Site do Arquivo Distrital e solicitar certidão presencial

Olá! Fiz uma pesquisa bem extensa em vários arquivos distritais para tentar encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, porém até agora não encontrei nada. É comum não encontrar? Pesquisei nos seguintes arquivos: Arcozelo, Avintes, Crestuma, Grijó, Lever, Olival, Pedroso, Perozinho, Sandim, São Félix da Marinha, Seixezelo, Sermonde e Serzedo.

Como nas certidões (brasileiras) de óbito e casamento só consta a Naturalidade e não a freguesia tentei pesquisar por conta própria nos arquivos das freguesias de Vila Nova de Gaia. Só não solicitei a busca online porque meu irmão viajaria agora em dezembro, porém devido a Covid19 ainda não temos certeza. O processo para pedir a certidão presencialmente é necessário saber a freguesia também? Outra pessoa que não seja familiar direto consegue solicitar com uma procuração?

«1

Comentários

• @FernandoSkuld estou no Porto de passagem. Em razão da COVID o arquivo distrital do Porto suspendeu o atendimento presencial. Em relação a procuradores, salvo engano, creio que é exclusivo de advogados e/ou solicitadores (uma espécie de despachante), mas qualquer um pode solicitar uma pesquisa, por exemplo, pedi uma certidão de uma parente em Santarém para uma prima e não foi me pedida qualquer vinculação com o arquivo. Um amigo pediu para fazer uma pesquisa. Descobri a entrada do antepassado dele no porto do Rio de Janeiro em julho de 1893 proveniente do porto de Leixões (que fica em Matosinhos, Leça) consegui encontrar o "registo" de passaporte emitido em junho de 1893 (quase que ilegível), só consegui ver que era uma paróquia em Paredes (existem algumas freguesias de Paredes só aqui no Norte). O registo do passaporte é um pulo para o processo de passaporte. Só que o sistema do arquivo distrital passa diretamente de dezembro de 1892 para janeiro de 1905. Sugiro que tente encontrar a entrada do seu bisavó no Brasil e retroaja um ano no "registo" de Passaporte daqui do Porto. Não sei como você concluiu que ele seria de Nova Gaia, mas se pelo menos sabe que ele é do distrito do Porto muito provavelmente ele saiu por Leixões e tirou o Passaporte por aqui. O registo da Igreja anterior a 1911 é dividido por Paróquias.

• @Damasceno_de_Castro Obrigado pela informação sobre a solicitação presencial, não sabíamos que estava suspenso o atendimento presencial. Obrigado!! Mas então quando pudermos pedir presencial temos que ir precisamente no cartório da freguesia ou qualquer um pode pesquisar a freguesia e emitir a certidão (caso eu não descubra a freguesia até lá)?

A respeito da naturalidade, segundo todos os documentos dele que consegui encontrar a naturalidade é realmente Vila Nova de Gaia. Até fui ao cartório de minha cidade para ver se a certidão de nascimento dele havia ficado arquivada quando casou, porém sem sucesso. Consegui um cartão de imigração pelo Family Search dele que consta a data de chegada no dia 20/02/1920 no porto de Santos (é essa entrada que você falou?), porém não consta de onde saiu. Na época ele tinha 9 anos e veio com os pais, que não encontrei qualquer informação sobre os dois. Como encontro esse registro e processo de passaporte que você citou?

• @FernandoSkuld , você não precisa ir ao Arquivo Distrital para solicitar a certidão.

Pode pedir pela internet. "Serviços em linha" - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

• @FernandoSkuld Os "registos" de batismo (quando a pessoa nasceu anteriormente a 1911) foram arquivados no arquivo do distrito (que seria correspondente a nosso Estado numa comparação grossa na divisão administrativa), portanto, os arquivos ficam todos no arquivo distrital do porto (Arquivo Distrital do Porto - DigitArq (arquivos.pt)) aqui está o link para a página.

Só por curiosidade, em que documento constou a naturalidade dele? A partir da naturalidade você terá que procurar nas paróquias da municipalidade/ autarquia, como Nova Gaia é maior, tem mais divisões em paróquias, p. ex., Paróquia de Canelas, Paróquia de Coimbrões, Paróquia de São Ovídeo... (Penso que seu bisavó nasceu antes de 1911).

