Ajuda para encontrar certidão nascimento/baptismo
[documento removido pela moderação]
Olá pessoal. Me chamo Joel Porto e estou buscando as raízes de minha família em Portugal. Obtive a certidão de casamento de meu tataravô aqui no Brasil e nela consta que ele era natural de Rio Tinto, estou buscando a certidão de nascimento do mesmo, porém ja revirei o arquivo distrital na data aproximada do nascimento e não obtive sucesso. As informações que possuo dele são:
Nome: Manoel Pereira Porto
Nome Pai: António Pereira
Nome Mãe: Joséfa Ribeiro de Jesus
Na certidão de casamento consta que ele possuía 65 anos na data de 28 de Fevereiro de 1931, o que me leva a pensar que ele nasceu entre 1865-1866. Poderiam me auxiliar a encontrar esta certidão ou me indicar alguém que possa me fornecer mais instruções?
Grato pelo apoio!
Comentários
@JPORTONETO quais anos você olhou? recomenda-se sempre olhar o ano provável de nascimento e depois um acima e um abaixo, e assim sucessivamente… não eram incomuns erros nas idades…
@gsilvestre já procurei nos anos de 1865, 1866 e 1867. Estou vindo agora de 1863 até chegar no final de 1864 e depois procurarei 2 anos a frente, até o final de 1868.
Tomando como base a informação que consta na Certidão de Casamento (65 anos em 1931) as probabilidades eram de 1865 e 1866.
@JPORTONETO
Procurou nas 2 freguesias desse nome?
https://tombo.pt/search?k=Rio+Tinto
@Guilherme Moreira procurei nos distritos de Gondomar e Esposende, vi que alguns colegas aqui do grupo sabem mexer bem em diversos outros sites que eu não tenho conhecimento nenhum. Encontrando parentes e até mesmo passaportes. Seria de grande ajuda qualquer informação. Infelizmente o cartório de Ibitinga, onde ambos se casaram, pegou fogo e incendiou grande parte do acervo e documentos. Estou buscando em diversos locais.
@JPORTONETO
Mãe do Português?
ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
19931 Josefa Ribeiro de Jesus Amarante Amarante &bnsp;&bnsp;&bnsp; 31Rio de Janeiro Casado
@JPORTONETO , tem um Manoel, em Rio Tinto (Gondomar), nascido em 19 de maio de 1861, filho de Antonio Pereira e Josefa de Jesus.
Mas não vi Porto ou Ribeiro, entre os apelidos dos avós - https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=539598 m534.tif, assento número 70
@Leticialele Porto deve ser em razão do distrito, imagino eu...
O Porto do nome dele acredito eu que tenha sido adotado por ele próprio em homenagem ao distrito, tendo em vista que nem o pai e mãe possuem tal sobrenome. Agradeço muito pela ajuda até o momento, qualquer informação a mais será muito bem vinda. Vou verificar este arquivo que a @Leticialele me enviou.
@guimoss de onde você retirou esta informação meu amigo? Vejo que muitos possuem incíveis habilidades para fazer procuras no familysearh e diversos outros site, eu mal sei mexer neles rs.
Estamos para dar início no processo de Cidadania de meu avô, faltando apenas este bendito assento do português.
@JPORTONETO
Acredito que a @Leticialele tenha encontrado o seu antepassado.
Se for ele, siga esse guia para pedir o assento:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Abraços
@guimoss acredito que seja ele realmente, minha única preocupação é os sobrenomes, mas levando em consideração que era algo constantemente passivo de erro antigamente, acredito que seja possível aceitar tal certidão. Apenas não sei como fazer...Acredito que seja algo relacionado a transcrição, para consertar sobrenomes nas certidões, correto?
@JPORTONETO
Essa questão dos sobrenomes não devem afetar um processo de transcrição de casamento ou de nacionalidade.
A exclusão de nomes era comum.
E se vc pensar do ponto de vista prático, é bastante difícil -praticamente impossível - ter dois "Manuéis" filhos de António Pereira e Josefa de Jesus.
@JPORTONETO
E se der algum problema na transcrição do casamento, vc pode pedir outro assento, enviar para a Pgr portuguesa para apostilar e fazer os trâmites oara retificar as certidões no Brasil.
Mas não acredito que terá problemas.
---
E a transcrição é dispensada se o registro foi feito com menos de 1 ano, com o português declarante do nascimento.
Se ambos os pais forem portugueses , vc terá que transcrever o casamento.
---
Como está na certidão do filho do português?
O casamento foi após o nascimento do filho do português? Você disse que ele se casou com 65 anos em 1931.
Ou esse era o ano do óbito?
---
@Leticialele
Como ficaria essa questão, se o nascimento do filho foi antes do casamento dos pais?
Obrigado.
@guimoss , se o casamento foi posterior a nascimento do filho, ele pode ter sido legitimado. Basta mandar a certidão de casamento que contém a legitimação.
