Me ajudem por favor

Me chamo Thauan Cassimiro Silva Santos, minha família por parte do meu pai é descendente de português que foi informado meu bisavô, pai do meu pai, nome dele é Emidio Cassimiro dos Santos, casado com Placidina Conegundes Pereira minha bisavó.

Meu vô nasceu em 28/08/1934 e faleceu 02/09/2015

A minha busca é achar a data de nascimento do meu bisavô, nacionalidade portuguesa dele ano de falecimento, preciso da certidão de casamento dele pra comprar que eu tenho direito a nacionalidade portuguesa.

Preciso de ajuda pfv, me ajudem.

Comentários

  • Bom, como a dúvida não é especificamente sobre cidadania portuguesa, então acho que posso dar algumas sugestões.

    Pelo que entendi, você está buscando os documentos de seu bisavô. Você já sabe ao menos onde ele nasceu, casou ou faleceu? Se foi no Brasil ou em Portugal?

    A primeira coisa é conversar com seu pai e seus tios (irmãos do seu pai) e ver se eles lembram dos avós e quais informações possuem. Pode ser que tenham conhecido os avós e até frequentado a casa deles.

    Talvez eles saibam ao menos onde os avós (deles, seus bisavós) foram sepultados e daí, na lápide, pode haver a informação das datas de óbito e talvez até de nascimento (ainda que possa estar errada, como comumente acontece, mas já é uma indicação). Talvez algum deles até tenha alguma certidão do seu bisavô. Se conseguir a certidão de óbito (inteiro teor), pode ser que nela conste quantos filhos seus bisavós tiveram, e até a idade deles nesta data.

    Veja se seu pai e seus tios sabem quantos irmãos seu avô teve. É bem provável que se lembrem dos tios. Talvez tenham visitado os tios e saibam onde nasceram e moraram. Normalmente, o casamento ocorreu cerca de 1-3 anos antes do nascimento do filho mais velho (isso também não é certo, mas fornece um indicativo).

    Se conseguir a certidão de casamento do seu bisavô, é muito provável (embora nada seja 100% garantido) que encontrará ali o local e a data de nascimento dele. 

    A partir dessas buscas, você já terá ao menos uma ideia das prováveis datas de nascimento, casamento e óbito, e até dos prováveis locais onde esses fatos ocorreram.

    Espero ter ajudado de alguma forma.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @Thauan_Cassimiro vai fazendo a busca pelo caminho inverso... tente localizar a certidão de nascimento do seu avô, nela vai ter o nome do português e dos pais dos portugueses, talvez até o local de nascimento do português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.