Diferença entre o sobrenome na certidão de batismo e do sobrenome dado na imigração no RJ

Boa tarde. Sou neta de avó portuguesa, e tenho em mãos sua certidão de batismo (1908). Ocorre que o sobrenome nome da minha avó, e da mãe dela, estão diferentes e do seu pai está correto. O Arquivo Distrital do Porto me orientou em relação a essas divergências no sobrenome, que nesta época era normal. Porém ao entrar no Brasil (1914) todos os filhos e esposa, passaram a ter o sobrenome do pai /marido.

Estou atrás de maiores informações , e o mesmo arquivo me indicou uma instituição chamada CEPESE. ONDE CONSEGUIMOS DADOS SOBRE O PASSAPORTE. Encontrei a mãe, minha avó e seus irmãos.

Preciso saber onde procurar, para ter acesso ao documento onde o nome que era utilizado em Portugal, até o momento do desembarque, no Porto do Rio de Janeiro, quando sofreu alteração, acrescentando o sobrenome , Souza, imediatamente em toda família, já que aqui no Brasil era obrigatório ter o sobrenome do pai.

Preciso ter acesso a um documento que comprove que a certidão de batismo, é realmente de minha avó, justamente mostrando a mudança dos nomes, seguindo a legislação brasileira. E onde Procurar?

MInha avó em Portugal: Margarida Rosa ---- no Brasil : Margarida de Souza

Filiação: Diogo de Souza e Delphina de Jesus (em Portugal) ,no Brasil: Delphina de Souza

Peço orientação a esse fórum. E agradeço desde já. Um abraço

Comentários

  • @valeriaf , em que documentos aparecem a diferença?

    Aliás, não é diferença, pois, no batismo, só aparece o primeiro nome da criança, que só fixará o nome usado na vida adulta no casamento ou no óbito.

    Note que o apelido de sua avó é o mesmo do pai, não vejo problema algum!

  • @valeriaf

    Sua avó Margarida nasceu em 18/12/1908?

    Não percebi exatamente o que busca.

  • Bom dia. Minha avó na certidão de batismo, seu nome aparece como MARGARIDA ROSA e de sua mãe, DELPHINA DE JESUS. No momento da pesquisa no Arquivo Distrital do Porto, não me pareceu que pudesse ser a minha família. A funcionária, que levantou a possibilidade de ser minha avó, porque em 1908, em Portugal, não era obrigatório o sobrenome do pai/marido. Mas disse que não poderiam confirmar nada.

    Continuei as buscas para ter essa confirmação, porque nos documentos brasileiros , como na carteira de identidade de estrangeiro, minha avó é MARGARIDA DE SOUZA , quando casou, MARGARIDA DE SOUZA OLIVEIRA, E SUA MÃE, DELPHINA DE SOUZA, e seu pai, Diogo de Souza, NOMES QUE APARECEM NESTES DOCUMENTOS. Todos com o mesmo sobrenome. E tive a informação de um órgão de imigração brasileiro,que o nome de entrada no Brasil, da minha família tinha o sobrenome SOUZA. Como dou entrada em minha cidadania, com documentos que possuem sobrenomes tão diferentes?

    Continuei a busca, pela internet, no CEPESE, instituição em Portugal, onde encontrei minha bisavó, Delfina de Jesus, responsável pelos seus três filhos, na hora de tirar o documento para embarque. Foi quando reconheci toda família, todos sem o sobrenome Souza. Agora tenho certeza que a certidão que tenho em mãos é realmente de minha avó. Como comprovar, se essas informações não fazem parte da lista de documentos exigidos para tirar a cidadania? Não sei como fazer isso. MUito obrigada.

  • @valeriaf , como constam os nomes dos pais e avós da Margarida Rosa na certidão de batismo?

  • @valeriaf

    Qual a data de nascimento de sua avó no assento de batismo?

  • Dados da certidão de batismo:

    Margarida Roza Registro de nascimento: 26/12/1908 CÉDULA DE IDENTIDADE DE ESTRANGEIRO (BRASIL) 18/12/1908

    Pais: DIOGO DE SOUZA E DE DELFINA DE JESUS

    Neta paterna: IGNÁCIO DE SOUZA E DE MARIA EMÍLIA

    Neta materna: MANOEL ALMEIDA E DE MARGARIDA DE JESUS

    Obrigada

  • @valeriaf , o "Souza" é apelido (sobrenome) da família!

    Por que você tem dúvida? Ela foi batizada como Margarida Roza e fixou seu nome na vida adulta como Margarida de Souza.

  • 1) E a data de nascimento que nos documentos brasileiros, está como 18/12/1908 e a de batismo que tenho, está 26/12/1908?

    2) Vocês já viram caso parecido e que tenha sido aceito sem problemas nas conservatórias, na análise dos documentos?

