Documentos necessários para atribuição de Netos

Olá, boa tarde! Eu queria tirar dúvidas em relação aos documentos que preciso enviar para a solicitação de cidadania para netos.

Recebi do Arquivo Distrital o assento de nascimento do meu avô, onde consta a averbação do casamento, e agora estou reunindo os demais documentos e queria confirmar se estão corretos, (estou na dúvida no item 4 e no item 7) agradeço se alguém puder me ajudar:

1) Assento de nascimento do português (meu avô), com o estado civil atualizado 

2) Certidão de nascimento da requerente/neta (minha certidão), em Inteiro Teor, original, com a firma do escrevente que lavrou a certidão reconhecida e devidamente apostilada

3) Certidão de nascimento da requerente/neta (minha certidão) reprográfica e devidamente apostilada

4) Certidão de casamento reprográfica e apostilada do avó português - casou no Brasil (este item estou na dúvida se é necessário, uma vez que já consta a averbação do casamento no assento de nascimento dele)

5) Certidão de nascimento inteiro teor e apostilada do filho do português (meu pai), onde o pai dele tem que ser o declarante

6) Certidão de casamento reprográfica e apostilada do filho do português (meu pai)

7) Cópia autenticada e apostilada Histórico Escolar (o cartório emite este documento? Eles emitem cópia apostilada do histórico escolar?)

8) Antecedentes criminais da requerente (meu)- emitida pela internet

Comentários

  • @DalvaDuque :

    1) Assento de nascimento do português (meu avô), com o estado civil atualizado  Correto

    2) Certidão de nascimento da requerente/neta (minha certidão), em Inteiro Teor, original, com a firma do escrevente que lavrou a certidão reconhecida e devidamente apostilada Não é necessária

    3) Certidão de nascimento da requerente/neta (minha certidão) reprográfica e devidamente apostilada Correto

    4) Certidão de casamento reprográfica e apostilada do avó português - casou no Brasil (este item estou na dúvida se é necessário, uma vez que já consta a averbação do casamento no assento de nascimento dele) Não é necessária

    5) Certidão de nascimento inteiro teor e apostilada do filho do português (meu pai), onde o pai dele tem que ser o declarante Correto. Mas não importa quem foi o declarante, pois o casamento dos avós está transcrito em Portugal.

    6) Certidão de casamento reprográfica e apostilada do filho do português (meu pai) Não é necessária

    7) Cópia autenticada e apostilada Histórico Escolar (o cartório emite este documento? Eles emitem cópia apostilada do histórico escolar?) Não é necessária. O domínio do idioma é presumido para brasileiros.

    8) Antecedentes criminais da requerente (meu)- emitida pela internet Correto, com a validação impressa no verso.

    Outros documentos necessários:

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumentos (175 euros) com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

  • @Leticialele muito obriga por seus comentários. Eu ia acabar solicitando documentos a mais.

    Sou muito grata por toda ajuda que vocês fornecem.

  • Leticia Boa noite.Por favor. me tire uma dúvida .

    Meu avô era português e casou no Brasil com a minha avò que também era portuguesa.

    Para fazer o meu processo de naturalização tenho que fazer a transcrição do casamento ?

    Meus avós são falecidos .

  • @Salette_Barbosa_ , se os dois eram portugueses e casaram no Brasil, sim, tem que transcrever o casamento. Lisboa tem feito essa exigência.

  • @Leticialele

    Sobre o item outro documentos necessários:

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos.

    Pode ser CNH também ou apenas RG ou passaporte?

    Obrigada

  • @DalvaDuque , creio que Lisboa não aceita a CNH no processo de netos.

    Mas já tivemos relato, aqui no Fórum, de que uma carteira do CRM foi aceita como identidade.

  • @Leticialele

    Esse caso foi em processo de neto?

    Obrigado.

  • @guimoss , sim, foi em processo de neto.

  • @Leticialele

    Eu não tentaria mandar uma carteira funcional para a CRCentrais.

