Dúvidas quanto ao preenchimento do Formulário 1D

Bom dia aos membros do fórum. Estou preenchendo o Formulário 1D e tive algumas dúvidas/problemas...

Dúvida 1 - documento de identificação - deve ser o que eu estou enviando a cópia, no meu caso o passaporte da minha mãe?

Problema 1 - no lugar para colocar o endereço, não cabe tudo. Posso abreviar o tipo de logradouro, "Est." para Estrada? Colocar "Bl." para bloco, e "ap." para apartamento?

Problema 2 - no nome do avô/avó, o nome de meu avô não cabe. Já li que posso colocar uma letra antes do primeiro quadradinho, mas posso colocar duas letras antes e uma depois? Ou seria recomendado fazer em outro formulário como orientação de preenchimento? E como seria isso, eu colocaria três letras somente, deixando todo o resto em branco???

Dúvida 2 - no item 2 do quadro 2 eu preciso preencher ou não, já que no meu caso estarei mandando uma cópia do assento de batismo do meu bisavô conseguido junto ao Arquivo Distrital?

Outra dúvida, quanto aos documentos a serem enviados. Minha avó mudou o nome ao se casar, tenho uma certidão de óbito aqui, onde menciona que era casada e o nome de meu avó como declarante do óbito, essa certidão serve para firmar o nome dela?


Documentos que enviarei:

1 - Formulário colorido em frente e verso, preenchimento manualmente com letra em Caixa Alta sem rasuras e autentificação da assinatura em cartório. (Precisa apostilar????)

2 - cópia do email recebido com a confirmação do pagamento da taxa.

3 - CN com cópia reprográfica em inteiro teor da CN da minha mãe, apostilada e com firma reconhecida.

4 - CN digitada em inteiro teor da minha avó, apostilada e com firma reconhecida. (C.Óbito dela para firmar o nome de casada).

5 - Assento de Batismo do meu bisavô.

6 - Cópia autenticada apostilada com reconhecimento de firma do passaporte da minha mãe.

7 - Atestado de Antecedentes Criminais de minha mãe com a validação no verso.

Acho que só...uffa...

@Leticialele me socorre por favor...penso em enviar na sexta...

Grande abraço a todos.

Comentários

  • @RodrigoRibeiro :

    Dúvida 1 - documento de identificação - deve ser o que eu estou enviando a cópia, no meu caso o passaporte da minha mãe? Sim!!

    Problema 1 - no lugar para colocar o endereço, não cabe tudo. Posso abreviar o tipo de logradouro, "Est." para Estrada? Colocar "Bl." para bloco, e "ap." para apartamento? Abrevie o que for possível!! R. Nascimento Silva 107 ap 201, por exemplo

    Problema 2 - no nome do avô/avó, o nome de meu avô não cabe. Já li que posso colocar uma letra antes do primeiro quadradinho, mas posso colocar duas letras antes e uma depois? Ou seria recomendado fazer em outro formulário como orientação de preenchimento? E como seria isso, eu colocaria três letras somente, deixando todo o resto em branco??? ode colocar duas letras antes e uma depois! Não precisa completar com outro formulário!! Pode colocar duas letras antes e uma depois! Não precisa completar com outro formulário!!

    Dúvida 2 - no item 2 do quadro 2 eu preciso preencher ou não, já que no meu caso estarei mandando uma cópia do assento de batismo do meu bisavô conseguido junto ao Arquivo Distrital? Marque "Avô português" e deixe o restante em branco

    Outra dúvida, quanto aos documentos a serem enviados. Minha avó mudou o nome ao se casar, tenho uma certidão de óbito aqui, onde menciona que era casada e o nome de meu avó como declarante do óbito, essa certidão serve para firmar o nome dela? Sim

    Documentos que enviarei:

    1 - Formulário colorido em frente e verso, preenchimento manualmente com letra em Caixa Alta sem rasuras e autentificação da assinatura em cartório. (Precisa apostilar????) Correto, não precisa apostilar.

    2 - cópia do email recebido com a confirmação do pagamento da taxa. Correto

    3 - CN com cópia reprográfica em inteiro teor da CN da minha mãe, apostilada e com firma reconhecida. Correto

    4 - CN digitada em inteiro teor da minha avó, apostilada e com firma reconhecida. (C.Óbito dela para firmar o nome de casada). Correto

    5 - Assento de Batismo do meu bisavô. Correto, certificado pelo Arquivo Distrital

    6 - Cópia autenticada apostilada com reconhecimento de firma do passaporte da minha mãe. Correto, se contém filiação.

    7 - Atestado de Antecedentes Criminais de minha mãe com a validação no verso. Correto

    Boa sorte!!!

  • @Leticialele que bom que me respondeu...Mais uma vez...e muito rápido....Vc quem achou o local de nascimento do meu bisavô...nunca esquecerei...sempre prestativa...agora vai...lembrei aqui: Prova de vida pra minha mãe que tem 74 anos não precisa não né?!?!... heheheheheehe...boa terça feira a todos...

  • @RodrigoRibeiro , eu encontrei?? Procuro tantas certidões, e nem me lembro...

    Não precisa de prova de vida para sua mãe.

  • Boa tarde a todos!!!

    Fui inventar de falar para minha mãe da possibilidade de troca de nome...ela não disse que queria!!!

    E agora José???

    No caso de se colocar a opção de troca de nome, quais seriam as implicações disso com relação ao Brasil e a todos os documentos?

    Alguém já passou por essa experiência?

    O que seria necessário ser feito posteriormente a essa mudança?

    @Leticialele Seria muito bom saber sua opinião...

    Grato,

  • @RodrigoRibeiro , para que você quer trocar o nome da sua mãe??????? Qual a necessidade disso??

    Nem sempre Portugal aceita a supressão/inclusão de um apelido!!

    Há regras para a composição do nome!! - https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/dar-o-nome/

  • editado December 2021

    Eu não quero não!!!!

    Ela que preenchendo percebeu a possibilidade...kakakakaka

    Vou tentar demover a ideia.

  • @RodrigoRibeiro , diga a ela que nem sempre Lisboa aceita a supressão/acréscimo do apelido! Nome, jamais trocarão!!

  • @Leticialele já falei com ela aqui...ela queria incluir um "apelido" - de Paula...mas disse pra ela esquecer...que vai dar um trabalhão...

  • @RodrigoRibeiro

    Em PT há limitação quanto ao número máximo de apelidos permitidos, a menos que a pessoa seja estrangeira e já tivesse o nome antes. "O nome completo deve compor-se, no máximo, de seis vocábulos gramaticais (partículas de ligação [de, da, dos] não contam)"

    Diga pra sua mãe que se ela acrescentasse o nome, toda vez que fosse pedir um visto, ela teria que informar todas as composições de nome pela qual é conhecida.

    E só pode ser feita se as regras que a Leticialele enviou o link estiverem sendo cumpridas. O "de Paula" teria que constar nos apelidos de um dos pais ou avós. "[Os apelidos] São escolhidos de entre os que pertencem a ambos ou só a um dos pais [...] Sendo escolhidos apelidos dos antepassados dos pais, ainda que não façam parte do nome destes últimos, deverá ser feita prova." (lá vai + uma certidão extra do antepassado)

    Se ela se chama Maria dos Santos Anjos, e queria chamar Maria de Paula dos Santos Anjos, O nome dela não mudará para nome composto. Continuará sendo "Maria", e o apelido (sobrenome) mudaria para "de Paula dos Santos Anjos". O nome é imutável.

    Como você disse, dá um trabalhão, pra muito pouco resultado prático.

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