenda à região em que você mora, pelos Correios (RJ e Santos) e Pode aproveitar e transcrever o óbito do marido. (isso faço paralelo)?

    *Essa Transcrição como seria ?

    Obrigada Leticia :)

  • @camilarodrigues , por que sua sobrinha mandou sua certidão de casamento e a de óbito do seu marido no processo dela??

    A SUA transcrição de casamento e a de óbito do seu marido só serão feitas APÓS a conclusão do seu processo de cidadania!!

    • Preciso da certidão de Casamento e de óbito do meu pai (Português) já falecido para enviar nessa documentação 1 C , (Minha sobrinha já mandou isso no processo dela)? Vou mandar por DHLl já que está impossível de agendar no consulado do rio de janeiro.
    • Então após realizar o meu processo , assim que estiver tudo em mãos dou entrada no processo da minha filha maior! Essa transcrição de casamento e a de óbito do meu marido só serão feitas APÓS a conclusão do seu processo de cidadania, e como posso solicitar eles?
    • Obrigada!!! le


  • @camilarodrigues , mande a certidão de nascimento de seu pai, o casamento já deve estar averbado, quando forem verificar.

    Após a conclusão do seu processo é que você vai transcrever seu casamento; faça, pelos Correios, no Consulado do Rio - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    Para achar uma loja da DHL próxima - https://locator.dhl.com/

    Boa sorte!!

  • Meu pai (português) já faleceu preciso enviar a certidão de obtido dele?

  • Agradeço Imensamente a esse grupo que sempre está contribuindo com todos ! Deus abençoe cada integrante desse fórum!

  • O processo que irei transcrever casamento (taxa seria essa (R$789.48) , vc disse que posso aproveitar e transcrever o óbito do marido junto !

    Como seria esse de óbito?

    Estou me planejando e calculando o que devo gastar ,mas ou menos!

  • Mas uma vez muito obrigada!

  • BOA TARDE.

    PERGUNTA? casou e trocou o sobrenome após o casamento, mande a certidão de casamento, pois seu nome, como requerente, tem que ser o atual, que estará diferente da sua certidão de nascimento. Certidão de casamento inteiro teor R$292,00 - 18 dias úteis , OU Seria algo mas simples?

  • @camilarodrigues , sim, tem que mandar a certidão de casamento inteiro teor. Não precisa apostilar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.