Gostaria de ajuda!!!

Boa tarde!

Minha prima já tirou a nacionalidade portuguesa (como neta) , tirou primeiro do pai dela (filho de português) .Gostaria de saber qual seria o primeiro passo, já que ela não me passa as informações que preciso. A única coisa que sei que ela já fez foi a certidão de óbito e a de casamento do meu avó.

Sou neta de português, minha mãe precisa tirar para eu poder obter a minha e assim sucessivamente a minha filha (menor).

Gostaria de saber qual primeiro passo que devo fazer, moro no estado do ES e gostaria de realizar no consulado do Rio de Janeiro. Quero saber também se preciso ir ao consulado e se tem algum documento procuração para eu poder fazer em nome da minha mãe para que ela também não precise ir ao rio de janeiro.

Sobre a certidão da minha mãe gostaria de saber se posso solicitar pela internet , e chega em meu endereço.

Comentários

  • @camilarodrigues processo no consulado do RJ é apenas presencial. não sei se está compensando, pois está demorando mais de 3 meses e não está sendo fácil agendar. o melhor é juntar os docs. e mandar para o Arquivo Central do Porto por DHL.

    se seu avô nasceu após 1911, vc precisa de uma cópia simples da certidão de nascimento dele, que vc pode pedir no civil online (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1); se ele nasceu antes de 1911, vc precisa pedir uma cópia certificada do assento de baptismo dele ao arquivo distrital do local em que ele nasceu (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1).

    Se sua prima já transcreveu o casamento, não precisa fazer nada em relação a isso, só confirme se isso está averbado na certidão de nascimento do seu avô.

    Além disso, vai precisar: certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada da sua mãe (entre em contato com o cartório em que ela foi registrada, pois eles devem enviar pelos correios se vc solicitar); cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe (emitido há menos de 10 anos); pagamento dos 175 euros no link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Após pagar, vai receber o formulário no e-mail. Imprima ele frente-verso colorido. Além disso, imprima o e-mail. O formulário deve ser assinado na frente do tabelião para que seja feito o reconhecimento de firma por autenticidade.

    Vc junta tudo e manda via DHL para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal n.º 328, 4200-498 Porto

    Em até 6 meses sua mãe será portuguesa

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.