Você deve fazer a pesquisa pelo nome do seu trisavó - o chefe da família (já que seu avó tinha nove anos, ele deve ter vindo como acompanhante do seu trisavô ou trisavó, neste caso o passaporte sai no nome do titular e os demais vêm como acompanhantes). Se ele nasceu no ano de 1911 mande um e-mail para o registo civil coloque a data com menos de 100 anos e coloque nas informações a data correta de nascimento.

• @Damasceno_de_Castro a Naturalidade dele consta como Vila Nova de Gaia na certidão de óbito que possuo e o cartão de imigração https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDT-HRT2?from=lynx1UIV8&treeref=GDCZ-MNP

Eu pesquisei nesse site que você mencionou, porém não encontrei. Vou tentar refazer a pesquisa novamente. Sim, meu bisavô nasceu antes de 1911, mais precisamente em 23/12/1909. Você sabe onde encontro o nome de todas as paróquias para poder colocar no site da Adporto para a pesquisa?

Essa pesquisa do passaporte que você citou do meu trisavô, no caso chefe de família, onde devo fazer, no site da adporto mesmo? Oque devo digitar no campo de pesquisa? Eu só sei o nome dele a data de nascimento completa tenho apenas do meu bisavó.

• @FernandoSkuld você precisa fazer a busca manual... não vai conseguir achar somente tentando pesquisar utilizando a busca indexada

https://tombo.pt/f/vng16 - aqui os livros da freguesia de VNG. na coluna à esquerda tem as outras freguesias

alternativamente, você pode deixar os dados que você tem dele aqui no tópico, que o pessoal pode te ajudar a procurar

• @gsilvestre Entendi! Obrigado!

Seguindo sua dica deixarei os dados que possuo dele aqui, então.

Nome: José da Silva Gouvea

Nascimento: 23/12/1909

Pai: José da Silva Gouvea

Mãe: Arminda Nunes (ou Arminda Joaquina)

Naturalidade: Vila Nova de Gaia

• @FernandoSkuld pelo seu outro comentário, imagino que vc tenha se equivocado no nome do pai. seria Manoel da Silva Gouvea?

• @gsilvestre Isso! É Manoel da Silva Gouvea o pai dele, eu digitei errado e não percebi. Obrigado.

Nome: José da Silva Gouvea

Nascimento: 23/12/1909

Pai: Manoel da Silva Gouvea

Mãe: Arminda Nunes (ou Arminda Joaquina)

Naturalidade: Vila Nova de Gaia

• editado December 2021

@FernandoSkuld

talvez a emigração do seu "biso"

ID 129955 / José Da Silva Gouveia / Gaia / Gaia / Evaristo da Silva Gouveia / Arminda Joaquina / Familiar / 10 / Santos / Solteiro

"Evaristo", na filiação, pode ser resultado da leitura de uma grafia ruim de "Manuel"

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

da Celeste, chegou a solicitar no Civilonline? ...em Agosto foi orientado deste forma

• FernandoSkuldFernandoSkuld Member
    editado December 2021

@Kleber Silva Aguiar Poxa que engraçado agora que você falou e no meio das pesquisas eu encontrei uma certidão de nascimento que está o nome do pai como Evaristo. Agora me confundi total, pois seria possível errarem tão feio quando meu bisavô chegou aqui no Brasil? O mês e ano do nascimento nessa certidão portuguesa que encontrei também está divergente dos dados dele aqui no Brasil. Será esse registro do meu bisavô?

• @FernandoSkuld , onde está escrito Manuel? Em que certidão?

Eu creio que você encontrou o assento do José, mas o pai é, claramente, Evaristo!!

• @Leticialele estou quase convencido que esse José do registro é o meu bisavô e que por alguma razão o nome do pai dele foi alterado. Não sei oque pensar. Voltei pra estaca 0 parece, não sei como posso confirmar que esse José é o meu bisavô...

• @FernandoSkuld como a letícia perguntou, em quais documentos está que o nome do pai é manoel?

• @FernandoSkuld , como são os nomes dos filhos do José?

