Como solicitar o envio de Certidão de Casamento

Gente boa tarde. Encontrei as certidões de Nascimento e o processo de passaporte de meus bisavós portugueses no Arquivo Distrital do Porto, vou solicitar o envio. Porém, a Certidão de Casamento deles se encontra ainda na Conservatória de Vila do conde, solicitei ela pelo Civil Online porém ela vem apenas parcial. Preciso dela em Inteiro Teor e Cópia reprográfica, pois preciso para retificar vários documentos aqui no Brasil. Entrei em contato com a Conservatória para solicitar o envio por correio para o Brasil, e me falaram que teria que solicitar junto com um consulado. Mandei mensagem para o consulado e falaram que eu teria que entrar em contato com o Arquivo Distrital pois a certidão passa dos 100 anos e não se encontra digitadas no sistema. Não tenho como ir até Portugal no momento para pegar essa certidão. Alguém saberia me informar se existe alguma outra maneira de conseguir que me mandem essa certidão por correio para o Brasil?

Desde já agradeço.

Comentários

  • @Larands em PT não existe isso de "inteiro teor" e "cópia reprográfica"

    a certidão do civilonline de casamento vai servir para suas retificações, basta vc apostilá-la...https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244178/#Comment_244178

  • @gsilvestre Muito obrigada pela resposta. Achei que quando se fala em Certidão integral e Fotocópia seria a mesma coisa. Pensei que os cartórios no Brasil somente aceitariam a retificação se fosse assim. O consulado me respondeu que pode me dar uma certidão certificada, porém apenas uma via simples. Então vou tentar seguir as instruções do link que você deu.

    Uma outra dúvida, tanto meu bisavô quanto minha bisavó são portugueses e casaram em Portugal, preciso fazer a transcrição do casamento? E somente com essa cópia do Civil Online consigo fazer?

    Desde já agradeço.

  • @Larands , não tem que transcrever se o casamento ocorreu em Portugal!

    Use a certidão de casamento apostilada em Portugal para retificar o que for necessário aqui no Brasil.

    Quais são as diferenças?

  • @Leticialele Oi boa noite. São muitas diferenças, praticamente em todas as certidões do Brasil, Nascimento de meu avô, de meu pai, casamentos, etc. Principalmente nos sobrenomes da minha bisavó. Seu sobrenome de acordo com sua certidão de nascimento e todo o processo de passaporte é ''de Azevedo Laranjeiras''. Mas algumas certidões constam ''Azevedo dos Santos'' ou "Laranjeiras Santos'', sobrenome do pai dela também aparece errado na certidão de nascimento de meu avô, algumas datas de nascimento erradas tb. Isso só pra citar alguns erros, pois são inúmeros.

    O sobrenome de meu bisavô é ''Dias dos Santos'', porém em nenhum dos documentos que eu tenho consta que ela passou a usar o sobrenome dele. Na certidão do civil online aparece *** em Apelidos Adotados. O nome dela é Carmina na certidão de nascimento e casamento, porém dentro de uns dois documentos do processo de passaporte tem uma justificativa dizendo que ela tbm usava Carminda, então em todas as certidões brasileiras o nome dela aparece como Carminda. O mesmo para a mãe de meu bisavô que usava sobrenomes diferentes as vezes, e isso tem falando dentro desses documentos. Tentei resumir, mas não falei nem metade dos erros kkk.

    As certidões de nascimento e o processo de passaporte deles que solicitei no Arquivo Distrital, acredito que já esteja a caminho para o Brasil, não sabia que poderia colocar o endereço da Procuradoria de lá mesmo pra apostilar. Pra usa-las para retificação, tenho que mandar de volta a Portugal para apostilar ou não precisa?

    Quanto a certidão de casamento do civil online posso usar simples mesmo, basta apostilar? No caso se solicitar essa do consulado certificada ainda assim preciso apostilar?

    Muitooo obrigada pelas respostas.

  • @Leticialele Entendi, farei isso então assim que as certidões chegarem. Muitoooo obrigada.

  • Gente boa noite, entrei em contato com a PGR do Porto, e a moça solicitou que quando eu fosse fazer o envio dos documentos para apostilamento, colocasse um envelope selado com um cupom internacional. Fui aos correios e mostrei o tipo de cupom que ela me mandou como modelo em anexo, mas me falaram que o correio não faz isso, ngm soube informar onde conseguir. Alguém sabe onde posso encontrar esse cupom internacional.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.