    3) Eu teria que trocar a data de nascimento dos documentos brasileiros?

    4) No caso da troca do apelido, foi assim que entrou no Brasil com 5 anos de idade. E não na fase adulta. Mesmo assim, posso dar continuidade na busca dos outros documentos, sem me preocupar com a mudança de apelido nesta idade?

    5) E a mudança do apelido da mãe da minha avó, de ¨JESUS¨para ¨Souza¨. Como devo agir?

    Desculpe tantas perguntas. Mas, sei o quanto este fórum se esforça para nos ajudar. Muito obrigada.

  • Por gentileza, eu sei que são muitas questões sobre o mesmo tema, e uma certa insegurança acaba acontecendo. É porque eu e minha irmã estamos tentando por nós mesmas dar entrada em nossos documentos, que por sua vez tem um custo muito elevado. Já temos mais de sessenta anos e só agora conseguimos essa luz sobre a certidão de batismo, que tudo indica ser de nossa avó. Agradecemos muito por esse espaço . Gratidão.

  • editado December 2021

    @valeriaf , não vejo nenhum problema nas questões que você levantou. Veja se a data do batismo é 26/12 e ela nasceu em 18/12!!

    Sim, não precisa se preocupar, o apelido (sobrenome) adotado foi o da família.

    Eu não mexeria no nome da mãe da sua avó. Fica claro que são as mesmas pessoas.

    Não se acanhe em perguntar!! Ninguém sabe tudo.

    É um processo importante e ninguém quer errar!!

    Se quiser, coloque o link do assento de batismo e podemos verificar para você.

  • Obrigada pelo retorno. Não tenho o link, e sim os dados fornecidos pelo Arquivo Distrital do Porto, que está assim na certidão de batismo que tenho em mãos:

    COTA: G/29/3/5 - 18.2

    Fls. 60v; Assento nº 119

    O batismo foi na data e 28/02/1908 e consta a data de nascimento: 26/12/1908 - E em todos os documentos do Brasil- 18/12/1908. É preciso corrigir estas datas? E como faço isso? Muito obrigada

  • editado December 2021

    @valeriaf , esses erros eram bem comuns.

    Para retificar, precisaria de uma certidão certificada pelo Arquivo Distrital e apostilada pela PGR em Portugal. Aqui no Brasil, registrar em Cartório de Títulos e Documentos e levar ao Cartório onde se encontra a certidão onde aparece a data do nascimento e pedir a retificação.

    Em que documentos brasileiros aparece a data de nascimento dele?

    Dependendo do documento, eu não retificaria.

  • OI....aparece na Carteira de trabalho, e na cédula de identidade de estrangeiro (Sistema Nacional de estrangeiro do Brasil). Ainda não tenho a certidão de casamento em mãos. Minha avó casou aqui no Brasil com um brasileiro. Obrigada

  • editado December 2021

    @valeriaf , esses documentos não importam, não são necessários para o pedido de cidadania!

    Aguarde para verificar na certidão de casamento. Às vezes, aparece apenas a idade dos nubentes.

  • Muito obrigada, mais uma vez. você não sabe a alegria que estou sentindo. Resgatar a história de minha avó, que ajudou meus pais a me criarem,e levar para nossos filhos e meus sobrinhos, essa herança deixada por nossos ancestrais, me deixa firme para seguir em frente, mesmo diante de tantos obstáculos. Vou atrás da certidão de casamento. Muito obrigada e um FELIZ NATAL a todos.

  • @valeriaf , a cidadania portuguesa é um legado de valor inestimável deixado por nossos antepassados.

    Sem esquecer os sacrifícios que um imigrante tem que fazer, ao chegar a uma terra nova, sem conhecer ninguém... \

    Fiquei tão viciada em buscar certidões, já achei avós nascidos em 1620. Percorri, pelo google maps, as vilas em que moraram... Fez um bem incrível à minha alma!!

  • @Leticialele Tudo bem? Consegui ter acesso aos dados da ceridão de casamento de minha avó. Mas aparece a data de nascimento completa, que diverge somente o dia, de todos os documentos da minha avó, que é sobre a questão que falamos. Tenho também que fazer a transcrição do casamento. Só pra fechar o raciocínio desta divergência. Terei que pedir uma CERTIDÃO CERTIFICADA E APOSTILADA PELA PGR? Após, levar a um Cartório de Títulos por conta da divergência só do dia?

    E quanto ao nome na certidão de batismo, MARGARIDA ROSA, que em todos os documentos brasileiros , não aparece o apelido ¨ Rosa¨, sendo acrescentado o apelido do pai, SOUZA. Passando a usar MARGARIDA DE SOUZA. Você acha melhor eu nao mexer ? Obrigada por tudo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.