    Até onde eu saiba, Lisboa somente aceita RG, ou passaporte, ou documento de identidade português (como CC ou cartão de residente).

    CNH não é aceita na CRCentrais, mas é aceita em outras conservatórias, para outros tipos de processo. Carteira funcional (OAB, CRM, CREA, etc) somente em consulados portugueses no Brasil.

    A maioria das carteiras funcionais nem traz a filiação. São válidas somente no território nacional (brasileiro).

  • Boa noite,

    Uma dúvida: português (avô), filha (brasileira falecida), neta (brasileira)

    Essa 'filha' do portugués, por ser mulher, precisa enviar a certidão de casamento dela para seguir com o processo de cidadania para a neta?

    Obg

    Deise

  • @deiseljo , não precisa mandar a certidão de casamento. Ela nasceu e faleceu brasileira.

  • Boa noite!

    Estou na busca dos documentos nescessários para fazer a cidadania paraminha mãe (ela é neta do português).

    Encontrei o assento de batismo/nascimento do meu bisavô o português, ele casou no Brasil, tenho a certidão de casamento, porém não encontro a certidão de nascimento da minha avó, filha dele que nasceu em 1932 e já é falecida.

    Já fiz buscas onde ele casou que é o mesmo onde minha vó nasceu, também fiz buscas em vários cartórios em torno, fiz desarquivamento do casamento e descobrí que ela se casou com título de eleitor. Conseguí encontrar o assento de batismo dela em Colatina ES, que foi onde nasceu.

    Então, posso pedir o registro tardio dela para fazer a cidadania da minha mãe?

  • @Pianca registro tardio não é aceito para nacionalidade

    precisa localizar a certidão de nascimento dela, caso contrário não terá sucesso no processo...

  • Nossa, fiquei triste agora!

    gsilvestre já fiz buscas em vários cartórios e não consegui encontrar, somente o batismo.

    Obrigada pela atenção!

    Kelly

  • Bom dia à todos!

    Ontem perguntei sobre um documento, tive respostas, mas ainda estou com dúvidas...


    Tenho o assento do betismo/nascimento do português.

    Tenho a certidão de casamento do potuguês no Brasil.

    Não encontrei a certidão da filha, apenas o batismo. (NO BATISMO CONSTA FILHA LEGITÍMA DOS PAIS). Ela nasceu em 1932, e já é falecida.

    Tenho a certidão de casamento da filha (com os dados do pai que é o português. (TAMBÉM CONSTA QUE É FILHA LEGITÍMA DOS PAIS).

    Certidão de nascimento da neta (CONSTA OS NOMES DO AVÔ PORTUGUÊS).

    Então, mesmo assim ela não consigue a cidadania?

    A neta é minha mãe.

    Se houver alguma forma, por favor me expliquem. Já estou sem ter onde procurar, de tantos cartórios que pesquisei.

    Pensei no registro tardio da minha avó, mas me informado que não aceitam.

    Obrigada!

    Kelly.

  • Gente, eu li em algum lugar aqui no forum que a assinatura do formulário 1D poderia ser feito no consulado ou no cartório.

    Como eu tenho mesmo que que levar minha mãe ao consulado para fazer a prova de vida porque ela tem 83 anos, daí eu estava pensando em fazer logo a assinatura no formulário lá também.

    Será que eu viajei ou eu realmente posso autenticar a assinatura no formulário no consulado?

  • @ReSampaio

    O form-1D que pode ser assinado no Cartório de Notas, e reconhecido por AUTENTICIDADE.

    Atualmente só estão pedindo Prova de Vida para maiores de 86 anos (nascidos antes de1935), e agora pode ser feita presencialmente no cartório, certificada e apostilada. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256154/#Comment_256154


  • Desde 2017 que encontramos este fórum e desde lá já conseguimos a nacionalidade de minha sogra, de meu esposo e de minha cunhada, tudo com a ajuda incansável de todos voces! Sem palavras... Muito agradecida!!

