O nome da nubente mulher continuará a ficar o de solteira, conforme a Certidão de Casamento.

Boa tarde a todos!

No dia 26/11/2022 enviei/entreguei os documentos para transcrição do casamento de meus bisavós João Chrysostomo de Paula Ribeiro e Geraldina da Costa Mattos Ribeiro (ele português e ela brasileira).

Hj, dia 06/12/2021, recebi o e-mail para o pagamento, com a informação: "O nome da nubente mulher continuará a ficar o de solteira, conforme a Certidão de Casamento. Ñ há alteração de nome."

isso porque o nome de minha bisavó está como Geraldina da Costa Mattos (sem o Ribeiro), como consta nas certidões da minha avó e na da minha mãe... (Não tinha me atentado pra isso).

Vcs acham que isso pode me gerar algum problema no processo de cidadania???

Quando o processo de Transcrição ficar pronto postarei aqui.

Abraço a todos....

Comentários

  • @RodrigoRibeiro , pelo Código civil brasileiro, até 1967 a mulher era OBRIGADA a adotar o sobrenome (apelido) do marido. Não creio que terá problema.

  • Oi Letícia @Leticialele , que bom falar com vc novamente...

    Já tinha lido algo semelhante algumas vezes, mas não encontrei nada igual.

    Vou efetuar o pagamento então...muito obrigado.


    Tão logo se encerre o processo, aviso aqui.

    Forte abraço.

  • Bom dia a todos...

    Estou aqui para informar aos amigos que precisam/precisarem fazer a transcrição do casamento pelo Consulado do Rio de Janeiro que o processo dos meus bisavós já está concluído.

    Entreguei a documentação no dia 26/11, e confesso que foi bem temerário...deixei com a recepcionista e ela simplesmente jogou dentro de uma caixa de papelão improvisada... heheheheheehe

    Dia 06/12 recebi o e-mail confirmando que estava tudo certo e a orientação para pagamento...fiz o pagamento no mesmo dia, e no dia seguinte recebemos a confirmação do pagamento.

    Hj, dia 11/12, fui surpreendido com a documentação entregue na mensageria do condomínio (entregaram ontem, 10/12)...

    Vou tentar iniciar o processo na 2a feira mesmo, e torcer pra dar TD certo também...

    TD graças a ajuda e conselho dos nobres foristas, que mesmo que indiretamente, ajudaram em muito, tanto nas pesquisas e tirada de dúvidas, e em especial a @Leticialele @gandalf @maurelio@gsilvestre @Kleber Silva Aguiar @lucas21 @Carlos@CarlosASP @gsilvestre, que estão sempre se manifestando em interesse de todos.


    Vai dar certo!!!@lucas11 @kleber258 @kleber258

  • @RodrigoRibeiro , excelente!! Agora, boa sorte nas próximas etapas!!

  • editado December 2021

    Efetuei o pagamento hj a tarde e logo depois recebi o e-mail com o formulário.

    Amanhã mesmo vou com minha mãe no cartório para ela assinar e autenticar a assinatura...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.