Ajuda para encontrar certidão nascimento/baptismo

JPORTONETOJPORTONETO Member

[documento removido pela moderação]

Olá pessoal. Me chamo Joel Porto e estou buscando as raízes de minha família em Portugal. Obtive a certidão de casamento de meu tataravô aqui no Brasil e nela consta que ele era natural de Rio Tinto, estou buscando a certidão de nascimento do mesmo, porém ja revirei o arquivo distrital na data aproximada do nascimento e não obtive sucesso. As informações que possuo dele são:


Nome: Manoel Pereira Porto

Nome Pai: António Pereira

Nome Mãe: Joséfa Ribeiro de Jesus


Na certidão de casamento consta que ele possuía 65 anos na data de 28 de Fevereiro de 1931, o que me leva a pensar que ele nasceu entre 1865-1866. Poderiam me auxiliar a encontrar esta certidão ou me indicar alguém que possa me fornecer mais instruções?


Grato pelo apoio!

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @JPORTONETO quais anos você olhou? recomenda-se sempre olhar o ano provável de nascimento e depois um acima e um abaixo, e assim sucessivamente… não eram incomuns erros nas idades…

  • @gsilvestre já procurei nos anos de 1865, 1866 e 1867. Estou vindo agora de 1863 até chegar no final de 1864 e depois procurarei 2 anos a frente, até o final de 1868.

    Tomando como base a informação que consta na Certidão de Casamento (65 anos em 1931) as probabilidades eram de 1865 e 1866.

  • @Guilherme Moreira procurei nos distritos de Gondomar e Esposende, vi que alguns colegas aqui do grupo sabem mexer bem em diversos outros sites que eu não tenho conhecimento nenhum. Encontrando parentes e até mesmo passaportes. Seria de grande ajuda qualquer informação. Infelizmente o cartório de Ibitinga, onde ambos se casaram, pegou fogo e incendiou grande parte do acervo e documentos. Estou buscando em diversos locais.

  • @JPORTONETO

    Mãe do Português?

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    19931 Josefa Ribeiro de Jesus Amarante Amarante &bnsp;&bnsp;&bnsp; 31Rio de Janeiro Casado

  • editado December 2021

    @JPORTONETO , tem um Manoel, em Rio Tinto (Gondomar), nascido em 19 de maio de 1861, filho de Antonio Pereira e Josefa de Jesus.

    Mas não vi Porto ou Ribeiro, entre os apelidos dos avós - https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=539598 m534.tif, assento número 70

  • @Leticialele Porto deve ser em razão do distrito, imagino eu...

  • O Porto do nome dele acredito eu que tenha sido adotado por ele próprio em homenagem ao distrito, tendo em vista que nem o pai e mãe possuem tal sobrenome. Agradeço muito pela ajuda até o momento, qualquer informação a mais será muito bem vinda. Vou verificar este arquivo que a @Leticialele me enviou.


    @guimoss de onde você retirou esta informação meu amigo? Vejo que muitos possuem incíveis habilidades para fazer procuras no familysearh e diversos outros site, eu mal sei mexer neles rs.


    Estamos para dar início no processo de Cidadania de meu avô, faltando apenas este bendito assento do português.

  • @JPORTONETO

    Acredito que a @Leticialele tenha encontrado o seu antepassado.

    Se for ele, siga esse guia para pedir o assento:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Abraços

  • @guimoss acredito que seja ele realmente, minha única preocupação é os sobrenomes, mas levando em consideração que era algo constantemente passivo de erro antigamente, acredito que seja possível aceitar tal certidão. Apenas não sei como fazer...Acredito que seja algo relacionado a transcrição, para consertar sobrenomes nas certidões, correto?

  • @JPORTONETO

    Essa questão dos sobrenomes não devem afetar um processo de transcrição de casamento ou de nacionalidade.

    A exclusão de nomes era comum.

    E se vc pensar do ponto de vista prático, é bastante difícil -praticamente impossível - ter dois "Manuéis" filhos de António Pereira e Josefa de Jesus.

  • @JPORTONETO

    E se der algum problema na transcrição do casamento, vc pode pedir outro assento, enviar para a Pgr portuguesa para apostilar e fazer os trâmites oara retificar as certidões no Brasil.

    Mas não acredito que terá problemas.

    ---

    E a transcrição é dispensada se o registro foi feito com menos de 1 ano, com o português declarante do nascimento.

    Se ambos os pais forem portugueses , vc terá que transcrever o casamento.

    ---

    Como está na certidão do filho do português?

    O casamento foi após o nascimento do filho do português? Você disse que ele se casou com 65 anos em 1931.

    Ou esse era o ano do óbito?

    ---

    @Leticialele

    Como ficaria essa questão, se o nascimento do filho foi antes do casamento dos pais?

    Obrigado.