    Agora nosso primo que, infelizmente perdeu a mãe semanas antes de mandarmos a documentação para Portugal, está requerendo como neto!

    @Leticialele respondeu à @DalvaDuque que o certificado de antecedentes criminais deve ser impresso com validação impressa no verso. Conseguimos imprimir lá no site o certificado, mas não conseguimos identificar a validação na hora de imprimir. voce pode dar mais detalhes? Este documento deve ser apostilado, tb?

    Outra dúvida é sobre a certidão de nascimento e de casamento (Para comprovar mudança de nome) da mãe do requerente ( Filha da Portuguesa), Devem ser atualizadas e apostiladas?

    Gratidão, gratidão, gratidão à todos do fórum!!

  • @MAHA

    A validação está na mesma página da PF que emite a certidão.

    Ao validar, aparece uma janela pop up. Volte a certidão à impressora, em posição para que a validação seja impressa atrás da certidão. Dê um Ctrl P para imprimir.

    Quanto à mãe do requerente, tem apenas que mandar a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada. Ela será apenas o elo entre o avô e o neto. Não precisa mandar a certidão de casamento.

    Quanto à validade, as certidões brasileiras valem 1 ano entre a emissão e a entrada na Conservatória.

    O atestado de antecedentes, 90 dias.

  • Certinho, @Leticialele!

    Então o certificado de ant. criminais, é desnecessário apostilar?

  • @MAHA , sim, a certidão de antecedentes criminais não precisa ser apostilada, apenas validada.

  • @Leticialele,

    Maravilha!

    _/|\_

  • Simone S BHSimone S BH Member
    editado March 2022

    Boa Noite @Leticialele

    Poderia por gentileza confirmar se a documentação abaixo está correta para atribuição de neto de português?

    Vamos despachar para Portugal por DHL para o endereço que consta no formulário 1D:

    Conservatória dos Registos Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 Lisboa

    • Email: registos.centrais@irn.mj.pt

    Telefone: (+351) 213 817 600


    PROCESSO DO MEU TIO QUE TEM 75 ANOS – NETO DO PORTUGUÊS – SEGUE A DOCUMENTAÇÃO PREPARADA PARA ENVIO

    1) Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade pago com cartão multi moeda

    2) Certidão batismal do português (avô), com  averbação do estado civil realizado em 2018

    3) Certidão de casamento em inteiro teor reprográfica e apostilada do avô português - casou-se no Brasil – Comprovação do nome utilizado adulto

    4) Certidão de nascimento em inteiro teor reprográfica e apostilada da filha do português já falecida (mãe do neto do português) 

    5) Certidão de casamento da filha do português em inteiro teor reprográfica e apostilada 

    6) Certidão de nascimento do requerente/neto em Inteiro Teor reprográfica e apostilada

    7) DÚVIDA SOBRE ESTE DOCUMENTO: Meu tio fez uma cópia do passaporte dele com filiação (tirado em 2018, ou seja menos de 10 anos) e apostilou. Quando me mostrou vi que ele não havia autenticado a cópia, solicitei que fizesse o certificado depois. Será que tem algum problema mandar assim ou vai ter que providenciar outra cópia do passaporte autenticado e apostilado? - No caso dele foi feito o inverso

    8) Antecedentes criminais da requerente (meu tio) frente e verso no mesmo documento - emitida pela internet

    9) Cópia do email confirmando o pagamento via cartão juntamente com o formulário 1D

    10) Cópia do extrato do cartão mostrando DESCRIÇÃO (IRN NACIONALIDADE)  e data do pagamento


    Desde já agradeço a atenção

  • @Simone S BH , estranho terem apostilado o documento que não estava autenticado, pois a apostila avaliza a autenticação!!

    Não precisa mandar a cópia do extrato do cartão!! mande apenas o email que encaminhou o formulário, pois também serve como recibo!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    No mais está tudo correto então.

    Grata pela atenção de sempre, e sorte para todos..

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.