Freguesia e Distrito
Boa noite, estou querendo tirar a minha cidadania, só que estou com muita dificuldade em achar os dados do meu avô!
Sei o nome do meu avô e o nome da mãe dele.
Porém não encontro o local de nascimento dele!
Alguém pode me ajudar?
Ja tentei várias formas e não tive resultado.
Dados do meu avô:
Secundino Brandão
Mae: Gertrudes Brandão
Ano de Nascimento: 1875
Desde já muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
vc teria certidao de nascimento de algum filho dele, para poder ver se tem o nome do pai dele?
@celia_berbereia
apesar do nome incomum ainda é pouca informação no meu entender pra encontrar documentos. O ideal é que você reúna o máximo de informações possíveis.
Ter o documento de nascimento dos filhos, comparando as informações, ajuda muito. Às vezes o que falta em uma certidão, está na outra. Na certidão da minha avó, por exemplo, só constava o nome reduzido do pai dela. Consultando a certidão da irmã mais velha dela, eu descobri que meu bisavô tinha nome composto. Ele provavelmente não gostava do nome composto e adotou uma versão reduzida e isso se repetiu na certidão dos 4 filhos seguintes.
Na minha visão o primeiro passo é verificar a certidão do filho do português. Nela costuma estar a naturalidade do declarante e o nome dos avós, tanto maternos quanto paternos, o que pode ajudar a refinar a sua busca.
Outro passo seria buscar a certidão de casamento do seu avô para verificar se costava o local de nascimento dele.
@celia_berbereia a uma olhada https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:792P-LF6Z?cid=fs_copy
@celia_berbereia
No Family Search há uma série de certidões de nascimento e batismo de filhos de Secundino e Escolástica. E Secundino sendo filho de Gertrudes, sem nome de pai dele. Sugiro ler com atenção cada uma para ver se aparece alguma referência além de "Portugal". Além do mais, como o próprio Secundino declarou a sua idade em algumas delas, aumenta a confiança para descobrir que ano ele nasceu. As certidões de óbito podem ser bem imprecisas nisso.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79Z4-CXPZ
Também faço a sugestão de investir um tempo criando e completando a árvore da família no FS, entrando todos os dados já disponíveis. Inclua também o de outros parentes (tios, irmãos, primos etc) e suas datas de nascimento, casamento, óbito. Quanto mais melhor. Às vezes, ao entrar os dados de um desses outros parentes, o sistema acha dados de outros. É assim que se vai preenchendo o quebra cabeças e pode aparecer uma pista de onde em Portugal ele era.