Se não houve casamento E não foi o português o declarante, terá que juntar documentos que comprovem a participação do pai na vida do filho durante a menoridade.
@guimoss e @leticia O casamento ocorreu antes do nascimento da filha do Português. Eles se casaram em 28/02/1931, o português faleceu em 31/08/1931, a filha fruto do casamento nasceu em 18/01/1932. Manoel era português mas sua esposa era brasileira.
@JPORTONETO
Nesse caso, vc terá que transcrever o casamento, pois o pai faleceu antes do nascimento e não poderia ter sido o declarante do nascimento da filha.
Foi a mãe que declarou o nascimento ou foi um terceiro?
Até onde sabemos foi a própria mãe. Possuo a certidão de nascimento simples teor da filha do português. Nela não menciona o(a) declarante.
@JPORTONETO
Essa certidão é dd inteiro teor ou breve relato?
Para saber quem foi o declarante, verifique o texto na certidão ou na pagina do livro, pelo cartório ou fs.
O texto é o seguinte:
"...Compareceu FULANA, nacionalidade, estado civil, idade e residência.."
Se quiser, pode me enviar em privado (envelope do menu) ou postar a certidão aqui no topico, que alguem verifica.
Ela é breve relato. Segue a certidão em anexo.
@JPORTONETO
Eu encontrei a certidão de nascimento da Manoelita.
O declarante foi MANOEL PEREIRA JUNIOR, provavelmente, um filho do português falecido e irmão da Manoelita.
A certidão:
Para pedidos de nacionalidade, vc deve pedir a CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR DIGITADA.
Essa que você postou não serve.
Abraços
@JPORTONETO
Na certidão que vc postou, menciona para olhar o verso.
Deve ter alguma anotação.
Em outras certidões deste livro, aparecia o verso.
Na da Manoelita, não aparece. Eu verificaria com o cartório, no momento do pedido.
@JPORTONETO
Eu vi a anotação na certidão que você postou.
Só tinha reparado na 1a parte.
@guimoss que incrível! Estes documentos nos oferecem uma viagem no tempo indescritível. Irei solicitar a certidão de nascimento inteiro teor digitada para o cartório de ibitinga. Tomara que o documento encontrado pela @Leticialele seja aceito para o processo de cidadania. Qualquer dica, resultado de pesquisa e orientação serão muito bem vindas de todos vocês. Muito obrigado pela ajuda até o momento.
@JPORTONETO
Somente as certidões em inteiro teor POR COPIA REPROGRÁFICA (cópia da página do livro) é que precisam ser pedidas no cartório da emissão.
Como a certidão da filha do português, mãe do Requerente pode ser a DIGITADA, vc pode pedí-la em qualquer cartório.
Nesse caso, vc pode pedir no cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência que faça o apostilamento de Haia.
Não houve nenhum relato de problemas por causa disso.
Marquei a @Leticialele para confirmar, pois ela é a pessoa que mais tira dúvidas aqui no fórum.
Abraços
@JPORTONETO
É bastante interessante fazer essas buscas e descobrir antepassados.
Também fui verificar o verso da inteiro teor de casamento do Manoel Pereira Porto com a Hercília de Castro Ferraz em busca de informações, porém não consta nada além da data que foi digitada a inteiro teor pela funcionária do cartório de ibitinga. Muito obrigado pela ajuda até o atual momento. Irei solicitar a certidão inteiro teor de nascimento da Manoelita ao Cartório de Ibitinga através do e-protocolo. Qualquer informação mais que descobrirem serei imensamente grato. Obrigado pela ajuda até aqui.
Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda de vocês.
Fizemos algumas pesquisas em sites como family search e my heritage, mas parece que estacamos. Não conseguimos sair do lugar.
Temos as seguintes informações:
Nome: José Alves - Nascido em: 19/03/1884 - Casou no Brasil em 09/01/1915 com Maria da Conceição Pinto.
Sabemos que o local de nascimento foi no Distrito de Viseu, mas não sabemos o Concelho e Freguesia.
Nome dos pais do José Alves: Manoel Alves e Luzia Alves.
Grato pela atenção.
@MarceloCouto2021 você sabe com quantos anos ele veio para o Brasil?
Pode ser o passaporte dele:
366752José AlvesCarvalhaisS. Pedro do SulManuel Alves JuniorLuzia de JesusSem Indicação13Rio de JaneiroSolteiro
Menciona a freguesia de Carvalhais, concelho de São Pedro do Sul, Viseu, filho de Manuel Alves Junior e Luzia de Jesus, veio com 13 anos para o RJ
@MarceloCouto2021
casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJY-DJBD?count=20&q.fatherGivenName=manuel&q.fatherSurname=alves&q.givenName=jose&q.motherGivenName=luzia&q.spouseGivenName=maria
talvez o registo do José, nº11 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1160012 ...m0032.tif freguesia de Carvalhais / São Pedro do Sul / Viseu