Busca de certidão de nascimento registrada no Consulado

Prezados, preciso de ajuda para localizar o registro de nascimento do meu avô, em Recife/PE, em 1905, cujo nascimento foi registrado no Consulado de Portugal, à época. Não sei em que ano ocorreu o registro no consulado.

Encontrei apenas um livro desses, no Arquivo do Instituto Diplomático (ID), do MNE de Portugal, em Lisboa, mas ele tem apenas um registro: o de uma criança nascida em Olinda, em 1900 e registrada em 1904 no Consulado de Portugal em PE:

"Registo de pedidos de termos óbito e nascimento, de certidões de casamento e baptismo e outros relativos ao estado civil, de 1904. / Autore(s): PESSOA COLECTIVA Consulado de Portugal em Pernambuco (Brasil). / CÓD. REFERÊNCIA: PT/AHD/3/MNE-MD/CON-BRA-PER/021. / IDENTIFICADOR ORIGINAL: SRn.1338".

Acredito que apenas esse livro esteja lá como peça de museu, pelo fato de ter um único registro (termo de abertura / único registro / termo de encerramento (o cônsul ia sair de licença e encerrou o livro).

Como faço em um caso como esse, para obter a certidão de nascimento do meu avô? Já consultei diversos órgão do Governo de Portugal:

a) Consulados, que não respondem;

b) Embaixada de Portugal, que me orientou a procurar a Conservatória dos Registros Centrais;

c) Conservatória dos Registros Centrais, em Lisboa, que me orientou a procurar a Conservatória de Registro Civil de Lisboa;

d) Conservatória de Registro Civil de Lisboa, que me disse que não tem os registro feitos em Consulados;

e) Torre do Tombo, que não respondeu; e

f) Instituto Diplomático, que me disse que só tem o livro que mencionei.

Não é caso de pedir às conservatórias distritais, nem no Civil Online.

Qualquer ajuda é bem-vinda! Agradeço desde já!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.