Dificuldade em encontrar o registro de batismo do Seraphim!

LobrittoLobritto Member

Sem saber onde seus pais nasceram ou se casaram em Portugal não sei como encontrar o registro de batismo do Seraphim Baptista Ferreira, filho de José Baptista Ferreira e Maria Pinto Ferreira, o qual teria nascido em 1883 ou 1884, segundo as certidões de casamento e óbito que tenho, as quais infelizmente não citam o dia mês e ano em que ele nasceu, muito menos a Freguesia ou o Conselho.

A certidão de casamento diz que se casou em 1907 com 24 anos com o nome de Serafim Baptista Ferreira. Então teria nascido em 1883. Mas a certidão de óbito diz que faleceu em 05 de janeiro de 1911 com 26 anos e cita o nome dele como Seraphim Ferreira Baptista. Então teria nascido em 1884 ou 1885, dependendo do mês de aniversário. Um verdadeiro quebra cabeças.

Seraphim e seus pais vieram para o Brasil no mesmo navio que minha avó Gracinda e seus pais  em 1891. Os parentes não se recordam se as famílias já se conheciam ou ficaram amigas. O fato é que Gracinda e Seraphim se casaram anos depois, em 1907. Ela com 21 anos e ele com 24 anos, na cidade de Valença-RJ.

E agora? Como faço para descobrir o registro de batismo do Seraphim Baptista Ferreira?

Nome: Seraphim Baptista Ferreira, Pais: José Baptista Ferreira e Mãe: Maria Pinto Ferreira

Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito mesmo.

Obrigado

Luís Otávio Britto

Comentários

• @Lobritto boa tarde. Dei uma rápida olhada no FamilySearch e achei esses dados. Acho que é um ponto de partida na sua procura.

"Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-RW1Z : 9 April 2020), Serafino Baptista Ferreira and Gracinda de Oliveira, ; citing p. 157, Valença, Valença, Bahia, Brasil, Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro; FHL microfilm 1,615,123.

• Obrigado rogeriofernandes . Sim, eu tenho esses dados. Todos as certidões da minha a vó Gracinda no Brasil eu já consegui. Só não encontro essa do registro de batismo do Seraphim. Nem de seus pais portugueses em relação ao processo de passaporte o qual com certeza foi requerido, pois eles sairam de portugal e vieram para o Brasil no ano de 1891.

• @Lobritto

1) Possíveis irmãos do avô:

IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

95498Augusto Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador34Rio de JaneiroSolteiro

241723Augusto Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador32Rio de JaneiroSolteiro

307691Rosalina Da AnunciaçãoTabuaçoTabuaçoJosé Baptista Ferreira&bnsp;Não Indica41Rio de JaneiroSolteiro

374621Alfredo Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;&bnsp;13Rio de JaneiroSolteiro

418359José Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador23Rio de JaneiroSolteiro

2) Possíveis Bisavôs:

207917José Baptista FerreiraRaivaPaivaManoel BaptistaMaria da RochaTrabalhador27BrasilSolteiro

418359José Baptista FerreiraCastelo de PaivaCastelo de PaivaJosé Baptista Ferreira&bnsp;Trabalhador23Rio de JaneiroSolteiro

3) Possíveis Bisavós:

22023Maria Pinto FerreiraGaiaPortoSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação35S. PauloSolteiro

107338Maria Pinto FerreiraTaroucaTaroucaJoão Pinto MenezesBelmira de Jesus FerreiraDoméstica24Rio de JaneiroCasado

Boa busca!

• Obrigado guimoss, vou fazer as pesquisas e caso tenha sucesso postarei aqui.

• @Lobritto

Sem problemas!

O objetivo do fórum é ajudar e oferecer informações.

Obs: Quando vc precisar marcar alguém, use o "@" e digite as primeiras letras do apelido. Irá aparecer uma lista e vc clica no apelido desejado. Verifique se o "@" e o apelido estão coloridos.

Abraços

• @guimoss Obrigado pela dica! Abraços

• @Lobritto

De nada. Estamos aqui para ajudar.

Como estão as buscas?

Conseguiu achar ou excluir alguma localização?

• @Lobritto

Eu achei o casamento religioso do Seraphim com a Gracinda em Valença.

A data é 28 de Setembro de 1907.

Nele, há a menção que o Seraphim residia em Pirahy de Sant'anna, o que imagino ser Barra do Piraí.

Sugiro você olhar esses livros por mais pistas.

No familysearch, há uma árvore genealógica da Gracinda com duas fontes. Foi você que a criou?

Abraços

• @guimoss Boa tarde Guimoss. Sim fui eu que criei a árvore genealógica no Family Search. Eu tenho as certidões de casamento e de óbito do Seraphim com minha avó Gracinda. O óbito dos pais dele é que não consigo achar nas minhas pesquisas aqui no Family, pois na época que o Seraphim se casou, em 1907, o pai dele estava presente, assinou o livro e eu deduzo que morava em Pirahy, ou Barra do Piraí, na época. Estranho é que não encontro o óbito dele ou da mãe dele. Quanto a pesquisa do batismo do Seraphim vou fazendo devagar, quase parando, rsrs. Se avançar em alguma informação com certeza vou compartilhar. Obrigado. Abraço.

• @Lobritto

Eu buscaria nas freguesias de Castelo de Paiva e Raiva , pois ambas ficam próximas no Distrito de Aveiro.

Os passaportes acimas também foram encontrados na entrada de estrangeiros pelo porto do Rio.

E lembro que se optar por pedir algum dos passaportes que eu mencionei, é melhor que o faça antes do dia 31/12, pois em 2022 o valor aumentará em 5 euros.

• @Lobritto

NOME

Augusto Baptista Ferreira

BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.1062

DATA DE CHEGADA

14/10/1879

IDADE (ano)

18

Ano nascimento: 1860/1861

---

BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.3495

NOME

Jose Baptista Ferreira (existem outros registros!!!)

DATA DE CHEGADA

26/02/1888

IDADE (ano)

24

Ano nascimento: 1863/1864

Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.