  • @guimoss , se o casamento foi posterior a nascimento do filho, ele pode ter sido legitimado. Basta mandar a certidão de casamento que contém a legitimação.

    Se não houve casamento E não foi o português o declarante, terá que juntar documentos que comprovem a participação do pai na vida do filho durante a menoridade.

  • @guimoss e @leticia O casamento ocorreu antes do nascimento da filha do Português. Eles se casaram em 28/02/1931, o português faleceu em 31/08/1931, a filha fruto do casamento nasceu em 18/01/1932. Manoel era português mas sua esposa era brasileira.

  • @JPORTONETO

    Nesse caso, vc terá que transcrever o casamento, pois o pai faleceu antes do nascimento e não poderia ter sido o declarante do nascimento da filha.

    Foi a mãe que declarou o nascimento ou foi um terceiro?

  • Até onde sabemos foi a própria mãe. Possuo a certidão de nascimento simples teor da filha do português. Nela não menciona o(a) declarante.

  • @JPORTONETO

    Essa certidão é dd inteiro teor ou breve relato?

    Para saber quem foi o declarante, verifique o texto na certidão ou na pagina do livro, pelo cartório ou fs.

    O texto é o seguinte:

    "...Compareceu FULANA, nacionalidade, estado civil, idade e residência.."

    Se quiser, pode me enviar em privado (envelope do menu) ou postar a certidão aqui no topico, que alguem verifica.

  • Ela é breve relato. Segue a certidão em anexo.


  • @JPORTONETO

    Eu encontrei a certidão de nascimento da Manoelita.

    O declarante foi MANOEL PEREIRA JUNIOR, provavelmente, um filho do português falecido e irmão da Manoelita.

    A certidão:

    Para pedidos de nacionalidade, vc deve pedir a CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR DIGITADA.

    Essa que você postou não serve.

    Abraços

  • @JPORTONETO

    Na certidão que vc postou, menciona para olhar o verso.

    Deve ter alguma anotação.

    Em outras certidões deste livro, aparecia o verso.

    Na da Manoelita, não aparece. Eu verificaria com o cartório, no momento do pedido.

  • @JPORTONETO

    Eu vi a anotação na certidão que você postou.

    Só tinha reparado na 1a parte.

  • @guimoss que incrível! Estes documentos nos oferecem uma viagem no tempo indescritível. Irei solicitar a certidão de nascimento inteiro teor digitada para o cartório de ibitinga. Tomara que o documento encontrado pela @Leticialele seja aceito para o processo de cidadania. Qualquer dica, resultado de pesquisa e orientação serão muito bem vindas de todos vocês. Muito obrigado pela ajuda até o momento.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @JPORTONETO

    Somente as certidões em inteiro teor POR COPIA REPROGRÁFICA (cópia da página do livro) é que precisam ser pedidas no cartório da emissão.

    Como a certidão da filha do português, mãe do Requerente pode ser a DIGITADA, vc pode pedí-la em qualquer cartório.

    Nesse caso, vc pode pedir no cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência que faça o apostilamento de Haia.

    Não houve nenhum relato de problemas por causa disso.

    Marquei a @Leticialele para confirmar, pois ela é a pessoa que mais tira dúvidas aqui no fórum.

    Abraços

  • @JPORTONETO

    É bastante interessante fazer essas buscas e descobrir antepassados.

  • Também fui verificar o verso da inteiro teor de casamento do Manoel Pereira Porto com a Hercília de Castro Ferraz em busca de informações, porém não consta nada além da data que foi digitada a inteiro teor pela funcionária do cartório de ibitinga. Muito obrigado pela ajuda até o atual momento. Irei solicitar a certidão inteiro teor de nascimento da Manoelita ao Cartório de Ibitinga através do e-protocolo. Qualquer informação mais que descobrirem serei imensamente grato. Obrigado pela ajuda até aqui.

  • Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda de vocês.

    Fizemos algumas pesquisas em sites como family search e my heritage, mas parece que estacamos. Não conseguimos sair do lugar.

    Temos as seguintes informações:

    Nome: José Alves - Nascido em: 19/03/1884 - Casou no Brasil em 09/01/1915 com Maria da Conceição Pinto.

    Sabemos que o local de nascimento foi no Distrito de Viseu, mas não sabemos o Concelho e Freguesia.

    Nome dos pais do José Alves: Manoel Alves e Luzia Alves.


    Grato pela atenção.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @MarceloCouto2021 você sabe com quantos anos ele veio para o Brasil?

    Pode ser o passaporte dele:

    366752José AlvesCarvalhaisS. Pedro do SulManuel Alves JuniorLuzia de JesusSem Indicação13Rio de JaneiroSolteiro

    Menciona a freguesia de Carvalhais, concelho de São Pedro do Sul, Viseu, filho de Manuel Alves Junior e Luzia de Jesus, veio com 13 anos para o RJ

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.