Assento de Batismo
Estou juntando a documentação para fins de obtenção da minha nacionalidade portuguesa na condição de neto de Português. Para tanto obtive junto ao Arquivo Distrital de Braga a Certidão do registro de Batismo do meu avô, nascido em 1909. Esse documento, abaixo reproduzido, é suficiente como prova do “assento de nascimento” para fins de instrução do meu processo de nacionalização portuguesa (juntamente com os demais documentos necessários, meus e da minha mãe filha do meu avô Português) ou é necessário alguma “Certidão de Nascimento” de alguma Conservatória em Portugal (nos moldes das Certidões de Nascimento como conhecemos aqui no Brasil)? Pensava que o “assento do batismo” fosse suficiente.
Por favor me esclareçam @Leticialele e/ou @gandalf
Muito obrigado.
Mario Guimarães
Comentários
@marioguimaraes creio que você tenha solicitado a certidão integral certificada ao invés da certidão narrativa certificada.
Que eu eu solicitei tem o selo em relevo (como esta), mas traz apenas as informações relativas ao assento, sem reproduzir o texto completo do assento de batismo. Sinceramente não sei se haverá problemas.
@marioguimaraes sim, serve para o processo de nacionalidade
@marioguimaraes
Tem que enviar o original do Arquivo Distrital, assinada com tinta. Pode ser transcrita (descritiva), ou a reprográfica.
Essa é uma cópia reprográfica. Algumas pessoas recebem uma certidão narrativa, que é a transcrição dessa. Funciona igual.
Só não pode ser uma cópia que você faz da página na Internet. Tem que ter recebido do AD.
Muito obrigado pelas respostas. Essas que recebi, foram 4 Certidões (para o meu processos dos meus irmãos), possuem marca d’água (relevo). Fico feliz que servem ao meu propósito, como eu desconfiava. É que bate uma insegurança de algo dar errado e cair em exigência e demorar ainda mais. Gratidão
@marioguimaraes
Note que nessas certidões não está averbado o casamento, e portanto elas só têm o primeiro nome do português.
Faça uma cópia de tudo o que está mandando, grampeie e guarde com você. Cada processo separado em um envelope de plástico ou papel pardo (basta por na frente o nome, e a modalidade: Mario Guimarães, Nacionalidade art-1D). Ponha todos os processos juntos num mesmo envelope amarelo da DHL-express, e mande para:
Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa
Muito muito obrigado @gandalf. Você e a @Leticialele e outros, sempre nos ajudando de maneira muito precisa e sintética!
Apenas mais uma questão: a Certidão de Casamento Transcrita tem que ser original (precisarei de várias vias), uma em cada processo (somos 3 netos) ou basta uma cópia simples enxada processo já que se trata de documento Português?
Antecipadamente agradeço pela ajuda.
Enxada = em cada, rss
@marioguimaraes , tem que pedir um original para cada neto! As certidões anteriores a abril de 1911 não são de fácil acesso para os Conservadores, por isso, tem que ser mandado o original certificado.
Façam um único pedido, o preço de mais de uma via diminui, e vocês pagam apenas um envio. Peçam com rastreio! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Compreendi @Leticialele é que eu me referi a Certidão de Casamento dos meus avós que pretendo Transcrever aqui no Consulado Português no Rio de Janeiro. Sendo um documento Português pensava que bastaria juntar uma cópia simples e não o original certificado. Sendo assim necessitarei de 3 vias desse original certo?
3 vias originais, uma em cada processo (serão 3).
@marioguimaraes se vc for fazer a transcrição ainda, vc só precisa de uma cópia simples do assento de casamento que será gerado para enviar junto com os docs da nacionalidade
@marioguimaraes , após a transcrição, receberá uma certidão de casamento informatizada.
Dela, pode tirar tantas cópias simples quanto desejar!!
Estava me referindo ao assento de nascimento anterior a 1911
Compreendi, cópias simples do assento de casamento (após a Transcrição também será um documento português) e originais certificados do Arquivo Distrital do registro do Nascimento do meu avô português.
Muito obrigado.
Feliz Natal a todos. Gratidão.