Dúvida: Certão de nascimento do português apenas com o primeiro nome

Boa tarde!

Estou em busca da nacionalidade do meu pai (Neto de Português).

Depois de MUITA pesquisa, consegui descobrir a certidão do filho do português e do português.

Estou com a certidão do meu pai e do meu avô, já prontas.

Havia pedido a pesquisa no arquivo do porto, eles responderam que a certidão de nascimento consta lá, fiz a solicitação como vi em um forum aqui e chegou hoje.

Sou leiga no assunto, porém não vi nenhum numero constando o registro, como achei que viria, e também observei que tem apenas o primeiro nome. No caso, pelo que lí, eu teria que enviar a de óbito. Não acho essa certidão de óbito e ele casou em portugal, ficou viúvo e teve o meu avô sem se casar, então tambem não tenho a de casamento.

Na certidão de nascimento do filho do português consta que o nome do pai, que ele era viúvo, o da mãe, como companheira e o nome dos 4 avós.

Minhas dúvidas:

  1. Essa certidão ( em anexo) está correta neste formato ?
  2. Como na certidão do portugues existe o nome dos pais dele, e na certidão do filho do portugues, existe o nome dos avós ( pais do portugues), escritos exatamente iguais, precisa achar certidão de óbito? Não provaria que ele é a mesma pessoa?
  3. Duvida extra: achei o registro do navio que o portugues chegou ao Brasil, com registro do nome completo dele. Isso serviria para alguma coisa? vale a pena enviar junto? serve como prova de uso do nome adulto ou algo que ajude no precesso?

Grata demais por toda a ajuda que esse forum proporciona!

Comentários

  • @marcellasantiago

    sim, é essa certidão mesmo.

    o casamento dele em Portugal está averbado nessa certidão? se estiver e ele tiver ocorrido após 1911, isso basta para comprovar o nome que ele adotou na maioridade.

    foi ele quem registrou o filho?

  • Boa tarde. Aproveitando o tópico, pedi a certidão de batismo do meu bisavô (1985) no arquivo distrital da Madeira. Chegou a certidão certificada mas como uma foto do livro. Esta correta esta certidão para dar entrada no processo ou teria que ter vindo uma descritiva?

  • @AlexFTS , serve essa certidão, mesmo!! Pode mandar sem medo!

  • Obrigado Leticia. ☺️

  • editado December 2021

    .


  • @gsilvestre

    Não, o casamento não está averbado nessa certidão. Só veio escrito isso ai.

    Como ele casou lá, e a esposa faleceu, não sei nem o nome dela, nem ano de casamento... nada. Também não achei a certidão de óbito.

    Sim, foi ele que registrou, tem a assinatura com nome completo e também nome dos avós paternos ( igual tem nesta certidão de nascimento). Por isso pensei que serviria, são os mesmos nomes dos pais dele e dos avôs do filho dele.

    Tenho que conseguir essas certidões ou com esse nomes iguais eles consideram?

  • @marcellasantiago já teve casos que deram certo? sim, já vi relatos.

    mas também já vi relatos de que o processo caiu em exigência por causa disso...

    o melhor é você procurar... talvez até o passaporte dele no arquivo distrital, que tb pode servir como prova...


  • @gsilvestre

    No arquivo eu achei o nome dele no Navio em que chegou ao Brasil, mas tem apenas o nome, sexo, profissão, religião e nacionalidade. Não tem data de nascimento ou outras informações que confirmariam que é ele.


    Vou ver se encontro mais algum dado que me ajude.


    Obrigada pela ajuda!

  • @marcellasantiago pela data que ele chegou, vc pode tentar localizar o passaporte dele

  • editado December 2021

    @gsilvestre Acabei de achar o passaporte! Preciso solicitar com alguma autenticidade? ou se enviar uma impressão simples é aceito?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.