Dificuldade em encontrar o registro de batismo do Seraphim!
Sem saber onde seus pais nasceram ou se casaram em Portugal não sei como encontrar o registro de batismo do Seraphim Baptista Ferreira, filho de José Baptista Ferreira e Maria Pinto Ferreira, o qual teria nascido em 1883 ou 1884, segundo as certidões de casamento e óbito que tenho, as quais infelizmente não citam o dia mês e ano em que ele nasceu, muito menos a Freguesia ou o Conselho.
A certidão de casamento diz que se casou em 1907 com 24 anos com o nome de Serafim Baptista Ferreira. Então teria nascido em 1883. Mas a certidão de óbito diz que faleceu em 05 de janeiro de 1911 com 26 anos e cita o nome dele como Seraphim Ferreira Baptista. Então teria nascido em 1884 ou 1885, dependendo do mês de aniversário. Um verdadeiro quebra cabeças.
Seraphim e seus pais vieram para o Brasil no mesmo navio que minha avó Gracinda e seus pais em 1891. Os parentes não se recordam se as famílias já se conheciam ou ficaram amigas. O fato é que Gracinda e Seraphim se casaram anos depois, em 1907. Ela com 21 anos e ele com 24 anos, na cidade de Valença-RJ.
E agora? Como faço para descobrir o registro de batismo do Seraphim Baptista Ferreira?
Nome: Seraphim Baptista Ferreira, Pais: José Baptista Ferreira e Mãe: Maria Pinto Ferreira
Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito mesmo.
Obrigado
Luís Otávio Britto
Comentários
@Lobritto boa tarde. Dei uma rápida olhada no FamilySearch e achei esses dados. Acho que é um ponto de partida na sua procura.
"Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-RW1Z : 9 April 2020), Serafino Baptista Ferreira and Gracinda de Oliveira, ; citing p. 157, Valença, Valença, Bahia, Brasil, Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro; FHL microfilm 1,615,123.
Obrigado rogeriofernandes . Sim, eu tenho esses dados. Todos as certidões da minha a vó Gracinda no Brasil eu já consegui. Só não encontro essa do registro de batismo do Seraphim. Nem de seus pais portugueses em relação ao processo de passaporte o qual com certeza foi requerido, pois eles sairam de portugal e vieram para o Brasil no ano de 1891.
@Lobritto
1) Possíveis irmãos do avô:
IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil
95498Augusto Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador34Rio de JaneiroSolteiro
241723Augusto Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador32Rio de JaneiroSolteiro
307691Rosalina Da AnunciaçãoTabuaçoTabuaçoJosé Baptista Ferreira&bnsp;Não Indica41Rio de JaneiroSolteiro
374621Alfredo Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;&bnsp;13Rio de JaneiroSolteiro
418359José Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador23Rio de JaneiroSolteiro
2) Possíveis Bisavôs:
207917José Baptista FerreiraRaivaPaivaManoel BaptistaMaria da RochaTrabalhador27BrasilSolteiro
418359José Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador23Rio de JaneiroSolteiro
3) Possíveis Bisavós:
22023Maria Pinto FerreiraGaiaPortoSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação35S. PauloSolteiro
107338Maria Pinto FerreiraTaroucaTaroucaJoão Pinto MenezesBelmira de Jesus FerreiraDoméstica24Rio de JaneiroCasado
Boa busca!
Obrigado guimoss, vou fazer as pesquisas e caso tenha sucesso postarei aqui.
@Lobritto
Sem problemas!
O objetivo do fórum é ajudar e oferecer informações.
Obs: Quando vc precisar marcar alguém, use o "@" e digite as primeiras letras do apelido. Irá aparecer uma lista e vc clica no apelido desejado. Verifique se o "@" e o apelido estão coloridos.
Abraços
@guimoss Obrigado pela dica! Abraços
@Lobritto
De nada. Estamos aqui para ajudar.
Como estão as buscas?
Conseguiu achar ou excluir alguma localização?
@Lobritto
Eu achei o casamento religioso do Seraphim com a Gracinda em Valença.
A data é 28 de Setembro de 1907.
Nele, há a menção que o Seraphim residia em Pirahy de Sant'anna, o que imagino ser Barra do Piraí.
Sugiro você olhar esses livros por mais pistas.
No familysearch, há uma árvore genealógica da Gracinda com duas fontes. Foi você que a criou?
Abraços
@guimoss Boa tarde Guimoss. Sim fui eu que criei a árvore genealógica no Family Search. Eu tenho as certidões de casamento e de óbito do Seraphim com minha avó Gracinda. O óbito dos pais dele é que não consigo achar nas minhas pesquisas aqui no Family, pois na época que o Seraphim se casou, em 1907, o pai dele estava presente, assinou o livro e eu deduzo que morava em Pirahy, ou Barra do Piraí, na época. Estranho é que não encontro o óbito dele ou da mãe dele. Quanto a pesquisa do batismo do Seraphim vou fazendo devagar, quase parando, rsrs. Se avançar em alguma informação com certeza vou compartilhar. Obrigado. Abraço.
@Lobritto
Eu buscaria nas freguesias de Castelo de Paiva e Raiva , pois ambas ficam próximas no Distrito de Aveiro.
Os passaportes acimas também foram encontrados na entrada de estrangeiros pelo porto do Rio.
E lembro que se optar por pedir algum dos passaportes que eu mencionei, é melhor que o faça antes do dia 31/12, pois em 2022 o valor aumentará em 5 euros.
@Lobritto
NOME
Augusto Baptista Ferreira
BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.1062
DATA DE CHEGADA
14/10/1879
IDADE (ano)
18
Ano nascimento: 1860/1861
---
BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.3495
NOME
Jose Baptista Ferreira (existem outros registros!!!)
DATA DE CHEGADA
26/02/1888
IDADE (ano)
24
Ano nascimento: 1863/1864
Boa sorte!