Dúvida para iniciar o processo.
Olá.. gostaria de tirar uma dúvida..
sou bisneta de portugues. Meu avó já tirou a cidadania.. gostaria de saber se para eu tirar precisaria que minha mãe ( que é a neta de portugues) tirasse primeiro que eu.. ou se há algum jeito de que eu tire sem que ela precise tirar?
Li algo sobre naturalizaçao mas fiquei em duvida. alguem pode me ajudar?
sou bisneta de portugues. Meu avó já tirou a cidadania.. gostaria de saber se para eu tirar precisaria que minha mãe ( que é a neta de portugues) tirasse primeiro que eu.. ou se há algum jeito de que eu tire sem que ela precise tirar?
Li algo sobre naturalizaçao mas fiquei em duvida. alguem pode me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
OBRIGADO
Se a sua mae nao tirar, vc pode sendo neta ( nesse caso pulou uma geracao) e assim nao passara adiante, ou seja, seus filhos nào terao direito a cidadania. Encerra em vc!
Se tem como verificar se o Bisavô português registrou a filha ( minha mãe, já falecida ) no Consulado de Portugal ? Pois ela sempre se dizia portuguesa..... ela nasceu em Curitiba . Telefonei para o Consulado de Curitiba, e pela data de nascimento disseram que não há registro nenhum, mas que ele pode ter feito em qualquer outro consulado português no Brasil...como ele se casou no Rio de Janeiro, vou tentar me informar lá!!!!
Isabela
Existem duas maneiras de se conseguir a cidadania:
Naturalização ou Atribuição
Atribuição é somente para os filhos de portugueses, não importando se o pai é portugues "legitimo" ou conseguiu a cidadania por atribuição.
Essa forma se propaga para os descendentes (filhos,netos etc...).
Caso essa linha se quebre, ou seja o filho não tire a cidadania ENQUANTO VIVO, o neto só poderá ter a cidadania por ser neto de portugues, também não importando se é portugues "legitimo" ou não, PORÉM o direito a cidadania não se propagará aos descendentes.
Na naturalização, o direito só se propagará aos filhos menores nascidos após a obtenção da cidadania.
A principio todos terão os mesmos direitos (naturalização e atribuição), acho que voce só não poderá ser presidente de Portugal, tal como aqui.
Espero ter ajudado
Carlos
Ps. O processo da sua mãe só poderá ser feito enquanto ela for viva.
Sim, voce pode fazer o processo por naturalizacao (aquisicao) diretamente do seu avo.
Nao importa que a sua mae esteja viva.
So nao vejo a utilidade disso, pois um processo de naturalizacao envolve mais documentos, demora 1 ano e se tem filhos estes nao poderao obter a nacionalidade.
O unico "inconveniente" é que tera que transcrever o casamento dos seus pais em PT antes de solicitar a sua cidadania.
Em alguns consulados fazem ambos processos (transcricao e cidadania por atribuicao).
Caso se decida pela naturalizacao (aquisicao) veja no guia de ajuda da comunidade os documentos necessarios e a forma de envia-los a PT. O valor a pagar atualmente é de 200 euros.
Li la encima que sua avó (filha do bisavo portugues) ja tem a cidadania. A dela foi pedida por atribuicao ou por naturalizacao (aquisicao)?
Se foi por naturalizacao voce nao tera direito.
Se foi por atribuicao voce podera pedir a sua por naturalizacao (pulando a sua mae) apos fazer a transcricao de casamento dos seus avos e ter todos os documentos que estao no guia de ajuda.
Clayton,
No arquivo nacional, no Rio, na praça da republica, ao lado do hospital Souza Aguiar existem os registros de todo cidadão nascido no Brasil.A consulta é aberta ao público em geral.
Tem também os arquivos de todo estrangeiro que imigrou para o Brasil.
Boa sorte