• @gsilvestre e @Leticialele Então, consta "Manoel da Silva Gouvea" na certidão de casamento dele aqui no Brasil, no cartão de imigração (Family Search), na certidão de óbito dele e na de nascimento da minha vó. Oque vocês acham?

• @Leticialele os filhos do José (meu bisavô) são Rosa da Silva Gouvea (minha vó) e Adelino Gouvea da Silva

• @FernandoSkuld , para aumentar ainda mais um pouco o mistério:

Casamento do Evaristo da Silva Gouvea com a Arminda Joaquina Nunes - https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1201672 m0010.tif

Ele, filho de Tereza de Souza

Ela, filha de Manoel de Sá Silva e Rita Joaquina Nunes

• @Leticialele vou chorar! Estou completamente perdido! Não consigo pensar em um forma de ter certeza desses "novos fatos". Já tentei até encontrar algum parente atual pelo facebook pra me dar uma luz mas é mais difícil que achar agulha em palheiro. Alguma ideia?

• editado December 2021

@FernandoSkuld

Batismo do Evaristo - https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1188789 m0072.tif assento número 30

Nasceu em 20 de maio de 1884

Minha esperança é que ele se chamasse Evaristo Manuel... mas, infelizmente, não.

Peça o passaporte no CEPESE, é um documento a mais.

Você precisará fazer a retificação judicial do nome do pai, tanto no casamento, quanto na certidão da filha.

• @Leticialele muito doido tudo isso, ainda sem acreditar que erraram tanto assim. Vai ver é por isso que a solicitação que eu fiz ao Arquivo Nacional não tem fim.

Essa retificação eu consigo pelo cartório mesmo? Eu sendo bisneto consigo? Nunca tive esse problema, não faço ideia como funciona.

• @FernandoSkuld talvez, quando chegou no BR, o Evaristo quis trocar de nome para Manoel… infelizmente, não há como saber o que aconteceu

seu bisavó não teve nenhum irmão que nasceu no BR? chegou a tentar localizar o óbito do manoel/evaristo?

sobre a retificação, provavelmente vai precisar de um advogado

• @Leticialele você consegue entender oque está escrito no registro de batismo do José que eu enviei acima, na parte que diz "Parochianos d'esta de Villa Nova de Gaya, moradores no _Lagos do___?___" você consegue entender o que está escrito? vou perguntar pra minha vó se ela lembra algo sobre.

Mais uma pergunta: aquele "neto paterno" que está escrito nesse mesmo registro seriam no caso os avós do José, pai e mãe do Evaristo? Achei estranho, pois no registro de batismo e casamento do Evaristo só consta o nome da mãe, no caso a Thereza de Souza. Notei que esse Luiz da Silva Gouveia só apareceu no batismo do José. Será que ele casou com a Thereza posteriormente ao nascimento do Evaristo e o assumiu como filho?

• @FernandoSkuld

Entendi: ... do lugar da Cavaca...

Ao que parece seu bisavô com 10 anos de idade não veio acompanhado dos pais.

• @FernandoSkuld , concordo com o @Guilherme Moreira .

Sim, ao que parece, ou a Thereza de Souza casou com o Luiz ou inventaram o nome de um pai. Isso era muito comum, na época!

• FernandoSkuldFernandoSkuld Member
    editado December 2021

@Leticialele Se eu quiser tentar encontrar o registro de batismo do Evaristo e da Arminda eu tenho que procurar no arquivo distrital da freguesia de Fornos? No registro de casamento diz que ambos são naturais de lá, então devo procurar por lá, é isso? E,como eles tinham 25 anos em 1909 devo procurar por volta de 1884+, correto?

• @Leticialele Eu tinha visto, estava tão atordoado com a confusão de nomes que tinha me esquecido. Obrigado! Algumas páginas depois eu encontrei o da Arminda

• @FernandoSkuld , creio que você já encontrou o batismo da Arminda - https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1188789 m0074.tif

Assento número 33

Nasceu em 3 de agosto de 1884, filha de Manoel de Sá e Silva e de Rita Joaquina Nunes.

• @Leticialele agora queria tentar encontrar o registro de batismo da Thereza de Souza e Luiz da Silva Gouveia e da Rita Joaquina Nunes e Manoel Sá e Silva, mas sem o ano de nascimento de cada um fica difícil...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.